Matérias

Matérias

Matérias e dicas



6 dicas de como congelar sobras de refeições

Dicas para facilitar seu dia a dia na cozinha

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Você sabe o que fazer com aquele peru de Natal que sobrou da ceia? Uma das principais dicas para o dia a dia na cozinha, é aprender como congelar a comida. Apesar de ser uma prática muito comum, ainda existem muitas pessoas que não são adeptas e não sabem a maneira certa de como congelar alimentos e evitar o desperdício. Existem algumas dicas importantes que podem te ajudar nessa missão. Dá só uma olhada!

Dica 1) Para congelar carnes prontas, dê preferência aos preparos cozidos e assados

A primeira dica que você deve seguir para aprender como congelar sobras de refeições da forma certa é dar preferência somente aos preparos que acompanham carnes assadas, cozidas ou ao molho. Preparos que levam frituras ou são empanadas, como o peixe à milanesa, não costumam se dar muito bem no freezer. Isso porque depois de descongelar o alimento você acaba perdendo o sabor inicial e a comida fica com um aspecto não muito agradável. Para congelar refeições com carne suína, frango e peixes, lembre-se de fatiar a carne caso ela estiver inteira – para facilitar o descongelamento e o reaquecimento por igual.

Dica 2) Aprenda como congelar sobras de frutas, vegetais e verduras

A principal preocupação que você precisa ter ao aprender como congelar é a higienização de alimentos como legumes, frutas e hortaliças. Se você já cortou o que precisa para preparar o cardápio de almoço ou jantar, lave as verduras que sobraram (e que ainda estão sem tempero) em água corrente e deixe de molho em água com vinagre por cerca de 20 minutos, em seguida, enxágue e seque bem antes de colocar para congelar.

Para as hortaliças, uma dica valiosa é deixar as folhas submersas em água fervente após a limpeza e, em seguida, colocá-las em água fria. Isso irá fazer com que a cor da hortaliça se mantenha praticamente a mesma, sem causar o escurecimento do alimento.

Dica 3) Escolha recipientes adequados

Cortes de carne de porco devem ir ao freezer ou congelador em uma embalagem preferencialmente com o mínimo de ar possível, para evitar a formação de cristais – que, consequentemente, tiram o sabor do alimento. Essa regra vale também para preparos com frango, peixes e frutos do mar. Por essa razão, as embalagens a vácuo ajudam a conservar a carne por mais tempo! Não é aconselhável que se utilize potes com tampa, pois ainda que estejam relativamente cheios sempre existirá ar no interior, o que não é interessante para a qualidade do procedimento.

O ideal é sempre optar por potes ou saquinhos proporcionais a quantidade de comida, para que o alimento dure mais tempo. Colocar um alimento pequeno em um pote muito grande, por exemplo, pode acabar fazendo com que a durabilidade diminua.

Dica 4) Preste atenção ao tempo de congelamento

O tempo em que o alimento deve ficar congelado pode ser uma dúvida frequente. No geral, quando a sobra de comida é mantida em uma temperatura de -18ºC, a validade será de até 90 dias. Por isso, o armazenamento no freezer é mais indicado que na geladeira (que não alcança temperaturas negativas). Para que você não se perca no tempo e não deixe algo por mais tempo do que deveria congelar, é uma boa ideia etiquetar os potes com a data em que ele foi colocado no freezer. Dessa forma, você identifica qual alimento deve ser consumido com mais urgência. Esses truques são essenciais se você planeja saborear algumas sobras da ceia de Natal.

Num geral, a maioria dos pratos prontos duram de 15 dias a 2 meses no congelador, dependendo do tempo que eles ficaram na geladeira ou que foram preparados. Já bacon, linguiça e até salsicha crua duram aproximadamente 2 meses.  O mesmo vale para sobras de pizza marguerita, calabresa e outros sabores, além de miúdos de carne, frango e algumas sopas. Já as sobras de carne suína ou aves cozidas duram de 3 a 6 meses. Hambúrguer e almôndega podem ser congelados por aproximadamente 4 meses e peixes de 3 a 6 meses. As hortaliças duram de 1 a 3 meses e sempre devem ser congeladas em sacos herméticos, com fecho abre e fecha, para manter o sabor original.

Dica 5) Tome cuidado com o sal e com os temperos

Quem já sabe como congelar e costuma fazer isso no dia a dia, provavelmente já percebeu que se a carne ou a sobra da refeição for congelada sem tempero, melhor fica o sabor depois do reaquecimento. O ideal é cozinhar as refeições com um pouco menos de sal e temperos se a ideia é congelá-las depois (mesmo nas receitas salgadas). Além disso, tire sempre cascas, caroços e sementes dos alimentos antes de colocá-los no freezer. Colocar um papel toalha junto do pote para absorver a umidade do alimento também é uma boa dica.

Dica 6) Alguns alimentos não podem ser congelados

Apesar do ato de congelar os alimentos ser uma ótima dica, nem todos eles podem ser congelados. A textura e o sabor ficarão comprometidos em alimentos como ovo cozido, saladas e algumas sobremesas. Quando falamos de vegetais, é essencial que eles sejam cozidos antes de serem colocados para congelar.

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Dicas de Cozinha Seara

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

pote de picles em uma mesa de madeira com cebola e um garfo ao lado
17.Oct

Dicas de Cozinha

Picles em conserva: 5 ideias deliciosas para acompanhar

frango assado encima de uma tabua de madeira com ingredientes ao lado em uma mesa
17.Oct

Dicas de Cozinha

Comfort food ou receita afetiva: o que é e dicas de preparo

pessoa flambando carne com a panela
17.Oct

Dicas de Cozinha

Como flambar carne para uma receita profissional?

Imagem de um prato escuro com Carpaccio de carne e algumas folhas de rúcula por cima, sob uma mesa escura.
17.Oct

Bovinos

Carpaccio de carne: confira 3 receitas deliciosas

Mais Matérias