Por Minha Receita
O contrafilé é uma das carnes mais consumidas no Brasil, sendo assim chamada por estar do lado oposto ao filé mignon. Uma das principais razões para o seu consumo é a maciez e a pequena camada de gordura que deixa o prato suculento. Essa carne é versátil e oferece uma enorme variedade de preparos, pode ser grelhada, base para strogonoff, recheio para sanduíches, servida como carne de panela e, principalmente, no churrasco!
Hoje, vamos explorar esse último preparo. Continue a leitura para conferir dicas de como fazer um churrasco com contrafilé!
5 dicas essenciais para seu churrasco com contrafilé
Se você é um grande fã de churrasco de contrafilé, mas ainda tem dificuldade em acertar o ponto, a Minha Receita preparou essas dicas incríveis para você apreciar ainda mais seu evento com essa carne saborosa. Dá uma olhada:
1. Escolha uma carne de procedência
Na hora de escolher seu contrafilé, opte por lugares de confiança e escolha carnes de procedência, como o Contrafilé Reserva Friboi, que possui o alto padrão de qualidade de uma marca que faz questão de produzir alimentos seguros. A marca Friboi é reconhecida mundialmente por sua qualidade incomparável e compromisso em oferecer cortes suculentos e saborosos.
Na hora de analisar se a peça armazenada no açougue é de confiança, basta fazer um pequeno teste: aperte a carne, se ela voltar ao normal, é sinal de que está em boas condições. Se não voltar, peça para trocarem sua carne.
2. Escolha o corte ideal do contrafilé
Na hora de escolher a carne, você pode facilitar ainda mais seu churrasco ao pedir o corte específico do contrafilé. O melhor para churrasco é o bife de chorizo, conhecido por sua suculência, sabor e maciez. Ele é uma excelente escolha devido à sua espessura adequada, capa de gordura e sabor robusto e marcante, ideal para churrascos. Outros cortes que também são tão gostosos quanto são: capa, bisteca, entrecôte e contra duplo.
Se você gostaria de conferir um maior leque de opções, veja nossa lista de carnes para churrasco com opções incríveis repletas de sabor.
3. Tempere seu contrafilé adequadamente
Para temperar um contrafilé, você deve seguir alguns passos. Temperar essa carne pode ser um processo simples ou mais elaborado, dependendo do sabor que você deseja realçar.
O sabor mais tradicional é a combinação entre sal grosso e pimenta-do-reino antes de colocar a carne no fogo, esse método além de fácil, realça o sabor natural da carne. Outras opções de tempero incluem a marinada de azeite e alho, dry rub, vinagre, chimichurri ou o molho de mostarda.
O ponto-chave nessa etapa é deixar a carne “descansar” por alguns minutos antes de colocá-la na grelha para absorver bem os sabores. Não combine aqueles muito diferentes ou sobrecarregue a carne com muitos, pois isso irá mascarar o sabor original do contrafilé ao invés de ressaltá-lo.
4. Prepare a grelha ou a churrasqueira da maneira correta
Outra etapa essencial para seu churrasco de contrafilé é a preparação para assar a carne. Se estiver usando uma grelha, aqueça-a bem e teste a temperatura. Quando não conseguir manter a mão a cerca de 10 cm da grelha por mais de 4 segundos é o momento de colocar os bifes.
Coloque os filés na grelha quente e deixe selar por aproximadamente 3 minutos de cada lado para formar uma crosta dourada devido ao marmoreio da carne.
Se estiver utilizando a clássica churrasqueira, o segredo é esperar até que esteja bem aceso para, então, espalhar as porções de carne. Após retirar a carne, deixe-a repousar de 5 a 10 minutos para aproveitar melhor o sabor antes de cortar e servir.
Tire mais dúvidas em: Qual o momento certo de colocar a carne na churrasqueira?
5. Capriche nos acompanhamentos
É claro que a carne por si só já é suficiente devido a todo o seu sabor. Se você está com convidados, é uma boa investir em aperitivos e acompanhamentos para que os filés rendam mais. Como sugestão de aperitivos, pão de alho, queijo coalho em palito, azeitonas e queijos funcionam muito bem para enganar a fome.
Já para os acompanhamentos, uma dica essencial é não fugir do clássico. Arroz, maionese, farofa e vinagrete garantem uma refeição deliciosa junto a carne grelhada.
Dúvidas gerais sobre churrasco de contrafilé
Se você está pensando em fazer um churrasco de contrafilé, pode estar se fazendo algumas perguntas:
Como deixar o contrafilé macio no churrasco?
Algumas dicas para amaciar o contrafilé incluem não utilizar garfos para virar a carne, mas sim pinças, já que furá-la faz com que os sucos saiam com mais facilidade. Virar a carne apenas uma vez na grelha também é bem importante, pois isso auxilia a manter a crosta da carne mais uniforme.
O sal grosso combinado com a manteiga ou gordura também são ótimos aliados. O sal aplicado 30 minutos antes de grelhar, sob a carne descansada, permite que o condimento penetre nas fibras e as deixe mais macias, enquanto a manteiga, aplicada durante o cozimento, ajuda a manter umidade no filé e adicionar um sabor maior.
Qual a melhor carne para churrasco: alcatra ou contrafilé?
A melhor carne para churrasco depende de sua preferência pessoal, já que ambas são ideais, porém possuem características diferentes.
A alcatra tem um sabor mais suave e é um pouco mais macia pontualmente, porém não possui tanta consistência e marmoreio como o contrafilé, por isso, algumas partes acabam sendo mais duras. Já o contrafilé possui um preço mais elevado que o da alcatra e é mais rico em gordura, o que garante uma maciez mais uniforme, mas deve ser evitada em algumas dietas.
Gostou desse post? Anotou todas as dicas desde a escolha da carne, escolha do corte, tempero, preparação da grelha até os acompanhamentos para diminuir a fome? Então, não deixe de conferir nosso post sobre carnes nobres: mitos, verdades, principais cortes e mais. Nele, citamos o protagonista desse post, o bife chorizo de contrafilé. Até lá!