Por Minha Receita
Quando se fala em churrasco, os cortes suculentos e acompanhamentos tradicionais são os primeiros que vêm à mente, como o pão de alho recheado, que acompanha muito bem as receitas com picanha. Porém, é possível aproveitar o melhor do churrasco de maneira saudável, incluindo opções de carnes magras e acompanhamentos mais leves, como molhos e saladas para churrasco. Para ajudar quem deseja fazer uma refeição equilibrada, nós separamos dicas de como montar um churrasco saboroso e muito saudável. Confira a seguir!
O churrasco saudável tem muitas opções de carnes magras
Escolher carnes magras é uma das melhores formas de deixar o churrasco mais leve, sem perder o sabor. Além de serem ricas em proteínas, as carnes com pouca gordura ajudam a controlar o consumo calórico e podem ser digeridas com maior facilidade. Confira as melhores opções:
Frango
Os cortes de frango para churrasco são ideais para quem busca uma refeição leve e nutritiva. Aqui, vale a pena incluir um Filé de Coxa e Sobrecoxa Temperado Churrasco Seara ou filezinho de peito. Prefira grelhar sem pele para diminuir ainda mais a quantidade de gordura.
Peixe
Peixes como tilápia e robalo são excelentes opções. Além de leves, são ricos em ômega-3, que é um ácido graxo benéfico para o coração. Para grelhar, basta temperar o peixe inteiro com ervas frescas e limão.
Alcatra e maminha
Esses cortes de carne bovina são mais magros em comparação com outros, como a picanha e a costela. A Maminha Maturatta, em especial, é considerada a parte mais macia da alcatra. Ela é uma ótima opção para o churrasco na grelha.
Baby beef e fraldinha
São cortes bem versáteis e de baixo teor de gordura que ficam ótimos na grelha, podendo ser temperados apenas com sal. Também chamado de coração da alcatra, o baby beef é um dos cortes nobres retirados do miolo da alcatra. Trata-se de uma carne magra, quase sem gordura entremeada (marmoreio) e extremamente macia. Já a Fraldinha Maturatta é um corte extremamente suculento, pouco gorduroso e muito apetitoso.
Carne de porco magra
Cortes como o filé mignon e lombo suíno podem ser saborosos e menos calóricos se preparados sem gordura visível. Tempere com ervas e asse em fogo brando para manter a suculência.
Veja também: Churrasco sem glúten: saiba como fazer!
Invista em acompanhamentos leves para equilibrar o churrasco em casa
A escolha dos acompanhamentos também faz diferença para um churrasco saudável. Em vez de opções tradicionais como Farofa de Alho e a maionese, prefira alternativas mais leves e ricas em nutrientes, como as saladas! A seguir, fizemos uma lista com as melhores receitas:
1) Salpicão Tradicional
O salpicão de frango é uma das coisas que não podem faltar em um bom churrasco. Ele é leve, saboroso e feito com uma proteína magra: o Peito de Frango Desfiado Seara. Adicione também uvas-passas, cenoura ralada, presunto, ervilha, maçãs, maionese light e batata palha caseira frita na airfryer.
2) Salada de Macarrão com Levíssimo
A macarronese também pode ser leve, se você optar por ingredientes frescos e mais saudáveis que o preparo tradicional. A receita combina bem com carnes vermelhas e pode ser preparada com o Levíssimo Seara em cubinho, ao invés de presunto.
3) Salada de Batata com Ovo
Proteica, saborosa e muito simples de fazer, essa salada é uma boa opção para complementar o churrasco com textura e sabor. Ela leva cebola, alho, azeite, mostarda, ovos de codorna e maionese, que pode ser substituída por maionese light ou creme de ricota.
4) Vinagrete Tradicional
Os acompanhamentos para churrasco obrigatórios incluem opções clássicas, como o vinagrete. Seu preparo é feito com tomate picado, cebola, azeite, vinagre e cheiro-verde; ingredientes leves que harmonizam bem com cortes de frango e de carne.
Confira outras dicas para preparar um churrasco saudável
Para tornar o churrasco ainda mais equilibrado, é importante prestar atenção ao modo de preparo e seguir algumas dicas.
- Evite grelhar em excesso! A carne muito tostada pode formar substâncias prejudiciais à saúde. Grelhe em fogo brando e evite o contato direto da carne com o carvão.
- Controle as porções. Saborear o churrasco em porções menores permite experimentar diferentes opções sem exageros.
- Prefira azeite no lugar de óleo. Ao preparar marinadas e acompanhamentos, opte pelo azeite de oliva extra virgem, que possui gorduras boas para a saúde.
Veja também: Churrasco vegano: 10 carnes vegetais e pratos para acompanhar a refeição
Sirva o churrasco com bebidas leves para acompanhar
Além das carnes e acompanhamentos, é importante escolher bebidas leves para complementar a refeição. Experimente servir sucos naturais, água com gás e rodelas de limão, ou chás gelados caseiros. Esses são ótimos substitutos para refrigerantes e bebidas alcoólicas mais calóricas. Se ainda assim preferir tomar a sua cervejinha, opte por opções mais leves, como as light beers.