Por Minha Receita
O bife acebolado é uma receita fácil e cheia de sabor que tem um preparo super simples de fazer em casa. O prato é um sucesso no almoço de domingo rápido e barato e tem muitas variações, como o bife acebolado com shoyu, maionese e manteiga. Todas as formas garantem uma receita prática para economizar tempo na cozinha. A seguir, veja como aprimorar o seu Bife Acebolado Simples e aprenda a deixá-lo ainda mais gostoso e suculento!
1. Bife acebolado na manteiga deve ser feito com cortes de carne macios
Para um bife acebolado suculento, o ideal é optar por cortes macios e de rápida cocção. Um bom exemplo é o Contrafilé Friboi, que é separado do filé-mignon apenas pelas vértebras lombares. É uma escolha deliciosa em estrogonofes, grelhados, rosbife, medalhões, grelha e assados. A carne coxão mole e o bife de Alcatra Friboi também são excelentes opções, pois possuem pouca gordura e são fáceis de grelhar. Já o patinho funciona bem, desde que seja cortado em fatias finas e grelhado por pouco tempo.
Veja também: Qual carne é boa e barata para bife?
2. Como fazer bife suculento acebolado: use apenas temperos simples
A simplicidade no tempero permite que o sabor da carne e da cebola se destaquem. Por isso, utilize somente um pouco de sal, pimenta-do-reino e um toque de alho em pó. Se desejar, acrescente uma pitada de páprica para dar cor e um leve sabor defumado ao bife acebolado. O mesmo vale para a receita de Bife Acebolado ao Molho.
3. Aqueça a frigideira antes de colocar o bife acebolado
Para evitar que o bife solte água e fique duro, aqueça bem a frigideira antes de adicionar a carne. Isso cria uma crosta dourada que ajuda a selar os sucos dentro do bife, garantindo um resultado suculento. Utilize um fio de óleo ou manteiga, e coloque o bife apenas quando a frigideira estiver bem quente.
4. Evite virar a carne muitas vezes
Uma dica essencial para um bife acebolado macio e suculento é evitar virar a carne repetidamente. Deixe o bife grelhar de 2 a 3 minutos de cada lado (dependendo da espessura) e vire apenas 1 vez. Assim, a carne não perde sucos e mantém a textura ideal.
Confira a receita completa!
Saiba mais: Bife suculento sem engordurar o fogão? Confira o passo a passo!
5. Bife acebolado: maionese é um bom molho para finalização
Para dar um toque especial ao seu bife acebolado, depois de grelhar a carne, adicione a cebola na mesma frigideira, com um pouco de manteiga e maionese. A cebola carameliza e absorve os sabores do bife, enquanto a maionese deixa um gostinho especial. Refogue até que a cebola fique macia e levemente dourada.
Qual o melhor bife para fazer acebolado?
Cortes como contra-filé, alcatra, coxão mole e patinho são os mais indicados, pois têm uma boa maciez e grelham rapidamente.
Confira também: Como fazer Bife Acebolado de Patinho?
O que tem no tempero do bife acebolado?
O tempero básico inclui sal e pimenta-do-reino. Adicionalmente, pode-se usar páprica, além de cebola caramelizada para realçar o sabor. No molho, usa-se molho inglês, molho shoyu e maionese!
Por que o bife fica duro?
O bife acebolado pode ficar duro se a carne soltar muita água na frigideira fria, se for cozida por tempo demais ou se o corte não for adequado para grelhar. Tem gente que gosta de fazer o bife acebolado na panela de pressão, mas nessa receita o preparo é um pouquinho diferente. Veja a seguir:
- Primeiro, sele a carne na própria panela de pressão e, então, reserve os bifes;
- Frite a cebola no fundinho de sabor da panela;
- Volte com a carne para a panela e adicione ½ xícara (chá) de água;
- Feche a panela e cozinhe em fogo médio, contando 5 minutos após pegar pressão;
- O resultado será uma carne macia, que fica desmanchando.
Como não deixar o bife borrachudo?
Para evitar que o bife fique borrachudo, grelhe-o rapidamente em uma frigideira bem quente, evite virar várias vezes e escolha cortes que sejam macios e próprios para grelhar. Esse é o segredo!