Por Minha Receita
Seja para criar pratos surpreendentes ou apostar em receitas fáceis para o dia a dia, a carne suína é uma opção saborosa, versátil e de fácil preparo que oferece um mundo de possibilidades na cozinha. E se você ainda tem alguma dúvida sobre como incluir cada um dos cortes de carne de porco na sua alimentação, aqui nessa matéria nós separamos 6 curiosidades sobre carne suína, incluindo os melhores temperos, molhos e acompanhamentos diversos. Dá uma olhada nas dicas!
1. Lombo, bisteca, pernil e filé mignon suíno são considerados cortes magros da carne suína
Você sabia que o lombo, a bisteca, o pernil e o filé mignon suíno são cortes magros da carne suína? Embora sejam conhecidos pela versatilidade – estando presentes em diversas receitas fáceis para o dia a dia com carne de porco -, esses cortes possuem pouca gordura entremeada em suas fibras e são extremamente macios e saborosos.
2. Costela, panceta, ancho e picanha suína são cortes suculentos
Também conhecidos pelo sabor e pela versatilidade, a costela, a panceta, o bife de ancho e a picanha suína estão entre os cortes mais suculentos da carne de porco. A principal diferença, nesse caso, é que eles apresentam mais gordura entremeada entre suas fibras, característica que ajuda a garantir uma carne extremamente macia e suculenta, principalmente quando bem temperada.
3. Para temperar a carne suína, vale a pena apostar em marinadas com frutas cítricas ou temperos mais simples que ajudam a realçar o sabor dos cortes
Já quando se diz respeito ao tempero para carne de porco, vale a pena ressaltar alguns pontos. Sabores mais ácidos, como suco de limão, laranja e maracujá, muito presentes na hora de marinar a carne, combinam superbem com os suínos, enquanto temperos mais simples como sal e pimenta-do-reino, ajudam a realçar o sabor de cada um dos cortes.
Já se você quiser temperar a carne suína para churrasco, ervas e especiarias podem trazer um sabor a mais aos cortes suínos. No entanto, para garantir uma experiência ainda mais saborosa e ter mais praticidade no preparo, vale muito a pena apostar em carnes suínas já temperadas para churrasco, como as opções de Seara Gourmet, que combina cada um dos cortes com temperos específicos para dar mais sabor e suculência. Você pode apostar no Ancho Suíno ao Molho Chimichurri, na Costela Suína com Alecrim, na Picanha Suína ao Alho e na Panceta Suína com Lemon Pepper.
4. Para que a carne suína fique saborosa e suculenta, o ideal é servi-la ao ponto
Embora muitas pessoas acreditem que a carne suína deve ser sempre muito bem passada, para preservar a suculência e o sabor dos cortes suínos, o ideal é que eles fiquem com uma textura macia, preservando a cor levemente rosada em seu interior – ou seja, o mesmo ponto que muitas pessoas apreciam a carne bovina.
5. Cortes de carne de porco combinam com diferentes acompanhamentos
De batatas assadas a um delicioso purê, as opções de acompanhamentos para carne de porco são diversas. Para fazer um almoço com carne suína, você pode combinar a bisteca de porco frita com batatas bolinhas assadas ou uma porção de ervilha-torta e vagem salteada com coco. Já se quiser apostar em uma receita com carne suína grelhada, vale a pena preparar o medalhão de filé mignon suíno grelhado e servir o almoço com risoto, legumes salteados ou um purê de maçã.
Se preferir uma carne suína assada para o jantar, como uma costela com molho barbecue, você pode apostar em um acompanhamento simples e fácil de fazer em casa, com batatas rústicas assadas. Já se quiser uma opção mais elaborada, vale a pena combinar a costelinha barbecue com um purê cremoso de abóbora, servido ao lado de uma farofa de avelã e sálvia.
6. Carne suína combina com diversos tipos de molhos
Para tornar os pratos com carne suína ainda mais originais e versáteis, uma boa dica é apostar em bons molhos para carne suína, capazes de transformar a proteína em um destaque absoluto à mesa.
A combinação de costela suína com barbecue, por exemplo, é um clássico que todo mundo ama. Nessa mistura, a carne macia da costela derrete na boca junto com um um molho que tem o sabor levemente picante, defumado e adocicado. Já quando pensamos no lombo de porco, conhecido por ser a parte mais macia do suíno, vale a pena apostar em outros ingredientes que vão além do barbecue, como um molho de ervas finas, de pimenta rosa e mel, de sálvia com manteiga e outros molhos para lombo de porco.
Se você quiser deixar o bife de ancho suculento na hora do preparo, principalmente quando for fazer um churrasco em casa, vale a pena apostar em molhos para carne de porco mais cítricos, como o chimichurri. Já para acompanhar a bisteca suína, que é uma ótima alternativa ao bife bovino e o frango grelhado do dia a dia, aposte em um molho para carne de porco fácil, como molho de laranja e molho de mostarda e mel.
Por último, mas não menos importante, o filé mignon suíno, que é um corte super macio da carne de porco, combina super bem com molhos mais tradicionais, como a clássica combinação de filé mignon ao molho madeira.