Por Minha Receita
A comida de boteco já é parte da identidade nacional! Quando se está sentado na mesa tomando uma boa cervejinha gelada ou uma cachaça para esquentar o corpo, não há nada melhor do que os clássicos aperitivos.
E, mesmo que você não seja adepto do estilo de vida boêmio e das comidas desses maravilhosos estabelecimentos, símbolos da vida noturna brasileira, ainda há algumas comidas que você precisa experimentar. Confira nossa lista e experimente essas maravilhas da gastronomia!
1. Bolinho de Bacalhau
O bolinho de bacalhau é uma comida de boteco absolutamente clássica e tem sua origem na culinária portuguesa. Sua massa é normalmente feita com farinha de trigo e batatas, e o bacalhau pode ser tanto fresco e desfiado quanto seco e desfiado. Recomendamos que você utilize o bacalhau desfiado Seara, pois ele vem diretamente de Portugal e traz lascas congeladas 1 a 1. Os temperos costumam ser ao gosto, onde os mais comuns são cebolinha verde, sal e pimenta-do-reino.
Cervejas tipo pilsen, os quais são um dos tipos de cerveja mais comuns no Brasil, são perfeitas para beber enquanto come essa iguaria. Ela, ainda, pode ser servida acompanhada de molho tártaro e/ou molho de pimenta.
2. Torresmo Crocante
É absolutamente impossível falar de comida de boteco sem falar de torresmo. Esse clássico da culinária nacional é obrigatório em todo bar que honre seu próprio nome, afinal, é um dos petiscos mais amados pelos brasileiros.
Para fazer um torresmo que seja semelhante ao de boteco, o segredo está em cozinhar sua carne um pouco antes de fritá-la. Cozinhe seu pedaço de panceta, ainda inteiro, por cerca de dez minutos na água com sal, depois deixe secar bem, pique em tiras ou cubos, e frite na banha de porco bem quente — é importante ser na banha de porco, pois mantém aquele sabor típico do torresmo.
Para servir, é de lei: precisa ter um limãozinho junto. E para beber, ou é cerveja, ou é cachaça. Cervejas tipo pilsen ou IPA combinam bastante com torresmo, já no caso da cachaça, cachaças claras de sabor mais neutro são o ideal. Para te ajudar a fazer essa receita, temos uma matéria sobre como fazer torresmo de diferentes formas, seja air fryer, no forno ou na frigideira.
3. Pastel de Angu
Quem nunca sentou numa mesa de boteco e pediu uma porção de pastel de angu, não sabe o que está perdendo nessa vida. Esse petisco, com origem no início do século XIX, nada mais é do que um pastel feito com massa de farinha de milho, ao invés de massa de farinha de trigo.
Essa mudança confere ao pastel um sabor todo especial, levemente adocicado, que combina muito com os recheios salgados, que normalmente são de carne bovina moída com molho ou carne bovina moída com queijo. Porém, há quem também faça recheado com linguiça, com frango, com bacalhau, com torresmo e, até mesmo, com coração de bananeira.
Para beber junto dessa iguaria, cervejas claras e de sabor mais leve, como pilsen ou lager, combinam muito. Uma dose de cachaça com limão antes de começar a degustar seus pasteis também é muito eficiente para abrir o apetite.
4. Mandioca Frita com jerked
Apesar de ser tido como comida de boteco, mandioca com jerked suíno Seara pode ser considerado até mesmo um dos pratos nacionais. Há poucas coisas tão saborosas quanto essa mistura divina, que preenche todo o seu paladar, e te deixa apenas desejando por mais.
Para fazer esse clássico, não pode se esquecer de dessalgar bem sua carne antes de prepará-la. Os melhores temperos para o seu jerked são a cebola, o alho, pimenta-preta e o segredo do chef: um pouco de manteiga. Ele pode ser servido tanto picado quanto desfiado, junto da mandioca frita. Não se esqueça também de cozinhar sua mandioca antes de fritá-la!
Para servir, um molho de pimenta, preferencialmente caseiro, é sempre uma ótima pedida. Há quem goste também de colocar limão ou regar com um pouco de manteiga de garrafa. Para beber, uma cerveja clara tipo pilsen ou lager cai muito bem.
5. Escondidinho de jerked
Não seria exagero nenhum dizer que o escondidinho de jerked é uma comida de boteco que está facilmente entre as comidas mais saborosas já feitas por ser um humano. A combinação do jerked desfiado com o purê de mandioca não é nada menos do que divino, e além de preencher seu estômago, preencherá também o seu coração.
