Matérias

Matérias

Matérias e dicas



6 dicas essenciais para acertar na receita de quindim tradicional

Saiba como fazer um dos doces mais tradicionais da culinária brasileira

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

A receita de quindim tradicional é um dos doces mais conhecidos da nossa culinária e, por isso, faz um enorme sucesso no café da manhã e no lanche da tarde das casas brasileiras. Feita com poucos ingredientes, mas com várias técnicas, sua consistência cremosa e seu brilho característico são resultados de algumas dicas como as que separamos abaixo, todas essenciais durante o preparo do quindim.

Para fazer uma receita de quindim simples, mantendo a cor característica desse doce tipicamente brasileiro, é necessário usar gemas de ovos, açúcar, coco ralado e manteiga. Para dar o formato do quindim, a preferência é pelas forminhas individuais para receita de massa de empada, mas você também pode usar uma forma grande para pudim com furo no meio. A seguir, confira 6 dicas que ensinam como fazer quindim tradicional e teste já na sua casa!

Dica 1) A base da receita de quindim tradicional leva coco ralado, açúcar refinado e margarina Doriana derretida

A base da receita de quindim tradicional consiste em uma mistura de açúcar, coco ralado e margarina derretida. Nessa etapa, você só precisa colocar 1 xícara de coco ralado fresco ou seco (cerca de 100 g) em uma tigela e misturar com 1 xícara e ½ de açúcar refinado. 

Para deixar o quindim com a cremosidade ideal, derreta 3 colheres (sopa) cheias de margarina Doriana Cremosa sem sal por 30 segundos no microondas e adicione à receita. A margarina sem sal é o ingrediente perfeito para o preparo de doces e sobremesas como essa, pois tem um sabor mais suave. Ela também é fonte de vitaminas do complexo B (B6 e B12), vitamina A e vitamina D. Nessa receita, você pode usar a Doriana Cremosa sem sal ou a Doriana Light sem sal.

Dica 2) Misture os ingredientes da receita de quindim tradicional com as mãos e leve à geladeira por 1 hora

Depois de juntar a margarina derretida, o açúcar e o coco ralado, é hora de envolver os ingredientes com as mãos até eles se incorporarem e levar à geladeira por 1 hora coberto com papel-filme. Para não deixar o ar circulando na tigela, coloque o papel encostado na massa. Além disso, deixe a base do quindim na geladeira por apenas 1 hora – esse é o tempo suficiente para a mistura apurar o sabor, mas não ressecar.

Dica 3) Para que a receita de quindim tradicional fique bem saborosa, peneire as gemas de ovos em uma peneira de malha fina

A melhor dica para evitar que o quindim fique com gosto de ovo é peneirar as gemas em uma peneira de malha fina. Isso ajuda a reter a película das gemas e diminui o gosto forte do alimento na receita. Veja como fazer:

Passo 1 – Separe as gemas das claras de 12 ovos inteiros (6 brancos e 6 vermelhos de granja caipira), colocando as claras em um pote de vidro e as gemas direto na peneira; 

Passo 2 – Com a ajuda de um garfo, quebre a película das gemas delicadamente; 

Passo 3 – Retire a mistura de açúcar, margarina e coco da geladeira e peneire as gemas sobre o recipiente, com a ajuda de uma colher; 

Passo 4 – Para deixar a receita de quindim tradicional com a consistência certa, adicione 1 colher (sopa) de clara de ovo; 

Passo 5 – Acrescente 1 colher (chá) de essência de baunilha e misture bem. Em seguida, deixe a tigela fora da geladeira para descansar em temperatura ambiente durante 30 minutos. 

Dica extra: Para não desperdiçar nenhum ingrediente, guarde as claras de ovos no pote de vidro por 3 meses no freezer (ou 3 dias na geladeira).

