Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Churrasco mais saudável: opções de carnes magras e acompanhamentos leves

Veja dicas para fazer uma refeição leve e deliciosa

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

Quando se fala em churrasco, os cortes suculentos e acompanhamentos tradicionais são os primeiros que vêm à mente, como o pão de alho recheado, que acompanha muito bem as receitas com picanha. Porém, é possível aproveitar o melhor do churrasco de maneira saudável, incluindo opções de carnes magras e acompanhamentos mais leves, como molhos e saladas para churrasco. Para ajudar quem deseja fazer uma refeição equilibrada, nós separamos dicas de como montar um churrasco saboroso e muito saudável. Confira a seguir!

O churrasco saudável tem muitas opções de carnes magras

Escolher carnes magras é uma das melhores formas de deixar o churrasco mais leve, sem perder o sabor. Além de serem ricas em proteínas, as carnes com pouca gordura ajudam a controlar o consumo calórico e podem ser digeridas com maior facilidade. Confira as melhores opções:

Frango

Os cortes de frango para churrasco são ideais para quem busca uma refeição leve e nutritiva. Aqui, vale a pena incluir um Filé de Coxa e Sobrecoxa Temperado Churrasco Seara ou filezinho de peito. Prefira grelhar sem pele para diminuir ainda mais a quantidade de gordura.

Peixe

Peixes como tilápia e robalo são excelentes opções. Além de leves, são ricos em ômega-3, que é um ácido graxo benéfico para o coração. Para grelhar, basta temperar o peixe inteiro com ervas frescas e limão.

Alcatra e maminha

Esses cortes de carne bovina são mais magros em comparação com outros, como a picanha e a costela. A Maminha Maturatta, em especial, é considerada a parte mais macia da alcatra. Ela é uma ótima opção para o churrasco na grelha.

Baby beef e fraldinha

São cortes bem versáteis e de baixo teor de gordura que ficam ótimos na grelha, podendo ser temperados apenas com sal. Também chamado de coração da alcatra, o baby beef é um dos cortes nobres retirados do miolo da alcatra. Trata-se de uma carne magra, quase sem gordura entremeada (marmoreio) e extremamente macia. Já a Fraldinha Maturatta é um corte extremamente suculento, pouco gorduroso e muito apetitoso.

Carne de porco magra

Cortes como o filé mignon e lombo suíno podem ser saborosos e menos calóricos se preparados sem gordura visível. Tempere com ervas e asse em fogo brando para manter a suculência.

Veja também: Churrasco sem glúten: saiba como fazer!

Invista em acompanhamentos leves para equilibrar o churrasco em casa

A escolha dos acompanhamentos também faz diferença para um churrasco saudável. Em vez de opções tradicionais como Farofa de Alho e a maionese, prefira alternativas mais leves e ricas em nutrientes, como as saladas! A seguir, fizemos uma lista com as melhores receitas:

1) Salpicão Tradicional

O salpicão de frango é uma das coisas que não podem faltar em um bom churrasco. Ele é leve, saboroso e feito com uma proteína magra: o Peito de Frango Desfiado Seara. Adicione também uvas-passas, cenoura ralada, presunto, ervilha, maçãs, maionese light e batata palha caseira frita na airfryer.

2) Salada de Macarrão com Levíssimo

A macarronese também pode ser leve, se você optar por ingredientes frescos e mais saudáveis que o preparo tradicional. A receita combina bem com carnes vermelhas e pode ser preparada com o Levíssimo Seara em cubinho, ao invés de presunto.

3) Salada de Batata com Ovo

Proteica, saborosa e muito simples de fazer, essa salada é uma boa opção para complementar o churrasco com textura e sabor. Ela leva cebola, alho, azeite, mostarda, ovos de codorna e maionese, que pode ser substituída por maionese light ou creme de ricota.

4) Vinagrete Tradicional

Os acompanhamentos para churrasco obrigatórios incluem opções clássicas, como o vinagrete. Seu preparo é feito com tomate picado, cebola, azeite, vinagre e cheiro-verde; ingredientes leves que harmonizam bem com cortes de frango e de carne.

Vinagrete tradicional servido em uma tigela branca pequena.

Confira outras dicas para preparar um churrasco saudável

Para tornar o churrasco ainda mais equilibrado, é importante prestar atenção ao modo de preparo e seguir algumas dicas.

  • Evite grelhar em excesso! A carne muito tostada pode formar substâncias prejudiciais à saúde. Grelhe em fogo brando e evite o contato direto da carne com o carvão.
  • Controle as porções. Saborear o churrasco em porções menores permite experimentar diferentes opções sem exageros.
  • Prefira azeite no lugar de óleo. Ao preparar marinadas e acompanhamentos, opte pelo azeite de oliva extra virgem, que possui gorduras boas para a saúde.

Veja também: Churrasco vegano: 10 carnes vegetais e pratos para acompanhar a refeição

Sirva o churrasco com bebidas leves para acompanhar

Além das carnes e acompanhamentos, é importante escolher bebidas leves para complementar a refeição. Experimente servir sucos naturais, água com gás e rodelas de limão, ou chás gelados caseiros. Esses são ótimos substitutos para refrigerantes e bebidas alcoólicas mais calóricas. Se ainda assim preferir tomar a sua cervejinha, opte por opções mais leves, como as light beers.

Os comentários estão desativados.

5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Churrasco em Casa Aves Bovinos Dicas de Cozinha Friboi Levíssimo Seara zWebedia

Matérias relacionadas

Churrasco em Casa

Confira outras matérias

Fatias de panceta suína servidas com salada em um prato preto brilhante.
24.Oct

Carne Suína

Como temperar panceta para churrasco?

Filé de costela grelhada, servida em uma tábua de madeira.
24.Oct

Bovinos

O que é o filé da costela? Saiba tudo sobre esse corte bovino macio e suculento

Tiras de carne servida em uma tigela azul, com um par de hashis e com outros acompanhamentos.
23.Oct

Bovinos

Churrasco coreano: como é feito e o que acompanha esse prato?

A imagem destaca alguns espetinhos mistos em cima de uma tábua de madeira, que está por cima de um pano quadriculado. Na frente, uma pequena molheira com molho chimichurri. No fundo, alguns pimentões e cebolas.
23.Oct

Aves

10 ideias de entradinhas para churrasco

Mais Matérias