Para esse prato, não precisa de tantos temperos, pois a carne por si só já é muito saborosa. Cebola, alho e manteiga para a proteína já estão de ótimo tamanho. E para fazer o purê de aipim ficar bem cremoso, um pouco de leite e um pouco de manteiga na hora de amassar a mandioca é ótima.
Na hora de servir, não pode faltar um molho de pimenta caseiro para realçar ainda mais o sabor desse prato. Uma cerveja do tipo American amber ale é perfeita para o escondidinho de jerked, mas cervejas leves e claras tipo pilsen ou lager também combinam.
6. Coxinha de Frango
Esse não seria um texto sobre comida de boteco de verdade se deixássemos de fora a rainha das comidas de boteco: a coxinha com frango desfiado Seara. Saborosa, barata e capaz de saciar sua fome, não havia como a coxinha não se tornar uma favorita absoluta nos botecos.
Além da clássica pilsen, cervejas tipo witbier ou IPA também harmonizam muito bem com esse petisco. E é claro, não pode faltar na hora de comer sua coxinha um bom molho de pimenta caseiro e um bom molho de alho.
7. Acarajé
Como deixar de fora da nossa lista uma comida de boteco que é também um ícone da culinária nordestina? O acarajé é uma herança da ancestralidade africana e um prato extremamente saboroso.
Ele consiste em um bolinho frito feito com massa de feijão-fradinho e possivelmente surgiu como uma adaptação africana do falafel, bolinho feito com grão-de-bico. Em alguns locais da África, pode ser servido com pimenta em pó ou molho de tomate picante, enquanto aqui no Brasil costuma ser servido com camarão seco, vatapá, caruru, vinagrete e um bom molho de pimenta caseiro extra forte.
Se você pretende comer um acarajé mais picante, uma cerveja tipo IPA harmoniza muito bem. Agora, se você não é tão fã de pimenta, uma cerveja tipo pilsen ou, até, uma cerveja de trigo vão harmonizar bem com a sua refeição.
8. Moela de frango
A maior prova de que os botecos são ambientes tipicamente populares, é que mesmo as comidas e partes menos apreciadas dos animais são aproveitadas e transformadas em verdadeiras joias gastronômicas. A maior prova disso é que a moela estufada é uma comida de boteco muito amada Brasil afora.
Quando não preparada adequadamente, a moela tem sabor forte e é dura, razão pelo qual muitos não gostam. No entanto, com os temperos certos, ela se torna saborosa. Um modo ótimo de preparar as moelas estufadas consiste em fritar primeiro um pouco de cebola e alho, folhas de louro, duas pimentas biquinho picadas, coentro e salsa. Depois, adicione as moelas, frite-as um pouco com os demais ingredientes e adicione água e molho de tomate.
Depois, basta deixá-las cozinhar nesse molho por cerca de quarenta minutos, mas você pode deixar cozinhar mais caso ainda não estejam tenras o suficiente. O molho, no final, deve estar bem grosso. Essas moelas podem ser servidas junto de pão, perfeitas para serem comidas acompanhadas de uma boa cachaça.
9. Caldinho de Feijão
Todo bom boêmio, que faça jus ao seu título, traz consigo esse conhecimento: não há nenhum remédio que consiga impedir uma ressaca melhor do que um bom caldinho de feijão. Ele é um verdadeiro herói, especialmente nas noites frias de inverno, onde além de te salvar da dor de cabeça do dia seguinte, te mantém disposto a enfrentar as madrugadas gélidas em nome da sua diversão.
Um caldinho de feijão que se preze precisa ter bastante alho, cebola, calabresa, bacon e, é claro, louro. Pode ser servido com um pouco de couve refogada e aquele torresminho clássico. Para beber, uma cachaça ajuda a manter o corpo aquecido e realçar o sabor do caldo.
10. Queijo Coalho com bacon
E para terminar, um clássico tanto dos botecos quanto dos churrascos: o queijo coalho na brasa com bacon. Para ser preparado, o ideal é que ele seja posto para assar ainda congelado, e devagar, na brasa quente, para realçar o sabor e assar bem sem ficar borrachudo. Ele estará pronto quando os quatro lados estiverem bem dourados e crocantes.
Você pode servi-lo com maionese caseira, pasta de alho ou ainda molho de pimenta caseiro. Para harmonizar com esse queijo, cervejas de trigo, especialmente as weizenbier, são uma ótima opção.
A comida de boteco é um símbolo da gastronomia popular, uma verdadeira amostra de como o povo é imensamente versátil quando se trata de comer bem, mesmo que de modo simples. Por isso, experimentar essas comidas, mais do que uma experiência gastronômica, é uma verdadeira questão de brasilidade. Continue acompanhando a Minha Receita para mais textos como este!