Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Bife à milanesa com farinha panko: aprenda a fazer o empanamento crocante e sequinho

Dicas infalíveis para um almoço saboroso

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

Preparar um bife à milanesa é uma ótima ideia para servir um almoço simples e saboroso durante a semana, principalmente quando feito com farinha panko, que deixa o prato muito mais crocante. O preparo é bem simples! Por isso, é a receita perfeita para quem não quer ter muito trabalho na cozinha. Além do mais, a receita de bife à milanesa é super versátil e pode ser preparada com diferente tipos de proteína: você pode apostar no Filé de Frango à Milanesa, na Copa Lombo à Milanesa ou utilizar a técnica de empanamento para preparar um delicioso Bife à Parmegiana

A seguir, confira dicas infalíveis para preparar um bife à milanesa super crocante e bem sequinho!

Veja também: 20 receitas de almoço fáceis para quem mora sozinho 

Qual a carne mais macia para fazer bife à milanesa?

Quando o assunto é preparar um bom bife à milanesa, a recomendação é optar por carnes magras, com menos gordura e que sejam naturalmente macias. Por isso, a dica é investir nestes cortes bovinos Friboi:

  • Alcatra Friboi: considerada um dos cortes mais macios e suculentos do boi, é muito valorizada por sua textura e sabor. Além disso, é frequentemente servida em restaurantes de alta gastronomia – por isso, é capaz de elevar o nível de qualquer refeição!
  • Patinho Friboi: além de ser o corte ideal para preparar carne moída, o patinho é muito conhecido por sua textura firme e sabor suave. Além disso, tem uma quantidade de gordura marmorizada ideal para garantir a suculência do bife à milanesa.
  • Contrafilé Friboi: um dos cortes mais apreciados pelo paladar brasileiro! Ele é super macio, constituído por cortes de filé de lombo e filé de costela. Perfeito para bifes de chapa. 

Veja também: 10 cortes de carne econômicos para o dia a dia 

Bife à milanesa crocante: invista na farinha panko

Quando pensamos em milanesa, a combinação de farinha de trigo, ovo e farinha de rosca é a mais tradicional e, com toda certeza, esse passo a passo de como fazer bife à milanesa é infalível. Utilizando farinha de rosca, o resultado é um bife bem com uma casquinha fina, mas, você sabia que com a farinha panko o seu bife à milanesa vai ficar muito mais crocante? 

Para utilizá-la, o passo a passo é o mesmo. Você só vai precisar substituir a porção de farinha de rosca por farinha panko na hora de empanar. Confira o passo a passo:

Para empanar:

  1. Tempere os bifes com sal e pimenta-do-reino a gosto;
  2. Separe 3 pratos: 1 com farinha de trigo, outro com 2 ovos batidos, e o último com farinha panko;
  3. Passe um bife na farinha de trigo, cobrindo todos os lados;
  4. Tire o excesso;
  5. Mergulhe nos ovos batidos e deixe escorrer o excesso;
  6. Por fim, no último prato, envolva o bife na farinha panko -pressionando com cuidado para que a farinha fique bem grudada;
  7. Repita o processo com todos os bifes.

Para fritar:

  1. Aqueça o óleo em uma frigideira grande, em fogo médio-baixo;
  2. Quando o óleo esquentar, aumente o fogo para médio-alto;
  3. Mergulhe os bifes no óleo, um de cada vez – ou no máximo 2;
  4. Quando um dos lados já estiver dourado, vire o bife para que frite por igual;
  5. Retire o bife à milanesa do óleo e deixe escorrer em um prato forrado com papel toalha.

Qual a diferença da farinha panko com a farinha de rosca?

A escolha da farinha pode alterar totalmente o aspecto do bife à milanesa. A maior diferença entre a farinha de rosca e a farinha panko é o tamanho dos flocos. As duas são farinhas feitas a partir do pão, entretanto, a de rosca é mais moída e por isso, fica mais fininha.

Enquanto isso, a farinha panko possui flocos maiores, que deixam o bife com aquele aspecto crispy e muito mais crocante. Além disso, a textura rústica reduz a absorção de óleo. Por isso, a farinha panko é ideal para preparar um bife à milanesa crocante e sequinho

Inclusive, a farinha panko também é a mais indicada para preparos que vão ser consumidos depois. Isso porque a textura suga menos óleo e, por isso, fica mais crocante por mais tempo. Sendo assim, se a ideia é levar o bife à milanesa na marmita do trabalho, a farinha panko é a pedida certa para empanar. 

Qual a diferença de bife a milanesa e bife empanado?

O preparo de um bife empanado é bem simples: para fazer, passá-lo na farinha antes de fritar. Assim, a casquinha fica bem fina e delicada. Enquanto isso, o bife à milanesa é preparado com camadas de farinha de trigo, ovos e farinha de rosca ou farinha panko. Com esse preparo, o resultado é um bife empanado com uma crosta bem crocante, perfeito para servir um almoço saboroso e prático

Como fazer para não soltar a casquinha do bife à milanesa?

Para acertar o preparo do bife à milanesa e deixar a casquinha bem resistente, sequinha e crocante, existem algumas dicas a serem seguidas. Confira:

  • Espessura: quando for fatiar o bife, é importante que a carne seja bem fininha. Assim, a carne solta menos água, ficando sem perigo de soltar a casquinha crocante.
  • Temperatura: na hora de fritar, a temperatura do óleo é muito importante. O óleo não pode estar nem muito quente, nem muito frio. A dica é manter entre 160°C e 180°C;
  • Panela: frigideiras e panelas largas e fundas são o ideal para o preparo do bife à milanesa. Inclusive, a quantidade de óleo deve ter pelo menos o dobro da altura dos bifes.

Confira mais: Porque o bife à milanesa solta a casca? Dicas para o preparo perfeito

Os comentários estão desativados.

5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Bovinos Dicas de Cozinha Friboi Para Almoço e Jantar Receitas Fáceis zWebedia

Matérias relacionadas

Bovinos

Confira outras matérias

Pedaços de carne cupim com queijo dispostos em uma tábua de madeira.
19.Nov

Bovinos

Não use cerveja, nem leite! Veja como amaciar a carne de churrasco com fruta

Fatia de moussaka de berinjela, carne moída, molho branco e batata disposta sobre um prato azul. Ao fundo, uma tigela com tomates e outras tigelas com temperos.
18.Nov

Bovinos

O que é moussaka? Conheça a lasanha de batata, berinjela e carne moída do Oriente Médio

Bife do vazio servido em uma tábua de madeira. Ao lado do bife, uma pequena tigela branca com vinagrete de maçã. Os itens estão dispostos em uma mesa coberta com um pano vermelho.
14.Nov

Aves

Churrasco mais saudável: opções de carnes magras e acompanhamentos leves

Prato de macarrão tipo espaguete coberto com molho à bolonhesa, que inclui carne moída e pequenos pedaços de tomate. O molho é vibrante, de coloração vermelha intensa, e está finalizado com uma generosa porção de queijo ralado por cima. O prato é servido em uma tigela branca com bordas largas e discretas manchas rústicas, colocada sobre um prato maior de cor azul. Ao fundo, há uma tigela menor com mais queijo ralado. Talheres pretos estão dispostos sobre um guardanapo azul à esquerda.
14.Nov

Bovinos

Carne moída sequinha ou caudolosa? Aprenda a fazer as duas maneiras

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.