Por Minha Receita
Servir uma tábua de frios torna qualquer ocasião mais agradável e, claro, mais saborosa! Qual prato reúne tantas iguarias gostosas e chiques em um único lugar? Queijos, salames, presuntos, copa e lombo têm presença registrada, junto a outros aperitivos que ajudam a incrementar a mesa de frios, como nozes, amendoins, geleias, frutas e pães. Se você vai receber convidados em casa, além de saber o que vai numa tábua de frios é essencial aprender a calcular a quantidade por pessoa para que não falte aperitivos para ninguém. Para te ajudar nessa missão culinária, o Minha Receita dá dicas abaixo de como acertar na quantidade dos frios e como caprichar na organização da tábua. Confira!
Aprenda a calcular a tábua de frios por pessoa
O primeiro passo para calcular a tábua de frios por pessoa é fazer uma lista dos seus convidados. Se você convidou pouca gente, só os amigos ou parentes mais chegados, há tábuas de frios prontas, que contam com 3, 4 ou 5 opções de frios embutidos para você não ter trabalho de montar a tábua. Há opções que vêm com sugestões sofisticadas e bem porcionadas, como a Tábua de Frios Seara Gourmet com Copa Italiana, Presunto de Parma e Salame.
Se estiver esperando mais gente, pode ser que você precise montar uma mesa de petiscos mais completa. A dica é calcular, em média, 150 gramas de frios para cada pessoa da sua lista. Se você deseja servir muitos itens, como vários tipos de queijos e acompanhamentos como frutas secas, geleias, biscoitos e pães, vale calcular 100 gramas de petiscos frios para cada convidado.
Mas vale lembrar que esses números não são regra! É claro que é indicado não servir menos do que as quantidades citadas, mas você também pode comprar alguns tipos de frios em maior quantidade para repor à medida que as pessoas forem comendo. Queijos são bons exemplos de frios que você pode comprar em quantidade extra, pois tendem a ser um dos favoritos das reuniões!
Como montar tábua de frios: veja como dispor os itens à mesa
Depois que você comprou a quantidade ideal de itens de acordo com a lista de convidados, o segundo passo é aprender a dispor os embutidos para criar uma tábua de frios chique e prática – afinal, todas as pessoas precisam se servir com facilidade! Não existe uma regra, vale deixar a criatividade solta para criar a sua própria tábua, seja ela uma tábua de madeira ou uma mais simples. Mas existem alguns truques de chef. Olha só:
Pontos sofisticados: para uma mesa mais bonita, selecione os frios especiais e deixe-os como protagonistas da sua tábua, posicionando-os no centro da mesa ou nas extremidades. Presunto de parma, lombo tipo canadense defumado, salame com borda de pimenta e queijo brie são algumas sugestões refinadas.
Equilíbrio: de nada adianta você comprar a quantidade certa de cada item se eles não estão bem distribuídos para todos os convidados! Por isso, lembre-se de espalhar cada frio de maneira uniforme por todas as extremidades da tábua ou da mesa.
Queijo à vontade: se você comprou queijos inteiros em vez de fatias, você pode servir em cubinhos com palitinhos à disposição ou disponibilizar facas para que seus convidados tenham autonomia para se servirem. Isso também ajuda a otimizar o seu tempo na hora de repor.
Degradê: que tal uma montagem de dentro para fora em degradê? Selecione os frios de cor mais escura e termine com itens de tons mais claros. Por exemplo: comece com copa italiana e salaminho, continue com presunto defumado e presunto de parma, e termine com os queijos.
Espetinhos: fazer rolinhos com os frios é uma ótima e bonita opção. Assim, fica mais fácil de servir. Alguns frios, como o salame e a copa italiana, são menos maleáveis e podem ser servidos dobrados com a ajuda de um palitinho.
Fartura de acompanhamentos: não existe uma quantidade certa dos itens extras que você decidir colocar na tábua de frios, ok? Biscoitos, pães, geleias, torradas, amendoins e nozes só precisam estar bem distribuídos nos espaços vazios da mesa. Assim, seus convidados vão se surpreender com a quantidade de iguarias deliciosas do seu evento!