Por Minha Receita
A comida mineira é uma culinária com muita diversidade, rica em diferentes sabores, sejam doces ou salgados. O famoso pão de queijo, angu, feijão-tropeiro, torresmo, frango com quiabo e doce de leite são algumas das receitas presentes na mesa de qualquer mineiro.
Cada uma dessas comidas possui o jeitinho mineiro para o preparo. A comida é feita com carinho e cozinhada lentamente, podendo combinar doce e salgado em algumas delas. Confira conosco 8 receitas tradicionais e de sucesso para você que é ou não de Minas e quer aprender a preparar os melhores pratos típicos do estado.
8 receitas tradicionais de sucesso da comida mineira
O povo mineiro aprecia uma comida bem preparada e temperada. Além disso, o doce também está presente na cultura. Em Minas Gerais é muito comum as pessoas frequentarem bares que preparam e servem os famosos petiscos e pratos típicos do estado.
Em 2023, uma pesquisa da Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes) elegeu Belo Horizonte como a capital dos bares. Existe esse costume em Minas Gerais, além de fazer os pratos tradicionais da comida mineira em casa, de as pessoas consumirem em bares e também em festas.
1. Pão de queijo mineiro
Para fazer essa tradicional receita dos mineiros, os ingredientes que você precisa são: 500 gramas de polvilho doce, 300 ml de leite, 1 colher de sopa de sal, 2 ovos grandes, 4 copos americanos de queijo meio cura ralado, além de óleo para untar.
Adicione o polvilho em uma tigela grande e aqueça separadamente o óleo, leite e sal. Quando ferver, escalde essa mistura no polvilho. Deve-se mexer bem para não deixar pelotinhas. Espere esfriar e depois acrescente os ovos, um por um, alterne com o queijo e vá sovando bem após cada adição.
Depois, faça os bolinhos, pode untar as mãos com óleo para ajudar nesse processo. Coloque-os em uma assadeira untada com óleo e leve ao forno médio 180°. Asse até que seu pão de queijo de forma fique dourado.
Usar ovos caipiras deixa o pão de queijo mais amarelado e, além disso, o queijo deve ser bem curado, de outra forma pode ficar mole e gorduroso. O ideal é assar no forno, em fogo médio, pois na air fryer o resultado não fica o mesmo.
2. Feijão tropeiro
Os ingredientes para o prato incluem diversas proteínas, tais quais: 500 gramas de feijão-vermelho cozido, 500 gramas de bacon em pedaços Seara e 500 gramas de linguiça calabresa. Além disso, o prato vai: 200 gramas de manteiga, 1 cebola, 500 gramas de farinha de mandioca, sal a gosto, pimenta-do-reino a gosto, alho ou tempero, 6 ovos cozidos, folhas de couve bem picadas, 3 colheres de sopa de cebolinha picada e azeite.
Para o preparo, em uma panela grande, derreta a manteiga, depois, adicione o bacon e a calabresa, acrescente e refogue a cebola, depois, coloque o alho e deixe-o dourar. Agora, coloque na panela o feijão cozido, a pimenta-do-reino e o sal a gosto. Adicione a farinha de mandioca lentamente e misture todos os ingredientes. Por fim, adicione por cima o ovo cozido cortado em rodelas e a cebolinha.
Como sugestão de acompanhamento, no lugar do ovo cozido, você pode servir com ovo frito. Em Minas Gerais a receita de feijão tropeiro é servido com couve e torresmo. Essa é uma comida mineira tradicional e saborosa.
Para deixar sua receita mais saborosa você pode usar produtos da Seara, como o bacon, a linguiça calabresa, temperos e caldos para carnes, todos feitos com ingredientes selecionados e de qualidade.
3. Tutu de feijão
Essa é outra comida mineira tradicional e, para o seu preparo, os ingredientes são: 1 kg de feijão carioca, 500 g de linguiça tipo calabresa Seara cortada em cubos, 2 cebolas picadas em cubos, 4 dentes de alho picados, 1 folha de louro, 100ml de óleo, 100g de farinha de mandioca, 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada e sal a gosto.
Em uma panela, adicione o óleo e refogue o alho. Acrescente o feijão com dois litros de água e o sal. Deixe cozinhar por 30 minutos na pressão. Após cozinhar, bata o feijão e o caldo no liquidificador, junto com a farinha de mandioca (deve ser acrescentada aos poucos).
Em uma frigideira, refogue o bacon e a linguiça, quando dourar, refogue também a cebola e coloque-os em um recipiente grande, coloque junto o conteúdo do liquidificador e mexa.
Para acentuar o sabor, você pode usar pimenta dedo-de-moça picada no preparo, adicionando-a no momento de refogar o alho. Para realçar o sabor do feijão, pode-se usar 1 colher (chá) de cominho ao cozinhar na pressão.
4. Frango com quiabo
Essa comida mineira é simples de fazer! Você precisará de 1 kg de quiabo, 4 dentes de alho amassados, sal a gosto, pimenta a gosto, 1 frango inteiro sem miúdos Seara (cortado em pedaços), 1 cebola picada em cubos, 1 colher de colorau ou corante, cheiro verde a gosto e óleo.
