Por Minha Receita
Por ser uma opção refrescante e muito saborosa, a salada natalina é um dos melhores acompanhamentos da ceia de Natal. Seu preparo recebe diversos ingredientes natalinos e geralmente acompanha uma proteína de Natal, como o pernil desfiado, o frango defumado e o tender. Para complementar a receita, molhos e frutas em natura ou cristalizadas combinam-se a outros ingredientes frescos que podem ser finalizados com um toque crocante da batata palha ou das castanhas e nozes picadas da ceia. Em uma salada tropical natalina, usa-se maçãs, morangos, romãs, pêssegos e outras frutas cítricas, que equilibram o cardápio de fim de ano, já que ele acontece em pleno verão.
A seguir, nós separamos as 5 dicas mais importantes para te ajudar a fazer uma salada natalina de sucesso:
Dica 1) Prepare a salada natalina com um proteína da ceia: as opções podem ser frango desfiado, tender assado ou pernil suíno
Uma salada natalina simples precisa de uma proteína de Natal para que o seu preparo fique completo. Nossa Salada de Peru Seara Desfiado com Macarrão, Pesto e Uva Rubi é um bom exemplo: ela é feita com o Peru Manteiga e Ervas Seara desfiado e acompanha macarrão tipo penne cozido, além do molho pesto de manjericão e castanhas e 200 g de uvas Rubi cortadas ao meio sem sementes.
Outra opção tradicional na lista de saladas para o Natal é o salpicão de frango, um tipo de salada de maionese natalina feita com frango desfiado bem temperadinho, como o frango defumado, vegetais e frutas em natura ou cristalizadas a gosto, como uvas passas e maçãs, e um molho de maionese ou creme de leite. Para se inspirar no preparo, experimente a nossa receita de Salpicão de Natal com Frango Defumado Seara Gourmet.
Dica 2) Adicione os ingredientes frescos da sua salada natalina
Para deixar a salada de Natal mais saborosa e colorida, a próxima dica é pensar nos ingredientes frescos. Podem ser folhas verdes – como rúcula, alface, chicória, hortelã, manjericão e repolho -, grãos, frios leves, frutas em natura (maçãs, laranjas, tangerinas, morangos, pêssegos) e alguns tomatinhos. Para uma salada verde natalina, ingredientes mais simples já basta: combine batatas cozidas, salsão, alface, cenoura, manga e cebolas. Para uma salada natalina com abacaxi, adicione ½ abacaxi pequeno descascado e cortado em cubos.
Para um modo de preparo bem autêntico e criativo, vale a pena apostar na Salada de Rúcula com Presunto Royal, Estragão, Morango, Amêndoa Tostada e Redução de Balsâmico, que combina super bem com uma ceia natalina gourmet.
Já a salada de lentilha feita com aspargos verdes, hortelã, suco de limão, queijo feta e lentilhas cozidas al dente é mais encorpada e traz um preparo alternativo.
Dica 3) Prepare um molho saboroso para a sua salada natalina brilhar à mesa
De um creme de ricota bem temperado a um aioli de alho e maionese, as opções de molhos saborosos para incrementar a sua salada natalina são muitas! Nossa receita de Ave Natalina com Salada de Pêssego oferece a ideia para uma delas: seu preparo ensina a fazer um creme espesso de ricota, creme de leite, alho ralado, sal e pimenta-do-reino, que posteriormente junta-se às folhas de rúcula frescas e aos pêssegos fatiados. Para complementar o preparo, fatias finas de Levíssimo Seara dão o toque final da receita.
Outra boa opção é fazer uma salada natalina de trigo e romã com trigo em grão cozidos, suco de limão, extrato de tomate, temperos, oleaginosas picadas e molho e sementes de romã. Basta colocar o azeite, o molho de romã, o suco de limão, o extrato de tomate, o coentro, o cominho em pó, a pimenta da jamaica e o sal em uma tigela e misturar bem até formar um molho liso. Na sequência, junte o trigo em grão e misture bem. Adicione avelãs e amêndoas picadas, coloque também as sementes de rã e finalize com folhas de salsa fresca.
Dica 4) Adicione um toque adocicado à salada natalina usando frutas secas ou cristalizadas, como passas e figos
Colocar passas ou outras frutas cristalizadas na salada natalina é uma ótima maneira de equilibrar os sabores mais salgados da ceia. Apesar da adição não ser uma decisão unânime, vale a pena colocar o ingrediente em uma recipiente à parte ou optar por um preparo bem integrado, como o da receita de Ave Fiesta com Salada de Figos. Nesse preparo, combinamos folhas de chicória e rúcula frescas com figos cortados na longitudinal, mozzarella de búfala cortadas ao meio e um toque adocicado da pralinè de amêndoas, um doce crocante feito de amêndoas caramelizadas no açúcar.
Dica 5) Sirva a salada natalina com um ingrediente crocante, como batata palha, oleaginosas ou crispies de frios
A batata palha é o ingrediente que leva crocância às receitas de saladas natalinas tradicionais, como o salpicão de frango defumado. Por isso, nós pensamos que a última dica deve ser a adição de um elemento crocante! Você pode preparar uma porção batata palha caseira com batatas Asterix raladas no ralo grosso e fritas no óleo quente, comprar um saco de batata pronta ou investir em crispies de frios, como o crisp de mortadela defumada e o crisp de presunto parma. Já se você estiver buscando por uma opção mais simples, misture as mesmas oleaginosas da ceia, como nozes, castanhas, pistaches e amendoins, na sua salada natalina.
Dica extra: Para garantir a melhor crocância, lembre-se de colocar esses ingredientes sobre a salada já pronta, poucos minutos antes de servir!