Por Minha Receita
Camarão ao alho e óleo é um prato versátil e bastante tradicional na cozinha brasileira. Feito com camarão frito, essa receita típica de regiões litorâneas pode ser consumida como aperitivo, entrada ou integrando receitas com frutos do mar para o dia a dia, como o clássico macarrão ao alho e óleo. O mais importante, para acertar no preparo do camarão alho e óleo é aprender como temperar camarão para fritar da forma certa, sem deixar que o camarão resseque e fique borrachudo.
Para saber como fazer camarão ao alho e óleo, confira nossas melhores dicas a seguir!
Dica 1) Escolha camarões que já vêm prontos para o preparo
Para começar o preparo do camarão ao alho e óleo é muito importante que os pescados estejam limpos. Para ganhar tempo, nossa dica é optar pela praticidade do Camarão Descascado 30/50 Seara Pescados, que já vem pré-cozidos, descascados e perfeitos para as mais variadas receitas. A versão 30/50 indica que contém de 30 a 50 camarões de tamanho grande por pacote.
Descongele a porção de Camarão Descascado 30/50 Seara Pescados seguindo as instruções que estão na embalagem. Lembre-se de não usar água para descongelar, além de só separar a quantidade que for usar, deixando o resto congelado para uma próxima receita.
Dica 2) Como temperar camarão para fritar
O tempero para camarão é o principal segredo para deixar o alimento bastante saboroso. Como o pescado será salteado no alho e óleo, não é necessário gastar muito tempo com o tempero. A clássica pimenta-do-reino já é suficiente para temperar o camarão antes de ir para a frigideira. O sal deve entrar somente no final.
Dica 3) Como preparar camarão ao alho e óleo
– Um dos principais cuidados que se deve ter na hora de fritar camarão ao alho e óleo é a temperatura do fogo. Ao refogar o alho, o fogo deve estar baixo até o momento em que o condimento começar a ganhar uma cor mais douradinha.
– Quando colocar a porção de camarão na frigideira para refogar junto ao alho, o ideal é ficar em fogo alto por cerca de um minuto.
– Depois, ao adicionar o sal, abaixe o fogo para impedir que o camarão desidrate rapidamente. Saber como fritar camarão corretamente vai garantir a suculência, textura e sabor perfeitos para seu camarão ao alho e óleo.
No vídeo abaixo, confira como fazer camarão alho e óleo simples e rápido:
Dica 4) Acerte o sal do camarão ao alho e óleo no final do preparo
Uma dica de ouro para quem quer preparar camarão é colocar o sal apenas depois que o peixe já estiver frito. Isso deve ser feito porque o camarão já é um alimento com muita água dentro dele. Ao adicionar o sal enquanto o fruto do mar ainda estiver sendo preparado, o camarão vai desidratar. Além disso, sua textura ficará borrachuda, deixando-o bem menos saboroso.
Dica 5) O camarão ao alho e óleo pode ser servido como aperitivo, entrada e protagonizar receitas
O camarão ao alho e óleo fica incrível servido como aperitivo para acompanhar uma cerveja ou drink em dias de sol ou para um happy hour em casa, além de ser uma boa opção de entrada para um jantar de frutos do mar. O molho rosé é uma boa pedida para acompanhar. Além disso, o preparo ao alho e óleo é uma ótima aposta em receitas com camarão frito, como Espetinho de Camarão com Salsa, e o tradicional Macarrão com Camarão.
Qual receita você vai escolher primeiro?