Dica 4) Para agilizar o preparo, faça a receita de quindim tradicional no liquidificador

A receita de quindim de liquidificador é ideal para quem quer perder menos tempo durante o preparo do doce. O passo a passo é ainda mais simples, só que leva outros ingredientes que ajudam a obter a consistência certa. Nesse preparo, você deve misturar 200 ml de leite de coco, 6 gemas peneiradas, 3 claras e 1 xícara e ½ de açúcar refinado no liquidificador. Coloque também 2 colheres (sopa) de margarina Doriana Cremosa sem sal e 50 g de coco ralado (seco ou fresco). Bata tudo até obter uma massa cremosa e homogênea e despeje sobre a forma de sua preferência.

Dica 5) Para a receita de quindim tradicional não queimar nem grudar no fundo da forma, unte com margarina Doriana e açúcar

Para untar a forma e evitar que a receita desande, passe bastante margarina Doriana Cremosa sem sal no fundo e nas laterais (isso vai ajudar a formar aquela camada bem brilhosa e tradicional do quindim). Depois, polvilhe açúcar refinado e está pronto! Agora é só transferir a massa para as forminhas de empada ou para a forma de pudim com furo no meio (caso você queira preparar um quindão).

Dica 6) Cozinhe a receita de quindim tradicional em banho-maria e leve ao forno preaquecido por no máximo 1 hora e meia

A receita de quindim fácil e tradicional precisa cozinhar em banho-maria para que o resultado fique perfeito. Nessa etapa, você deve colocar a forma em cima de uma assadeira e ferver 7 xícaras de água em uma chaleira. Depois, coloque a água ainda quente no fundo da assadeira e leve ao forno a 180ºC. 

Se você for usar as forminhas individuais para empada, a receita fica no forno convencional por 55 minutos. Já na forma grande para pudim, a temperatura se mantém e o preparo leva aproximadamente 1 hora e meia. No forno elétrico, leva de 40 a 50 minutos. Quando a superfície do quindim estiver bem dourada e firme, deixe esfriar por 25 minutos fora do forno e desenforme com cuidado.

Agora que você já sabe como se faz quindim, experimente esse quitute brasileiro com uma xícara de café e um pedaço de broa de milho. Fica maravilhoso!

Os comentários estão desativados.

5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Doces, Bolos e Sobremesas Dicas de Cozinha Doriana

Matérias relacionadas

Doces, Bolos e Sobremesas

Confira outras matérias

27.Sep

Dicas de Cozinha

Receitas para crianças: sugestões divertidas para pequenos chefs

A imagem mostra um bolo de fubá em formato de anel, coberto com uma calda brilhante e espessa de goiabada derretida. O bolo, de coloração dourada e textura macia, está parcialmente cortado, revelando seu interior úmido e fofo. A calda escorre pelas laterais, criando um contraste visual atraente entre o vermelho da goiabada e o amarelo do bolo. Ao fundo, desfocada, há uma embalagem de margarina Doriana e alguns elementos decorativos, destacando o ambiente caseiro. O bolo está sobre um prato branco em uma superfície que parece ser de madeira, com iluminação quente que realça suas cores e texturas.
04.Sep

Dicas de Cozinha

Calda de chocolate para bolo de cenoura: 5 formas simples de fazer

A imagem mostra uma fatia de bolo de cenoura com cobertura de chocolate durinha, servida em um prato branco sobre um guardanapo de tecido na mesma cor. A fatia de bolo tem uma coloração laranja vibrante, típica do bolo de cenoura, com uma cobertura espessa e brilhante de chocolate que cobre toda a superfície superior do bolo. Ao lado do prato, há um garfo prateado. No fundo, sobre uma superfície de madeira, pode-se ver uma xícara de café preto em uma pequena xícara branca, complementando a cena de um lanche ou café da tarde. O contraste das cores do bolo, prato e guardanapo com a superfície de madeira e a xícara de café traz uma sensação acolhedora e reconfortante.
04.Sep

Dicas de Cozinha

Bolo de cenoura com cobertura durinha: receita do bolo que todo mundo ama!

Sala de fruta colorida com morangos, kiwi e outras frutas em um pote de vidro com mel
04.Sep

Acompanhamento

Sobremesas de Primavera: Receitas para Agradar a Família

Mais Matérias