Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Churrasco ao redor do mundo: conheça diferentes estilos e tradições

Churrasco brasileiro, argentino, coreano e muito mais

Por Minha Receita

5/5 - (5 votos)

A prática de assar carnes no fogo, conhecida também como churrasco, é tradição em muitos lugares ao redor do mundo! Apesar de ser uma das maiores referências da culinária brasileira, o churrasco argentino e o churrasco americano, também chamado de barbecue, são bons exemplos nesse caso. Seja qual for a localidade, a suculência das carnes é um tópico importante, aliado à escolha de bons cortes de carne e dos acompanhamentos que tornam a refeição completa. 

A seguir, conheça diferentes estilos e tradições de churrasco ao redor do mundo:

Churrasco brasileiro é composto por cortes bovinos, suínos, linguiças e frango

No Brasil, a carne assada na brasa é uma oportunidade de reunir amigos e familiares em casa, transformando qualquer almoço rápido em uma ocasião especial. Uma das estrelas do churrasco brasileiro, sem dúvidas, é a picanha: um corte de carne bovina suculento, triangular, que tem uma capa de gordura característica. Outros cortes populares são a costela suína e a panceta de porco, mas não se faz churrasco no Brasil sem linguiça, nem coração de frango!

Imagem destaca 3 espetinhos de coração de frango intercalados com tomates-cereja e cebolas assadas. Eles estão servidos sobre uma tábua de madeira e acompanhados do molho vinagrete posicionado ao lado esquerdo.

Saiba mais: Churrasco brasileiro para iniciantes: passo a passo para não errar na preparação

Para preparar um bom churrasco em casa, varie as opções de carnes

A carne de porco é um tópico muito importante para o churrasco brasileiro. A dica é investir nos melhores cortes, como a picanha suína, a panceta e a costela de porco. A linguiça também faz parte do churrasco em casa e pode ser servida junto com os cortes de frango para churrasco, como a coxinha da asa e o coraçãozinho. 

Conheça os principais cortes do churrasco brasileiro: 

A imagem destaca dois bifes de ancho suíno temperado com chimichurri servido em uma tábua preta. Ao lado, uma tigela com vinagrete de tomates verdes. Atrás, uma farofa com bacon.

Carnes da linha Maturatta são referência no churrasco bovino

A linha Maturatta Friboi conta com uma seleção de carnes maturadas que é garantia de maciez e sabor, por isso, se tornou uma referência no churrasco brasileiro. Os cortes são naturalmente macios, como é o caso do Bife Ancho Maturatta Friboi, que tem uma quantidade ideal de gordura entremeada nas fibras musculares, conhecida também como marmoreio.

Confira outros cortes de carne bovina perfeitos para o churrasco: 

  • Costela Janelinha Maturatta Friboi: que se distingue de outras costelas bovinas pela presença de pequenas “janelas” de gordura entre os ossos, daí o nome janelinha;
  • Fraldinha Maturatta Friboi: que apresenta uma característica capa de gordura em uma das extremidades
  • Picanha Maturatta Friboi: um dos cortes mais famosos do churrasco brasileiro.
Churrasco de picanha sendo fatiada em uma tábua de madeira redonda clara. Atrás da tábua, alguns potes de molhos para acompanhar.

Veja também: Como acertar os pontos de carne no churrasco

No churrasco argentino, as carnes são preparadas em uma parrilla

Os argentinos preferem assar a carne à lenha, ao invés de utilizar o carvão, e optam pelo sal de parrilla, no lugar do sal grosso. Para preparar a brasa, a lenha é colocada em um recipiente isolado, posicionado em um dos cantos da parrilla. Depois, somente a brasa é puxada para perto da grelha e a carne assa sem ter um contato direto com o fogo e a fumaça, o que proporciona um sabor diferente. 

Veja outras características do churrasco argentino:

  • É chamado de ‘asado’, em espanhol, que significa “assar” ou “grelhar” carnes sobre uma fogueira a lenha;
  • Os parrilleros valorizam a simplicidade e a qualidade das peças, por isso, assam as carnes na parrilla;
  • A carne do churrasco argentino, geralmente cortada em bifes grossos, é grelhada sobre grades que têm o formato de uma canaleta, ajudando a escorrer o excesso de gordura até um recipiente que não entra em contato com a brasa;
  • Cortes como o bife de chorizo e o assado de tira (costela) são amplamente apreciados no asado argentino.

