Matérias

Matérias

Matérias e dicas



10 cortes de carne econômicos para o dia a dia 

Sugestões incríveis para almoço e jantar

Por Minha Receita

4.3/5 - (3 votos)

Selecionar os melhores cortes e ainda assim escolher uma carne econômica para preparar receitas simples para almoço e jantar pode ser mais simples do que você imagina. Quer ver? A seguir, nós preparamos uma lista dos melhores cortes de carne para o dia a dia para que você prepare deliciosas refeições em casa. Tem lagarto, fraldinha, maminha, além de patinho e acém, que são usados para fazer uma carne moída soltinha. Confira!

Saiba mais: O que é uma carne magra? Confira 10 opções para o dia a dia

1) Lagarto

Conhecido por possuir uma textura firme e sabor marcante, o lagarto é uma das melhores opções para quem quer economizar e preparar pratos deliciosos. Esse corte é proveniente da parte traseira do boi e é muito utilizado para fazer carne desfiada, além de ficar delicioso como rosbife ou o famoso carpaccio para servir como entrada em um jantar chique. O Lagarto Friboi também é uma ótima escolha para preparar filés ao molho madeira ou uma deliciosa carne louca desmanchando na boca.

lagarto com chimichurri

Confira: Como fazer lagarto macio? 4 dicas para não deixar a carne seca 

2) Maminha

A Maminha Friboi é a parte mais macia da alcatra e é um dos cortes mais populares nas casas brasileiras, principalmente por sua versatilidade e economia. A carne possui sabor suave e é uma ótima opção para preparar carne assada, maminha no churrasco, carnes de panela ou bifes.

Na foto, vemos uma peça de maminha assada, cortada em fatias sobre uma tábua de madeira. A carne está com uma aparência suculenta, com uma crosta dourada e levemente caramelizada. Ao lado da carne, há uma quantidade generosa de sal grosso espalhado. O fundo desfocado sugere um ambiente rústico, destacando ainda mais a textura e a cor da carne assada.

Confira: Maminha é boa para churrasco?

3) Fraldinha

Conhecida por uma textura macia e sabor suave, a Fraldinha Friboi é uma carne econômica considerada mais magra do que a costela. O corte versátil geralmente é preparado grelhado, assado ou cozido no forno, ideal para receitas simples, além de ser uma ótima opção para o churrasco. Quer aprender como cortar fraldinha no churrasco? Veja as dicas do Minha Receita!

fraldinha assada com crosta de purê de batata

Veja também: Fraldinha no forno: as melhores dicas para deixar a carne suculenta

4) Patinho

O Patinho Friboi é a carne perfeita para cozinhar lentamente, principalmente por possuir uma maior quantidade de gordura marmorizada, que pode ser removida antes de cozinhar. Esse corte bovino econômico é muito valorizado por sua textura firme e sabor suave. Além disso, é considerado o melhor corte para preparar carne moída, fazendo parte de pratos simples e práticos do dia a dia, como a Lasanha de Carne Moída

Molho bolonhesa para lasanha de carne moída feito com carne de Acém Reserva Friboi, tomate pelado e manjericão servido em uma panela de ferro preta.

Confira também: Qual a melhor carne moída de segunda?

5) Músculo

Uma carne quase sem gordura, muito utilizada em ensopados feitos na panela de pressão. O Músculo Friboi é uma carne econômica, ideal para receitas de molhos, sopas, carnes de panela e papinhas. Seu sabor inconfundível, textura macia e preço acessível são características cruciais para que o músculo seja uma carne tão presente nas mesas brasileiras. 

A imagem destaca uma panela branca com músculo nre pessão com batatas em caldos sobre uma tábua redonda de madeira. No canto esquedo inferior, um pequeno pote com pimentas. No superior direito, um pano azul com uma colher prateada.

Confira mais: 5 receitas para fazer com músculo bovino!

6) Acém

O corte mais popular entre os cortes econômicos! É super saboroso, possui uma textura firme e pode ser usado em diversas ocasiões. O Acém Friboi geralmente é preparado com técnicas de cozimento lento, como assados, ensopados e cozidos, para que o corte fique muito mais macio e suculento. Também é usado para fazer hambúrguer caseiro ou fazer parte de misturas de blends que formarão a carne de hambúrguer.

