Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Carpaccio de carne: confira 3 receitas deliciosas

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

O carpaccio de carne é uma iguaria da gastronomia que se originou na Itália em 1950 e conquistou o coração de muitas pessoas desde então! É uma entrada elegante e muito saborosa que deixa qualquer ocasião mais especial

São lâminas bem fininhas de carne bovina (ou salmão em outras versões da receita) temperadas com ervas frescas que derretem na boca. O toque do azeite de oliva extra virgem combinado com molho e queijo parmesão harmonizam no prato perfeitamente, resultando em uma entrada irresistível — e o melhor, mais fácil de preparar do que parece.

Preparamos a seguir 3 receitinhas maravilhosas de carpaccio de carne com cortes bovinos diferentes para você escolher sua preferida e experimentar. Continue lendo para descobrir como essa delícia pode conquistar seu paladar e impressionar família e amigos!

1. Receita de carpaccio de carne com lagarto

Imagem de um prato escuro com Carpaccio de carne, algumas folhas de rúcula por cima e uma fatia de limão siciliano ao lado, sob uma mesa escura.

O lagarto é um corte suculento tirado da parte traseira do boi que separa o coxão duro do coxão mole. É uma carne gostosa e versátil, ideal para assados e cozidos com molho. Também é muito usado em receitas de carpaccio por ser uma carne vermelha magra com pouca gordura. Vamos aprender o modo de preparo da entrada?

Para começar seu carpaccio de lagarto, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 240 ml de azeite extravirgem;
  • 320 g de mostarda amarela;
  • 40 ml de água;
  • 120 g de carne de lagarto de boa procedência;
  • Lascas de queijo grana parmesão a gosto;
  • Mix de folhas (como alface-romana, alface friseé, alface friseé roxa e alface lisa).

Para preparar essa receita, que rende uma porção, comece pelo molho: junte a mostarda, a água e o azeite para bater no liquidificador. Guarde a mistura e lave suas folhas, reservando-as logo em seguida. Feito isso, limpe bem sua peça de lagarto, retirando todas as gorduras e nervos. Enrole-a com plástico filme em formato de cilindro e congele durante 24 horas.

Após esse período, retire a carne do plástico e corte em fatias bem fininhas. Em seguida, cubra o fundo de um prato com as fatias do lagarto e distribua as folhas trituradas sobre a carne. Depois, regue com o molho e finalize com lascas de queijo parmesão ralado a gosto.

2. Receita de carpaccio de carne com mignon e berinjela

Uma receita tradicional e sofisticada merece um corte de boi nobre, né? Por isso mesmo que o filé mignon é a escolha perfeita para o carpaccio. É uma carne suculenta, macia e magra, uma textura ideal para a entrada requintada que estamos ensinando hoje.

Com isso, para garantir a qualidade superior da sua carne e preparar o melhor carpaccio que você poderá comer, indicamos o Filé Mignon Friboi Reserva, que atende às expectativas de uma receita mais sofisticada como essa.

Você pode servir o carpaccio de mignon em um jantar especial com a família, na tábua de frios gourmet com os amigos ou em uma noite romântica. Com certeza, será um sucesso em todas essas ocasiões! Essa receita também rende duas porções e, para prepará-la, você usará:

  • 1 berinjela grande assada no vapor;
  • 1 ovo;
  • 125 g de queijo pecorino;
  • 300 g de Filé Mignon Reserva;
  • 50 ml de azeite extra virgem;
  • 75 g de alho-poró cortado em julienne (tiras);
  • Farinha de trigo para empanar o alho-poró;
  • Pimenta a gosto;
  • Sal a gosto.

Comece a preparar seu carpaccio de carne nobre limpando seu filé mignon (retirando qualquer gordurinha ou nervo) e enrolando em plástico filme, como um rocambole, para levar ao freezer por 40 minutos. Depois, retire do plástico e corte a carne em fatias finas.

Em seguida, corte o alho-poró no formato de julienne e empane — para fazer isso, mergulhe o alho no ovo batido e depois passe na farinha de trigo. Já em uma panela funda, esquente óleo e mergulhe o alho-poró para fritar até ficar bem crocante!

O próximo e último passo é preparar seu molho de berinjela: tire a casca e as sementes do legume, já assado, e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, além de jogar metade do azeite. Bata tudo isso no liquidificador até formar um creme consistente. Prove e, se necessário, ajuste o sal.

Para finalizar seu prato, coloque o creme de berinjela sobre seu carpaccio fatiado e finalize com o alho-poró empanado. Jogue queijo ralado da sua preferência por cima, acrescente o restante do azeite e pronto, você já pode servir imediatamente!

Você também ama filé mignon? Salve para ler depois: Receitas com mignon: 6 receitas para o fim de semana

3. Receita de carpaccio de carne com contra filé

Essa é uma opção com preço mais acessível, além de ser mais simples e rápida de preparar. Nessa receita, utilizamos o contra-filé para criar um carpaccio simples e rápido, que rende 4 porções e é perfeito para qualquer ocasião! A lista de ingredientes para começar:

  • 25g de queijo prato, mussarela ou parmesão;
  • 30 g de mostarda;
  • 400 g de contra-filé;
  • 60 g de azeite de oliva.

Já em relação ao modo de preparo, comece seu carpaccio de contra filé em plástico filme, apertando bem para moldar sua carne e deixá-la mais fina, e leve ao congelador por aproximadamente 3 horas.

Após esse período, desembrulhe a carne e, com a ajuda de uma faca afiada, corte o filé em fatias bem finas. Se não ficarem tão finas como desejado, coloque cada fatia entre dois pedaços de filme plástico e use um rolo de macarrão (as costas de uma colher ou um martelo de cozinha) para abrir as fatias e afinar mais. Tenha cuidado para não rasgar as fatias!

Depois desse processo, reserve na geladeira e parta para o molho: misture o azeite e a mostarda até ficarem homogêneas, adicionando outros temperos como sal e pimenta-do-reino se você gostar. Por fim, na hora de servir, regue seu carpaccio (a carne preparada no prato) com o molho e finalize com o queijo ralado a gosto.

O que você achou das receitas de hoje? Se quer mais uma variação, confira também a receita de carpaccio de legumes com Copa Seara Gourmet.

Bom apetite e até a próxima!

Os comentários estão desativados.

5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Bovinos Dicas de Cozinha Friboi zliveSeo

Matérias relacionadas

Bovinos

Confira outras matérias

Uma seleção de bifes de carne bovina crua, incluindo o bife de costela com seu padrão característico, e outros cortes magros, todos com uma pitada de sal grosso, apresentados em uma bancada de madeira com temperos variados em tigelas.
18.Apr

Bovinos

Os cortes de carne que fazem do churrasco brasileiro um sucesso mundial

Ingredientes frescos como tomates, cebolas e especiarias ao lado de frascos de molho barbecue caseiro, alguns abertos e outros fechados, enfatizando a importância do armazenamento adequado para a durabilidade.
17.Apr

Bovinos

Como conservar molho para churrasco? Confira dicas de conservação e armazenamento

Sobre uma superfície de madeira, um Ribeye cru é o foco central, adornado com sal e alecrim, ladeado por três tigelas contendo diferentes condimentos e grãos, em uma composição que destaca Churrasco com tempero caseiro: dicas para temperar as suas carnes.
16.Apr

Bovinos

Churrasco com tempero caseiro: dicas para temperar as suas carnes

Picadinho de carne bom abóbora servido em um travessa vermelha, em uma mesa de madeira branca.
16.Apr

Bovinos

Qual a carne mais barata para fazer picadinho?

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.