Por Minha Receita
A ceia de Natal é um momento de fartura e variedade de pratos, mas sabemos que isso exige muitas horas de preparo para fazer todas as receitas de Natal, como por exemplo, aquele clássico arroz de Natal ou uma deliciosa farofa. Por isso, é normal surgir a preocupação com o consumo de gás.
As tradicionais aves natalinas são indispensáveis na mesa, mas são os pratos que mais podem demandar tempo no forno, aumentando o consumo de gás. Mas não se preocupe! O Minha Receita separou algumas dicas de como economizar gás no preparo da ceia de Natal simples para você garantir um cardápio completo, sem gastar muito dinheiro com o gás.
Confira: O que servir na ceia de Natal simples e barato? Veja ideias para todos os bolsos
Dica 1) Mantenha a tampa da panela sempre fechada
Para preparo de pratos que utilizam a panela, se atentar ao uso delas é essencial. Muita gente não imagina, mas algumas dicas podem ser valiosas para economizar gás nesse período. Nesse caso, mantenha a tampa da panela sempre fechada para concentrar o calor e acelerar o cozimento de alguns alimentos, como o macarrão para fazer a tradicional salada de macarrão de Natal.
Dica 2) Use papel alumínio para assar aves de Natal
As aves natalinas são, sem dúvida, os pratos para ceia de Natal que mais consomem gás no preparo. Porém, são itens tradicionais e indispensáveis no cardápio. Para economizar, uma dica é colocar papel alumínio sob as carnes antes de levá-las ao forno. O papel alumínio ajuda a concentrar o calor, adiantando o preparo. Quanto mais rápido, menor é o consumo de gás. Evite também ficar abrindo o forno toda hora.
Dica 3) Asse mais de um prato de Natal ao mesmo tempo
Alguns pratos podem ser adicionados no forno ao mesmo tempo. O único cuidado é lembrar de separar os doces dos salgados. Caso opte por preparar mais de uma ave, adicione as duas e, depois de prontas, coloque as sobremesas de Natal. O Pudim de Leite Condensado, por exemplo, é um doce que vai ao forno e não pode faltar na ceia.
Dica 4) Descongele as aves antes de começar o preparo
É costume guardar as carnes de Natal no congelador para preservar. Porém, quanto mais congelada, mais tempo vai demandar no forno. Para evitar um preparo demorado e economizar gás, deixe descongelando um tempo antes; se possível, deixar de um dia para o outro é um bom tempo para descongelar.
Dica 5) Tender bolinha recheado é uma opção de proteína menor e mais rápida para a ceia de Natal
O Tender Bolinha Seara além de ser econômico, também é menor do que outras proteínas de Natal. Pelo seu tamanho, o seu tempo no forno vai ser mais rápido. Além disso, você pode recheá-lo de diversas formas e inovar na ceia de Natal. Confira o vídeo e coloque na sua lista de ceia de Natal simples.
Dica 6) Escolha a airfryer para preparar receitas da ceia de Natal
A airfryer é o utensílio de cozinha queridinho do momento, justamente pela sua praticidade e versatilidade. E ela também é uma ótima opção para substituir o forno a gás no preparo de várias receitas natalinas. Aqui no Minha Receita, temos algumas opções de pratos para ceia de Natal feitos na airfryer. Confira: Fraldinha na Airfryer com Pêssegos ao Espumante, Tender na Airfryer, Rabanada na Airfryer e o Salmão na Airfryer. Confira!
Veja mais: 8 receitas práticas para fazer na airfryer quando se tem pouco tempo
Dica 7) Corte os alimentos da ceia de Natal em pedaços pequenos
Se for cozinhar batatas ou outros legumes para compor pratos, como a Batatonese com Mortadela, a dica é cortar em pedaços bem pequenos para cozinhar mais rápido. Quanto maior o tempo de cozimento, menos gás vai utilizar. A mesma dica funciona para o bacon da farofa, por exemplo. Fique atento.