Por Minha Receita
A linguiça de churrasco é uma das principais atrações do churrasco em casa. Elas são versáteis, saborosas e podem ser servidas como aperitivo ou com carnes e outros acompanhamentos para churrasco.
Preparar a linguiça para churrasco não é difícil, mas alguns churrasqueiros de primeira viagem podem não saber de alguns truques que ajudam a manter o sabor e a suculência na carne. Veja abaixo 5 dicas para seguir ao preparar receitas com linguiça de churrasco!
Dica 1) Linguiça para churrasco: escolha boas opções para garantir um resultado suculento
Existem diversos tipos de linguiça e a linguiça toscana é uma das mais utilizadas no churrasco e se destaca pelo tempero com ingredientes naturais como salsa, coentro e extrato de alecrim. A Linguiça Toscana Seara Gourmet é uma ótima opção para investir no churrasco em casa, pois é produzida com os melhores cortes de carne de porco e pode compor diversas receitas com linguiça de churrasco.
Para quem gosta de sabores mais apimentados, apostar na Linguiça Toscana Chimichurri Seara Gourmet pode ser uma ótima pedida. O produto vem com o tempero chimichurri e pode ser servido com diversos acompanhamentos de churrasco.
Outras opções perfeitas para um churrasco gostoso são a Linguiça Tipo Cuiabana Seara Gourmet, Linguiça de Pernil com Queijo Coalho Seara Gourmet, Linguiça Apimentada Seara Gourmet, Linguiça com Alho Poró Seara Gourmet, Linguiça de Frango com Bacon Seara Gourmet e Linguiça com Pimenta Biquinho Seara Gourmet.
Dica 2) Evite furar a linguiça para churrasco, prefira usar a grelha
A gordura da linguiça de churrasco serve para hidratar e dar sabor à carne durante o preparo. Quando é furada com o espeto, acaba perdendo líquido e gordura, o que pode deixar a carne sem suculência. Por isso, prefira usar a grelha para o preparo desse corte para churrasco.
Dica 3) Fique atento ao ponto dourado e suculento da linguiça de churrasco
A linguiça para churrasco é uma carne frágil e existem alguns truques para saber que ela está no ponto ideal e com o interior devidamente cozido e suculento. Quando a linguiça está com o exterior dourado de forma uniforme, é sinal de que ela atingiu o ponto certo. Para ter certeza, a dica é cortar um pedaço pequeno da linguiça e conferir se o interior está cozido. Caso ainda esteja cru, basta voltar o alimento para a churrasqueira por cerca de 5 minutos.
Dica 4) Distância entre a linguiça de churrasco e a brasa também interfere no resultado
Poucas pessoas sabem, mas a distância entre a linguiça e o fogo também faz diferença para garantir o sabor e a suculência. As linguiças finas podem ser posicionadas mais próximas ao fogo, sendo as melhores opções para as churrasqueiras pequenas. Já as linguiças mais robustas, como a linguiça toscana, devem ficar em uma posição mais distante do fogo para que cozinhem por completo.
A dica é importante para que a linguiça de churrasco não acabe estourando com o calor, algo muito comum quando não se tem muita experiência em como fazer churrasco em casa. A sugestão é manter o alimento em uma distância de pelo menos 30 centímetros do fogo, durante 50 minutos. Nunca esqueça de virar a carne para que ela doure dos dois lados.
Dica 5) Sirva a linguiça para churrasco com acompanhamentos deliciosos
As melhores receitas com linguiça de churrasco unem o sabor da carne com acompanhamentos saborosos, como saladas para churrasco, vinagrete tradicional, farofa de bacon, arroz branco soltinho, salpicão de frango, maionese de legumes ou batatas rústicas assadas. Os molhos para linguiça também são ótimas guarnições para servir como aperitivo em uma mesa de petiscos. Aproveite!