Em um recipiente, tempere o frango com sal, alho e pimenta. Lave o quiabo, seque com um pano limpo e depois pique em rodelas. Em uma panela, aqueça o óleo, acrescente o quiabo e deixe-o refogar por cerca de 20 minutos, reverse. Em outra panela, adicione duas colheres (sopa) de óleo e doure a cebola, junte o frango e deixe-o fritar.
Quando o mesmo estiver bem dourado, coloque três xícaras de água fervente ou uma quantidade que cubra o frango, e deixe cozinhar em fogo médio por 20 minutos aproximadamente. Confira se o frango com quiabo está bem cozido, corrija o sal se for preciso, acrescente o quiabo e cheiro-verde.
Para evitar baba, o quiabo deve ficar bem seco após ter sido lavado. Além disso, é importante deixar sair toda a baba e, para isso, é preciso ter paciência, pois esse processo leva pelo menos 20 minutos.
5. Vaca atolada
Para preparar a vaca atolada, você precisará de 1 kg de mandioca em pedaços e descascada, 3 cebolas pequenas ou médias, 3 tomates, cheiro verde a gosto, 1 colher (sopa) de corante, 2 dentes de alho amassados, tempero a gosto, 1 kg de costela de vaca e, por último, 1 cubo de caldo de carne.
Cozinhe a mandioca em água fervente com sal, mas não deixe ficar muito mole, e reserve. Em uma panela de pressão, coloque em óleo quente a costela picada em gomos, acrescente o corante, o alho e o sal. Quando tudo estiver bem corado, adicione o tomate picado, a cebola, o caldo de carne, 2 a 3 copos de água quente (suficiente para cobrir) e deixe cozinhar na pressão por cerca de 50 minutos.
Após isso, acrescente na panela de pressão a mandioca e salpique o cheiro verde por cima. Coloque por cima cebolinha picada ou outras folhas verdes. Feito isso, pronto! Você terá uma deliciosa vaca atolada para uma refeição super especial.
6. Doce de leite
A comida mineira também é marcada por diferentes sobremesas, onde uma das mais tradicionais é o doce de leite, que muitas vezes é servido com queijo. Em algumas cafeterias em Minas Gerais, é servido o expresso mineiro, onde se tem café expresso com doce de leite.
Para preparar, é necessário 2 litros de leite, 1 pitada de sal, 3 copos (americanos) de açúcar cristal, 1 pacote de coco em flocos (opcional). Em uma panela, coloque 1 litro de leite, uma pitada de sal e o açúcar. Mexa até que o leite desgrude da panela.
É importante não parar de mexer para o leite não ferver e derramar. Ao ficar parecido com um caramelo, desligue o fogo e espere esfriar. Acrescente o litro restante de leite e mexa até começar a engrossar. Adicione o coco ralado e misture.
Depois de todo o processo, coloque em um recipiente de vidro e deixe esfriar. Para o seu doce de leite caseiro ficar com boa consistência, é importante mexer bem até que fique uma pasta que solte do fundo da panela.
7. Torresmo
A receita e técnica para preparar um torresmo crocante inclui os seguintes ingredientes: 1 kg de barriga de porco, sal a gosto e óleo. Limpe a barriga de porco se a mesma estiver muito gordurosa e corte-a em tiras. Coloque óleo na panela, até sua metade.
Deixe o óleo esquentar bastante, jogue o torresmo e deixe fritar. Uma sugestão de acompanhamento é servir o torresmo com mandioca cozida ou frita e, até mesmo, com o feijão tropeiro.
8. Angu
Para essa comida mineira simples e saborosa, você precisa dos seguintes ingredientes: 4 colheres (sopa) de fubá mimoso, 400 ml de água para ferver, 100 ml de água para misturar o fubá e 1 caldo de galinha. Ah, ressaltamos que vale apostar em variações, como o angu com carne desfiada.
Coloque os 400 ml de água e o caldo de galinha em uma panela. Misture separado o fubá com 150ml de água para dissolvê-lo bem e, após adicionar na panela, mexa até ficar consistente.
Esse prato pode ser servido com carne moída, molho bolonhesa ou ser acompanhado com quiabo e couve. Em Minas Gerais, em dias frios, principalmente, é comum as pessoas fazerem o famoso frango com quiabo e angu. Esse prato pode ser servido também com carnes e peixes, nas quais você pode conferir como preparar no site da Minha Receita.
Esses são os pratos típicos de Minas Gerais mais famosos e seus modos de preparo. São receitas fáceis de fazer, porém, que requerem paciência. E esse é justamente o grande segredo dos mineiros, aquele jeitinho devagar de ser que traz capricho em tudo.
No site da Minha Receita, além da comida mineira, você pode conferir outras receitas famosas de diversas outras regiões do país. São pratos variados, saborosos, desde doces até salgados. Nos acompanhe!