Churrasco americano é composto por carnes defumadas e cortes suínos 

Os americanos gostam de cortes de carnes de cozimento lento, como cortes suínos de costela, sobrepaleta e carne de porco desfiada (ou pulled pork). Nos Estados Unidos, a técnica de assar carnes na grelha também é diferente: a carne é colocada em uma churrasqueira fechada, chamada pit smoker, que serve para a defumação.

Saiba mais sobre o churrasco americano:

  • Barbecue’ é nome mais conhecido desse preparo;
  • Cada região tem seu próprio estilo: o Texas é conhecido por suas costelas defumadas, enquanto a cidade de Kansas se destaca pelos seus molhos espessos e doces. A Carolina do Norte prefere carne de porco desfiada, servida com molho de vinagre;
  • É comum assar hambúrgueres, salsichas e linguiças alemãs no churrasco americano;
  • Também é comum fazer churrasco suíno com tempero dry rub, principalmente dry rub para costela.

Confira também: Churrasco em casa: 12 segredos que todo churrasqueiro precisa saber

O churrasco australiano é exótico e costuma ser preparado ao ar livre

Essa é uma comida típica da Austrália que combina com praticamente qualquer ocasião! Costuma ser preparada ao ar livre, como em parques públicos ou até mesmo nas praias, e possui uma variedade de carnes grelhadas, como costelas de porco, salsichas, peixes e camarões assados em grill. Os australianos gostam de temperar a carne com marinadas exóticas, criando combinações de sabores únicos.

Veja outras curiosidades desse churrasco: 

  • É carinhosamente apelidado de “barbie” ou “aussie barbecue”;
  • Alguns dos acompanhamentos mais comuns são as saladas frescas, o pão grelhado e a cerveja;
  • O molho barbecue é um complemento para carnes indispensável;
  • Carnes de caça, como as carnes de canguru, fazem parte do cardápio da grelha.

Churrasco coreano é suculento e bem condimentado

Na Coreia, o churrasco é feito com tiras finas de carne marinada em temperos bem condimentados, que misturam molho de soja, açúcar, alho, cebolinha e óleo de gergelim. A carne é grelhada em chamas altas, resultando em pedaços suculentos e caramelizados. Muitas vezes, usa-se o ssamjang, uma pasta de pimenta e soja, para servir as carnes envolvidas em folhas de alface, criando pequenos pacotes de sabor.

Saiba mais sobre essa tradição:

  • O churrasco coreano é chamado de bulgogi. “Gogi”, em coreano, significa carne e “Bul” significa fogo;
  • As principais carnes são costela bovina, panceta de porco, magret de pato e bife ancho;
  • Os temperos agridoces feitos à base de shoyu são muito comuns nesse tipo de preparação;
  • O kimchi é um dos principais acompanhamentos do churrasco coreano.

Saiba mais: 12 dicas para servir o churrasco sem perder a suculência das carnes

Churrasco japonês é preparado em uma grelha compacta

O yakiniku é uma forma de churrasco japonês, onde fatias finas de carne são grelhadas rapidamente em uma chapa quente. Cortes como o wagyu, conhecido por sua marmorização única, são especialmente apreciados. Molhos de gergelim e ponzu são oferecidos como acompanhamentos, realçando os sabores delicados da carne.

Mais curiosidades sobre o churrasco no Japão:

  • Muitas vezes é preparado em torno de uma grelha compacta, posta no centro da mesa, com carnes grelhadas ao molho shoyu;
  • Um dos pratos típicos é o yakitori (“tori”, em japonês, significa ave), que consiste em um espetinho de frango grelhado, bem temperado, servido com molhos suaves e preso no palito de bambu;
  • Os japoneses valorizam a experiência individual de fazer churrasco: em vários restaurantes, é possível preparar a sua própria carne, grelhando sozinho.
Imagem destaca churrasco na churrasqueira a carvão

Churrasco mexicano é cozido lentamente em fornos subterrâneos

No México, o churrasco é uma tradição antiga, que remonta aos tempos dos astecas e maias. A barbacoa é uma forma de churrasco mexicano, onde carne de carneiro ou de boi é lentamente cozida a vapor em um forno subterrâneo, até ficar bem suculenta. O resultado é uma carne macia e aromática, perfeitamente complementada por tortilhas de milho e molhos picantes.

