Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Bolo solado? Veja 5 erros que você deve evitar para a receita sair perfeita

Descubra o que faz o bolo solar e como evitar

Por Minha Receita

3.7/5 - (7 votos)

Você sabe o que é bolo solado? Após ser assado, o bolo solado apresenta um lado maior que o outro e a massa com aspecto mais pesado, rachando facilmente. Conhecido também como bolo cru ou o “bolo que desanda”, o bolo solado é o resultado de alguns erros que a gente pode cometer em uma receita sem perceber, como abrir o forno durante o processo ou colocar mais farinha do que a receita recomenda. 

Quer descobrir o que faz o bolo solar? A seguir, separamos os 5 erros mais comuns na hora de preparar um bolo para o café da manhã ou o lanche da tarde

Erro 1) Adicionar leite, iogurte, óleo ou açúcar demais pode deixar o bolo solado

Errar a proporção de líquidos na massa do bolo pode acabar resultando em uma má fermentação, que é o processo mais importante para fazer o bolo crescer. Um bom exemplo é quando há o acréscimo de leite ou iogurte, que deixa a massa pesada e prejudica o crescimento natural no forno. O mesmo vale para o excesso de açúcar e óleo. Por isso, além de seguir as proporções exatas da receita, uma boa dica é usar Margarina Doriana sem sal no lugar do óleo, que pode deixar o bolo úmido e fofinho.

Erro 2) Errar a proporção de farinha de trigo também é um dos erros mais comuns durante o preparo

Além do acréscimo de líquidos, preparar um bolo com farinha de trigo demais também pode interferir no seu crescimento. Aqui, há três erros possíveis: a substituição da farinha comum por uma farinha integral ou algum outro tipo, a adição de farinha além do que foi exigido pela receita e seguir a ordem inadequada dos ingredientes durante o preparo.

Erro 3) Misturar demais o fermento é um erro clássico que acaba deixando o bolo solado

As famosas receitas de bolo de vó geralmente determinam que o fermento do bolo deve ser adicionado por último! Esse é um dos segredos para evitar o bolo solado. Afinal, o fermento é o que determina o crescimento da massa,  por isso, ele deve ser acrescentado com cuidado na receita. Evite misturar demais no liquidificador ou na batedeira. Para não cometer esse erro, incorpore o fermento no final e aos poucos, com o auxílio de uma espátula ou uma colher.

Erro 4) Abrir o forno antes do tempo faz a massa ficar com pouco volume

Para aqueles que ficam ansiosos por um bolinho no lanche da tarde, saiba que abrir o forno antes da hora também pode acabar interferindo no seu crescimento. Na verdade, esse é outro erro clássico do bolo solado! O mais indicado, para não cometer o erro, é seguir o modo de preparo da receita corretamente e controlar a temperatura do forno, além de não mexer a massa de forma excessiva.

Erro 5) Desenformar o bolo ainda quente também pode ser um problema

Quer uma última dica sobre o que fazer para o bolo não solar? Evite desenformá-lo ainda quente! Talvez você não saiba ou não tenha reparado, mas  deixar o bolo esfriar também faz parte da receita e, por isso, o resultado final depende desse repouso. Antes de desenformar a massa, espere o bolo esfriar e ficar firme, para não murchar ou desmontar. Assim, ele ficará bem macio e fofinho como se espera!

O que fazer com bolo solado? 

Se você cometer um desses erros e quiser aproveitar a massa, saiba que tem como preparar outras receitas a partir dela. Você pode cortar o bolo em fatias finas ou esfarelar a massa para usá-lo como um biscoito, montando a base de uma receita de pavê de Natal. Outra dica interessante é servir o bolo solado com sorvete ou molhadinho de café com leite e, se você quiser ir além, incrementar com uma calda de chocolate.

Os comentários estão desativados.

3.7/5 - (7 votos)

Ver mais:

Doces, Bolos e Sobremesas Dicas de Cozinha Doriana Lanches

Matérias relacionadas

Doces, Bolos e Sobremesas

Confira outras matérias

Fatia de bolo de cenoura com cobertura de chocolate durinha servida em um prato de sobremesa branco
19.Nov

Dicas de Cozinha

Como fazer cobertura de chocolate durinha?

Rabanadas de natal dispostas em pilha em um prato amarelo.
18.Nov

Dicas de Cozinha

Rabanada de Natal: 6 formas de fazer a sobremesa que não pode faltar na ceia

Pudim liso, sem furinhos, servido em uma forma branca de plástico.
14.Nov

Dicas de Cozinha

10 dicas para fazer pudim igual de padaria: firme e lisinho! 

Fatia de pavê de biscoito servida em um prato amarelo de sobremesa. Ao fundo, a travessa com o doce inteiro.
13.Nov

Dicas de Cozinha

Sobremesas para o Natal: 30 doces para comer em família

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.