Por Minha Receita
Cachorro quente fit, é possível? Claro que sim! Com boas escolhas e algumas substituições bem pensadas, dá para preparar um sanduíche saudável sem abrir mão do sabor e praticidade. O ketchup, por exemplo, pode ser trocado facilmente por um molho de tomates caseiro, enquanto o pão integral fica ótimo no lugar do pão tradicional. Para melhorar, a estrela do cachorro quente – a salsicha – pode ganhar uma versão natural, sem qualquer tipo de corante e conservante artificial. Uma maravilha, né?
A seguir, selecionamos algumas ideias de ingredientes para você aprender como fazer cachorro quente saudável. Monte a sua própria combinação de sabores e deixe o lanche do dia a dia (ou um almoço rápido, por quê não?) leve, nutritivo e delicioso. Confira!
1. Pão de cachorro quente: a versão integral é uma boa escolha para montar um sanduíche saudável e saboroso
Quando se trata de pão para cachorro quente, há uma infinidade de opções à disposição nas padarias e supermercados. No entanto, uma das escolhas mais inteligentes para quem quer se alimentar bem é o pão integral tipo baguete, perfeito para a receita de cachorro quente fit. Se possível, escolha um pão integral multigrãos (com chia, linhaça, quinoa, centeio, amaranto, etc.) que tem mais nutrientes e traz benefícios funcionais importantes para a saúde.
2. Molho de cachorro quente: duas ideias para deixar o seu cachorro quente fit ainda mais leve
Para comer um cachorro quente saudável, que tal substituir os clássicos ketchup e mostarda por um molho de tomates frescos, feito apenas com ingredientes naturais? Além de leve e saboroso, esse tipo de molho para cachorro quente é prático e rápido de fazer. Basta adicionar azeite, alho e cebola em uma panela e refogar alguns tomates cortados em cubos. Depois, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e cozinhe por cerca de 10 minutos ou até os tomates ficarem macios. Bem fácil, não?
Outra ideia interessante para deixar o seu cachorro quente fit apetitoso é o molho de iogurte. Para fazer é bem simples: em uma tigela misture 1 pote de iogurte natural, suco de 2 limões, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, páprica defumada, cominho em pó, pimenta-do-reino moída e uma pitada de sal. Se quiser, acrescente pepino ralado e raspas de limão – sem a parte branca – para dar um toque a mais de frescor. O molho de iogurte fica uma delícia no hot dog e ainda oferece uma boa dose de proteínas, cálcio e outros minerais.
3. Salsicha saudável da linha Seara Nature: uma opção 100% natural para o seu cachorro quente fit
A melhor opção para deixar o seu cachorro quente deliciosamente saudável é a Salsicha de Pernil da linha Seara Nature. Sabe por quê? Ela é feita inteiramente com carne de pernil e temperada só com ingredientes naturais – como extrato de alecrim, aipo e acerola, que têm propriedades conservantes e não mudam o sabor dos alimentos. Com isso, você tem uma salsicha 100% natural e extremamente saborosa, sem proteína de soja, sem corantes artificiais, sem glúten, sem lactose e sem gordura trans entre os ingredientes. Mais saudável, impossível!
4. Outras ideias de ingredientes para cachorro quente saudável
Além do pão, da salsicha sem conservantes artificiais e do molho de cachorro quente caseiro, você pode incrementar a sua receita de hot dog fit com outros ingredientes saudáveis e gostosos ao mesmo tempo. Veja algumas ideias interessantes para você turbinar o cachorro quente:
Guacamole – Deixe o seu cachorro quente diferente e com uma cremosidade única adicionando uma porção generosa de guacamole. Para fazer, corte três abacates maduros ao meio, remova o caroço e as cascas e coloque-os em uma tigela. Em seguida, use um garfo para esmagá-los suavemente. Adicione cebola, tomate, coentro, a pimenta jalapeño, alho, suco de limão e sal. Mexa tudo e pronto!
Seleta mista de vegetais – Para tornar sua receita de cachorro quente mais prática, acrescente a Seleta Mista da linha Seara Nature no seu lanche saudável. São cinco vegetais in natura (cenoura, couve-flor, brócolis, ervilha e vagem) que têm os nutrientes e sabores preservados graças ao processo de congelamento ultrarrápido.
Brotos – Ricos em nutrientes e cheios de sabor, os brotos comestíveis são uma ótima adição para a sua receita de cachorro quente fitness. Pode ser broto de feijão, broto de bambu, broto de alfafa, broto de abóbora, entre outros tipos.
Pesto de rúcula – Outra ideia saborosa e prática para complementar o seu hot dog é o molho pesto com rúcula. O preparo é bem ligeiro: basta bater no liquidificador 1 maço de rúcula lavada, 210 ml de azeite, 20 ml de suco de limão, 1 dente de alho, 40 gramas de castanha-de-caju e sal a gosto.
Queijo – Você pode usar qualquer tipo de queijo que quiser no seu cachorro quente saudável: ricota, muçarela de búfala, cottage, queijo minas, tofu e até parmesão e outros queijos mais gordurosos (desde que seja uma quantidade moderada).
Salada – Uma saladinha é sempre bem-vinda para acompanhar o cachorro quente fit. Você não precisa pensar em algo muito elaborado; uma salada simples com alface, tomate, cebola roxa e um fio de azeite já deixa o sanduíche natural cheio de sabor.
Batata-doce palha – Uma alternativa mais saudável à tradicional batata palha dos cachorros quentes, a batata-doce palha assada é simples de fazer. Após lavar, descascar e ralar as batatas, seque-as com a ajuda de um pano de prato limpo ou folhas de papel toalha. Adicione azeite e o tempero de sua preferência, e disponha numa assadeira para assar em temperatura média até dourar. Bem simples!