Por Minha Receita
Montar um blend de hambúrguer artesanal é um preparo cuidadoso que começa na escolha dos ingredientes. A carne para hambúrguer deve combinar diferentes cortes bovinos – como acém, fraldinha, maminha e costela – que ajudam a alcançar a suculência perfeita. Para dar uma boa liga, muitas pessoas acreditam que a melhor carne para hambúrguer artesanal deve ter pelo menos 15% de gordura. Isso ajuda a elevar a textura e o sabor de um bom hambúrguer caseiro.
Veja, a seguir, as melhores ideias!
1. Blend de carne para hambúrguer artesanal utiliza acém e fraldinha
Uma das combinações mais populares entre os amantes de hamburguer artesanal é o blend de acém com fraldinha. O Acém Friboi Reserva, com seu sabor forte e boa quantidade de gordura, se equilibra perfeitamente com a Fraldinha Friboi Reserva, que adiciona suculência e uma textura macia ao hambúrguer. A proporção recomendada é 70% de acém e 30% de fraldinha.
Saiba mais: Como preparar um hambúrguer artesanal apenas de fraldinha?
2. Blend suculento de carne para hambúrguer combina maminha e costela
Se a sua prioridade é um hambúrguer suculento, este blend é ideal. A Costela Janelão Friboi é conhecida por sua gordura e sabor intensos, enquanto a Maminha Friboi acrescenta uma suavidade única à mistura, já que é a parte mais macia da alcatra. Combine 50% de costela com 50% de maminha para obter um hambúrguer que derrete na boca.
Saiba mais: Qual a diferença entre alcatra e coração de alcatra?
3. A melhor carne para hambúrguer artesanal combina acém, peito e um corte premium
O blend caseiro que for feito com 75% da parte dianteira do boi e 25% de cortes premium sempre vai deixar seus convidados com água na boca! Isso acontece porque os cortes dianteiros, como Acém Friboi Reserva e Peito Friboi Reserva, trazem uma quantidade equilibrada de gordura. Quando misturados aos outros 25% de carne premium, como a carne Angus ou Wagyu, formam a mistura perfeita para quem busca um hambúrguer artesanal mais nobre.
Confira também: Hambúrguer Artesanal de Acém com Bacon
4. Blend versátil: patinho e peito são boas misturas para carne de hambúrguer
O Patinho Friboi é um corte magro, mas de sabor agradável, enquanto o peito de boi é mais gorduroso e robusto. Essa combinação cria um hambúrguer artesanal que equilibra leveza e sabor sem exagerar na gordura. A proporção recomendada é 70% de patinho e 30% de Peito Bovino Friboi.
Veja também: Tipos de hambúrguer: saiba em qual investir para o lanche caseiro
5. Hambúrguer artesanal com acém, peito e coxão duro fica uma delícia
Se você quer experimentar algo diferente, um blend que mistura Acém Friboi Reserva, Peito Friboi Reserva e Coxão Duro Friboi Reserva pode ser uma excelente opção. O acém serve de base, já o coxão duro ajuda a equilibrar a textura. Para deixar o hambúrguer artesanal perfeito, calcule partes iguais de acém e peito, e adicione 50 g de coxão duro, que vem da parte traseira do bovino.