Por Minha Receita
Você sabe o que fazer para amolecer a costela? Apesar de ser um dos cortes mais saborosos do churrasco brasileiro, nem todo mundo sabe como deixar a carne bovina molinha, desmanchando na boca. Para alcançar o ponto perfeito, o segredo é escolher o melhor tipo de corte, como a costela ripa, e investir em um bom tempero para costela, como as marinadas e o dry rub.
A seguir, confira como fazer para a costela ficar macia e suculenta na churrasqueira!
Afinal, por que a costela fica dura?
A costela é um corte que pode conter nervos ou tecidos duros que demoram mais para cozinhar, por isso, é muito importante escolher a melhor opção para assar na churrasqueira. Se você assar uma boa peça de carne por um tempo prolongado, ficará desmanchando delicadamente por dentro. Mas, se a costela perder muita umidade, ficará ressecada e dura. Por isso, é importante manter a gordura e utilizar métodos que preservem os sucos.
Como deixar a costela desmanchando na churrasqueira? Costela Maturatta é o segredo!
Algumas opções tradicionais, como a Costela Ripa Maturatta, são perfeitas para o churrasco em casa. A carne possui uma textura única, aprimorada pela marmorização natural do corte. Já a Costela Janelinha Maturatta é outra opção deliciosa para quem é iniciante no churrasco. Ela traz a suculência da costela em um tamanho reduzido e prático, além de ter sua textura realçada pela presença de “janelas” de gordura entre os ossos.
Veja também: O que é carne maturada?
Veja os principais truques para assar costela na churrasqueira
1 – Escolha da carne:
Prefira cortes de costela com boa marmorização (gordura entremeada) e uma camada uniforme de gordura na superfície, pois ela ajuda na maciez e sabor durante o preparo.
2 – Corte correto:
A costela inteira é ideal para um preparo lento. Caso prefira algo mais prático, opte por tiras de costela cortadas transversalmente.
3 – Preparo com fogo indireto:
A costela deve ser assada em fogo baixo e indireto, permitindo que o calor circule sem queimá-la. Mantenha a temperatura entre 120°C e 150°C.
4 – Quantas horas? Costela na churrasqueira precisa assar por muito tempo:
O segredo está no tempo: costelas grandes podem levar de 4 a 6 horas para atingir a textura ideal. Esse longo cozimento quebra o colágeno, deixando a carne macia.
5 – Use papel-alumínio ou celofane:
Envolver a costela assada na churrasqueira em papel-alumínio ou celofane cria um efeito de “panela de pressão” dentro da churrasqueira, acelerando o processo de amaciamento.
Confira também: Costela na churrasqueira: 7 dicas para ter uma carne macia e suculenta
Como amolecer carne dura para churrasco?
- Utilize marinadas com ingredientes ácidos, como vinho, vinagre ou suco de limão, combinados com ervas e especiarias. A acidez ajuda a quebrar as fibras da carne.
- Bater levemente a carne pode romper fibras mais rígidas, facilitando o cozimento.
- Após sair da grelha, deixe a carne descansar por 5 a 10 minutos. Isso redistribui os sucos e relaxa as fibras.
- Em alguns casos, cozinhar a costela em uma panela de pressão antes de levar à churrasqueira pode garantir maciez.
Veja mais: 12 dicas para servir o churrasco sem perder a suculência das carnes
O que é bom para amaciar costela bovina?
- Cerveja ou refrigerante:
Marinadas à base de cerveja ou refrigerantes de cola são tradicionais para amaciar carnes devido aos ácidos e açúcares. - Abacaxi ou mamão:
As enzimas naturais presentes nessas frutas (bromelina e papaína) ajudam a quebrar as proteínas da carne. - Sal grosso na medida certa:
Aplique sal grosso uniformemente, mas não exagere! O sal em excesso pode ressecar e retirar os líquidos da costela.
Saiba mais: Como temperar carne de churrasco para ficar macia?