Hambúrguer artesanal motado com alface, tomate, queijo e cbola no pão com gergelim, ao lado de uma porção de batatas fritas em uma tábua de madeira.

7) Alcatra

A alcatra é considerada um dos cortes mais macios e suculentos do boi, é mais acessível que outros cortes de primeira, além de ser muito valorizada pela sua textura e sabor.  A Alcatra Friboi, em especial, é ainda mais saborosa – ideal para usar como carnes para bifes e para fazer churrasco.

A imagem destaca uma peça de alcatra assada inteira, servida na diagonal em uma assadeira branca de porcelana. Metade da alcatra está fatiada e ela está toda furada com cravos. À esqueda da alcatra, ainda dentro da assadeira, um pote branco de geleia de pimenta. Atrás, uma pimenta inteira partida no meio.

Veja também: Qual carne é boa e barata para bife?

8) Costela

A Costela Friboi é uma carne rica em colágeno, ideal para assar no forno. Seu preparo pode ser mais demorado, mas vale muuuuito a pena! Pode ser assada inteira ou em tiras largas e é ótima para regar com molhos para carnes, como o barbecue.

A imagem mostra um prato de costela com agrião, acompanhado por um recipiente de arroz branco ao fundo. A costela está cortada em pedaços médios e é servida com pedaços de mandioca e folhas de agrião, tudo preparado em um caldo suculento. O prato está em uma tigela preta de barro, apoiada em uma superfície de madeira rústica. Ao lado da tigela, há uma colher de pau e, ao fundo, um recipiente de metal com uma alça laranja. A combinação dos ingredientes sugere um prato caseiro e reconfortante, típico da culinária brasileira.

9) Cupim

Se for preparado da forma certa, o Cupim Friboi fica desmanchando! O corte é muito consumido no Brasil e é apreciada por ter uma textura bem saborosa. Ele geralmente é preparado com técnicas de cozimento lento, como assado, ensopado ou cozido a vapor, para torná-lo mais macio e suculento, além de churrascos.

Churrasco de cupim sendo fatiado em uma tábua de madeira.

Saiba mais: 5 formas de preparar cupim assado

10) Coxão Duro

O Coxão Duro Friboi é uma ótima carne para fazer picadinho. Chamado também de chã de fora, esse é um corte de fibras longas que possui a gordura concentrada na parte externa, por isso pode ser cozido bem devagar. A carne coxão duro é macia e desmancha na boca quando preparada no picadinho.

Sopa de carne prepararda com Coxão Duro Friboi e legumes, servida em uma penela de porcelana com o interior branco e de cor verde do lado de fora. Atrás, dois ramquins empilhados, o de baixo na com verde e o de cima na cor branca. Ao lado da panela, à esquerda, um conxa prateada.

Publicada em 17 de junho de 2024.

Atualizada em 23 de julho de 2024.

Os comentários estão desativados.

4.3/5 - (3 votos)

Ver mais:

Bovinos Dicas de Cozinha Friboi Para Almoço e Jantar zMigrado_jbs zMigrado_otimizado zWebedia

Matérias relacionadas

Bovinos

Confira outras matérias

Imagem de um prato escuro com Carpaccio de carne e algumas folhas de rúcula por cima, sob uma mesa escura.
17.Oct

Bovinos

Carpaccio de carne: confira 3 receitas deliciosas

picanha maturada cortadas encima de uma tabua de madeira com faca ao lado
17.Oct

Bovinos

Picanha maturada: saiba mais sobre essa técnica!

Churrasco de costela maturatta friboi com abobrinhas recheadas com carne.
16.Oct

Bovinos

O que é costela ripa? Conheça o corte com maciez e sabor excepcionais

Panquecas de carne com molho de tomate servidas em um prato branco. Ao fundo, tomates inteiros.
16.Oct

Aves

10 sugestões de acompanhamentos para panqueca de frango e carne

Mais Matérias