Por Minha Receita
Às vezes, bate aquela vontade de preparar uma receita deliciosa com frango, mas você se lembra que o frango ainda está congelado. E agora? Fácil, é só usar uma de nossas dicas de hoje!
Seja para uma receita prática, como um filé de frango empanado, ou para aquela refeição especial, você pode fazer tudo de maneira simples e sem perder o sabor ou a qualidade da carne. Aprenda a seguir como descongelar frango rápido, vamos lá?
Dicas para descongelar frango com segurança na cozinha
É possível fazer o descongelamento de carnes de formas muito práticas e usando itens muito básicos que temos em nossa cozinha. Aqui estão nossas dicas para descongelar o frango mais rápido!
1. Descongele o frango na água fria
Uma das maneiras mais rápidas e seguras de descongelar frango é utilizando água fria. Coloque a peça de frango, devidamente embalada ou dentro de um saco plástico bem vedado, em uma tigela com água fria. Descongelar sua carne desse jeito é indicado, pois não corre o risco de cozinhar o frango — como o uso incorreto do micro-ondas para acelerar o processo.
Para acelerar a etapa, troque a água a cada 30 minutos, mantendo a temperatura adequada para evitar que o frango entre na “zona de perigo” de contaminação. Isso ajuda a garantir que o descongelamento ocorra de forma eficaz e segura.
Dependendo do tamanho da peça, o frango pode descongelar em uma ou duas horas. Esse método é ótimo para quem tem pressa, mas quer garantir que a carne não perca sua textura. Após o descongelamento, que tal preparar essa deliciosa batata recheada com frango no micro-ondas?
2. Descongele o frango no micro-ondas
O micro-ondas é outro grande aliado quando se trata de descongelar frango rápido. Mas é importante saber os passos corretos para o descongelamento de carnes no eletrodoméstico para evitar cozinhar partes da proteína sem querer.
A maioria dos modelos tem a função específica de descongelamento. Coloque o Frango Seara em um recipiente próprio para micro-ondas, escolha a função de descongelar e ajuste o peso da carne, ressaltando que é preciso monitorar o processo para que o frango não comece a cozinhar nas bordas, o que pode comprometer o resultado da sua receita. Esse método é perfeito para quem precisa de agilidade e quer uma solução rápida!
3. Descongele o frango com vinagre
Outra técnica caseira que pode te surpreender é usar vinagre para acelerar o descongelamento. O vinagre, por ser ácido, ajuda a transferir o calor da água fria para a carne mais rapidamente. Quer saber como? Coloque o frango em uma tigela com água fria e adicione um pouco de vinagre nela — simples assim!
DicaDoMinhaReceita: esse processo acelera o descongelamento e mantém a textura do frango. Mas atenção! Após descongelar, cozinhe-o imediatamente para garantir que esteja fresco e seguro para o consumo.
Não se preocupe, o vinagre não altera o sabor do frango! Depois de descongelado, por que não experimentar uma receita clássica como o arroz com frango caipira simples?
Dicas para descongelar frango com segurança na cozinha
Para descongelar frango de forma rápida e segura, garantindo que ele mantenha a qualidade e fique livre de contaminações, siga estas dicas práticas:
1. Priorize o uso de água fria
Usar água fria é uma das maneiras mais seguras de descongelar frango rapidamente. Isso porque a água fria mantém a carne em uma temperatura estável e fora da “zona de perigo” (entre 4 °C e 60 °C), onde as bactérias tendem a se proliferar.
Ao afundar o frango em um saco plástico vedado e trocando a água a cada 30 minutos, você acelera o processo sem esquentar a parte externa demais, o que comprometeria a segurança alimentar. Dessa forma, você mantém a qualidade do frango e evita riscos de contaminação, sendo ideal para descongelar de forma prática e segura.
2. Descongele na geladeira sempre que possível
Descongelar o frango na geladeira mantém a carne em uma temperatura segura, longe da zona de perigo — que já comentamos na dica anterior — onde as bactérias se proliferam.
Por isso, se você tiver tempo para esperar sua carne descongelar, coloque o frango em um recipiente na prateleira de baixo para evitar que líquidos contaminem outros alimentos. Fazer isso pode durar um período entre 24 e 48 horas, mas esse método garante um descongelamento uniforme e seguro, sem risco de contaminação.
3. Use o micro-ondas com cuidado
O micro-ondas pode ser uma solução rápida para descongelar frango, mas precisa ser usado da maneira certa para garantir segurança. Comece colocando o frango em um recipiente adequado para micro-ondas, sem a embalagem original. Use a função de descongelamento (ou defrost), que ajusta a potência para descongelar sem cozinhar a carne.
Além disso, pause o micro-ondas a cada 2 minutos para verificar o progresso e virar o frango. Isso garante um descongelamento uniforme, sem risco de cozinhar as partes mais finas.
DicaDoMinhaReceita: lembre-se de cozinhar o frango imediatamente após o descongelamento para evitar qualquer proliferação de bactérias, garantindo a segurança e a qualidade do alimento.
É muito bom acompanhar as dicas do Minha Receita!
Agora que você já sabe como descongelar frango rápido de maneira prática e segura, pode otimizar seu tempo na cozinha sem abdicar da qualidade das suas receitas.
No maior hub culinário do Brasil, Minha Receita, sempre trazemos soluções simples e eficazes para facilitar o seu dia a dia, tornando sua rotina culinária mais leve e saborosa. E claro, com o Frango Seara, você tem a garantia de uma carne de alta qualidade, sempre fresquinha e perfeita para as mais variadas receitas.
Quer mais dicas e receitas práticas? Continue acompanhando o Minha Receita! Aqui está um post que achamos que você vai gostar sobre como descongelar carne bovina mais rápido. Até a próxima leitura e bom apetite!