Principais características da barbacoa

  • No México, é comum preparar Arrachera, um corte proveniente do músculo diafragma que fica junto às costelas;
  • Depois de ser cozida lentamente no chão, a carne é embrulhada em folha de agave e servida com muito molho, como salsa, pimentas habanero e limão.

Churrasco indiano é feito no forno de barro (tandoor)

Na Índia, o churrasco é uma experiência aromática, onde os temperos são tão importantes quanto a carne. O tandoor é um forno de barro tradicional, usado para assar pães e grelhar carnes. O frango tandoori, marinado em iogurte e uma mistura de especiarias, é um clássico do churrasco indiano. Além dele, o kebab de carneiro, espetado em longos espetos e grelhado lentamente, também é amplamente apreciado.

Mais curiosidades sobre o churrasco indiano: 

  • O tandoor é o local onde as carnes marinadas, pães e até legumes são cozidos à perfeição;
  • A carne de frango tandoori é temperada com colorífico, por isso fica com uma cor bem bonita, avermelhada e vibrante; 
  • Nas ruas, o churrasco é feito na hora, em churrasqueiras portáteis, grelhando carnes, peixes e cordeiro.

Churrasco sul-africano é composto por carnes bovinas, salsichas, frango e cordeiro

Normalmente realizado ao ar livre, como uma forma de confraternização, o braai é uma forma de churrasco sul-africano, composta por uma variedade de carnes, como boi, costela, frango, cordeiro e salsichas, grelhadas lentamente sobre brasas quentes. A boerewors, uma salsicha temperada e suculenta, é um item indispensável no menu do braai.

Saiba mais sobre esse estilo de churrasco: 

  • O pap é um acompanhamento tradicional, que consiste em uma espécie de purê de milho;
  • O pap pode ser servido mole, como um mingau, ou mais firme, como um pão de milho;
  • Uma das marinadas mais populares desse churrasco é feita com alho, cebola, mostarda, ketchup, gengibre e molho de soja.

Veja também: O que é preciso para fazer um churrasco completo?

Churrasco grego é feito tradicionalmente no espeto

Apesar do nome, o churrasco grego não tem origem na Grécia! Na verdade, a tradição surgiu durante uma guerra greco-turca, que obrigou o exército grego e turco a se refugiarem em outros países. Assim, nasceu essa comida de rua, popularmente conhecida como churrasco grego, que pode ser servido com pão, salada e molhos da localidade em que o lanche está sendo consumido.

Veja outras curiosidades do churrasco grego: 

  • O preparo é chamado também de kebab, comida popular no Oriente Médio;
  • Para preparar o kebab, a carne deve marinar de um dia para o outro em um tempero à base de ervas (não se usa sal grosso);
  • O espeto de churrasco grego pode intercalar fatias finas de carne, rodelas de cebola, tomate, bacon e outros vegetais;
  • O churrasco é feito tradicionalmente no espeto, com cortes de carnes macias como o coxão mole e a fraldinha.

Publicada em 23 de abril de 2024.

Atualizada em 17 de julho de 2024.

Os comentários estão desativados.

5/5 - (5 votos)

Ver mais:

Dicas de Cozinha Churrasco em Casa Friboi Seara zWebedia

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

pote de picles em uma mesa de madeira com cebola e um garfo ao lado
17.Oct

Dicas de Cozinha

Picles em conserva: 5 ideias deliciosas para acompanhar

frango assado encima de uma tabua de madeira com ingredientes ao lado em uma mesa
17.Oct

Dicas de Cozinha

Comfort food ou receita afetiva: o que é e dicas de preparo

pessoa flambando carne com a panela
17.Oct

Dicas de Cozinha

Como flambar carne para uma receita profissional?

Imagem de um prato escuro com Carpaccio de carne e algumas folhas de rúcula por cima, sob uma mesa escura.
17.Oct

Bovinos

Carpaccio de carne: confira 3 receitas deliciosas

Mais Matérias