Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Como fazer carne assada na panela de pressão? Confira!

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

A carne assada na panela de pressão é um prato perfeito para servir no almoço ou no jantar. A receita, além de prática, oferece uma explosão de sabores com uma suculência incomparável.

Quer aprender como fazrr uma carne assada na panela de pressão deliciosa? Continue a leitura e confira dicas de preparo e quais são os melhores cortes para fazer carne na pressão.

Escolha do corte de carne ideal

O primeiro passo para fazer uma carne bem suculenta e macia na panela de pressão, é escolher o corte certo. Afinal, a escolha da carne influencia tanto no sabor quanto na maciez. Para isso, listamos os melhores cortes da Friboi para preparar uma carne de panela à pressão deliciosa, veja:

Costela bovina

A costela é um dos cortes mais tradicionais para esse preparo, já que tem ossos maiores que outras carnes e uma boa quantidade de gordura — duas características que impactam no resultado final, atribuindo muito sabor e mais consistência ao caldo.

Travesse de carne de panela

Para quem quiser inovar dá para fazer uma costela na panela de pressão com molho de laranja e melaço, uma combinação agridoce que fará toda a diferença na sua refeição.

Acém

O acém é um dos cortes mais macios tirados do dianteiro do animal. É relativamente magro, mas seu marmoreio suculência e maciez à carne.

Além disso, o acém possui uma boa quantidade de colágeno que ao cozinhar se derrete junto ao caldo, atribuindo mais suculência e textura.

Você pode deixar esse preparo ainda mais requintado fazendo o acém na pressão com cerveja do tipo Bock, deixando com um sabor mais intenso e encorpado.

Lagarto

É ideal para quem busca uma opção de carne mais magra para preparar na panela de pressão, sendo uma boa escolha para quem faz dieta com carne vermelha.

Músculo bovino

O músculo é um corte com textura mais fibrosa, portanto ao prepará-lo é indicado usar bastante água ou molho para garantir uma carne macia.

Paleta bovina

A paleta é um corte bovino que fica nas pernas dianteiras do animal. Ele possui uma quantidade equilibrada de gordura em seu interior, fazendo com que a carne fique mais saborosa.

Uma dica para uma preparação divina, é deixar a paleta mais tempo cozinhando, pois se trata de uma carne mais firme com longas fibras. Com mais tempo de cozimento, a carne fica mais macia.

O segredo da carne assada na pressão está no preparo

O segredo para uma carne saborosa está no tempero! Antes de colocar na panela, tempere a peça selecionada com sal, pimenta-do-reino, alho e outros temperos naturais de sua preferência. Acrescente alho e cebola picados, deixando marinar por 30 minutos para a carne absorver o tempero.

Outro ponto importante antes de ir para a panela de pressão é selar os pedaços de carne em uma panela com um pouco de azeite ou uma colher de Margarina Cremosa Sem Sal Doriana. Isso garante a suculência, ao reter os sucos da carne, e ainda acrescenta uma camada extra de sabor.

Se atente para o tempo e pressão correta

O tempo de cozimento da carne na panela de pressão é uma dúvida comum, afinal, saber o tempo certo é essencial para garantir que a peça não passe do ponto ou fique dura.

Porém, cada tipo de carne possui um tempo diferente de preparo. As carnes mais macias podem ficar prontas em cerca de 20 minutos na pressão, enquanto as mais rígidas podem demandar até 1 hora. Para ajudar, separamos o tempo médio de preparação de 1 quilo de carne após a panela atingir a pressão. Confira

  • Cupim: 1 hora
  • Costela: 45 minutos;
  • Músculo: 45 minutos
  • Paleta: 30 minutos
  • Lagarto: 40 minutos

Deixe a carne assada ainda mais saborosa com bons acompanhamentos

Os acompanhamentos são essenciais para deixar a refeição completa e cheia de sabores. Um alimento que não pode faltar para acompanhar a carne assada, com certeza é aquele arroz soltinho feito na hora, não é mesmo? Mas além do arroz, são diversas opções que podem servir como acompanhamento, como:

Batata: assada, frita, cozida

A batata é um alimento muito versátil que permite inúmeras formas de preparação. Para um almoço em família, a batata frita com cheddar e bacon não tem erro, todo mundo ama. Se você prefere ela assada, a batata rústica é perfeita, saborosa e macia.

Outra forma de preparo que acompanha muito bem diversos pratos é o purê de batata, um clássico da culinária, super simples de preparar e que acrescenta uma textura maravilhosa ao prato. Também é possível fazer o purê com batata-doce ou mandioquinha.

Mix de Legumes

Os legumes são ingredientes perfeitos para acompanhar a carne de panela. Podem ser cozidos junto à carne, deixando-os bem saborosos com o caldo que a carne solta e os de sua preferência, como cenouras, brócolis florete congelado Seara Nature e batata.

Você também pode optar por fazer à parte uma jardineira de legumes, um prato leve e saudável, com uma mistura de texturas para acrescentar à sua refeição. Assim, você terá um acompanhamento perfeito e um prato super colorido e nutritivo.

Espero que nossas dicas tenham ajudado e que você prepare uma carne de panela para dar água na boca. Em nossa página, você encontra mais receitas e dicas para preparar as melhores refeições, seja para almoço, jantar, aperitivos ou sobremesas. Navegue em nosso site e confira as novidades. Até mais!

Os comentários estão desativados.

5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Bovinos Dicas de Cozinha Friboi

Matérias relacionadas

Bovinos

Confira outras matérias

medalhão de file mignon com risoto de gorgonzola servido em um prato redondo branco
31.Mar

Bovinos

Jantar romântico em casa: o que fazer? 10 ideias de pratos para cozinhar

Carne ao ponto para mal grelhada na churrasqueira e fatiada ao meio, servida sobre uma tábua de churrasco.
28.Mar

Bovinos

Como saber o ponto da carne? Teste esse truque feito com os dedos

A imagem mostra duas tiras de costela assadas, dispostas lado a lado em uma superfície escura. A carne está bem grelhada, com uma cor marrom dourada e marcas de grelha visíveis. A gordura derretida está brilhante, indicando que a carne foi assada na brasa. Pedaços de sal grosso estão espalhados sobre a carne, realçando o sabor e a textura. Ramos de alecrim estão posicionados ao redor das costelas, sugerindo um aroma adicional e um toque de ervas. O cenário é típico de um churrasco, com a carne exibindo um aspecto suculento e apetitoso.
28.Mar

Bovinos

Como pedir carne no açougue para o churrasco? Anote essas dicas

Panquecas de carne com molho de tomate servidas em um prato branco. Ao fundo, tomates inteiros.
28.Mar

Almoço

Marmitas da semana: 8 combinações práticas e nutritivas para organizar a alimentação

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.