Por Minha Receita
O arroz soltinho é patrimônio cultural brasileiro, um prato tradicional perfeito para compartilhar com amigos e familiares. Preparamos as melhores dicas para você cozinhar um arroz soltinho incrível para acompanhar sua Feijoada Seara de domingo ou para complementar o strogonoff que a família toda ama.
Descubra como fazer arroz soltinho e delicioso — é fácil, só precisa de carinho na preparação. Siga a leitura!
1. Escolha o tipo de grão: o segredo para um arroz perfeito começa aqui
O segredo para conseguir um arroz soltinho começa na escolha do tipo de grão. Existem diversos tipos de arroz, como basmati, arbóreo, negro, integral e a lista continua. O grão de arroz ideal para utilizar no preparo do dia a dia é o tipo agulhinha!
Lembre-se de que quanto mais perolado o arroz, menor será a chance de ficarem grudados e empapados. Isso acontece porque os grãos esbranquiçados possuem mais amido, que aumenta o “grude” durante o cozimento.
Por isso, compre o arroz parboilizado se possível, que, inclusive, nem precisa ser lavado antes de sua preparação. Se você precisar utilizar o arroz branco em sua receita, lave várias vezes para retirar o excesso de amido e deixe secar muito bem.
2. Escolha a panela ideal para cozinhar o arroz
O tamanho do recipiente no qual você cozinha o arroz interfere (muito!) no prato. Cozinhar em uma panela muito pequena diminui o espaço entre os grãos, que ficam maiores quando cozidos, o que pode causar o estado “papado” do prato. Por isso, se você deseja um arroz soltinho gostoso para você e a sua família, escolha uma panela maior.
3. Refogue os grãos de arroz com azeite ou óleo
Lembra quando falamos para deixar o arroz branco secar bem após lavá-lo? Um dos motivos do arroz ficar empapado é cozinhá-lo úmido.
Para evitar esse problema, você pode refogar os grãos com óleo ou azeite antes de acrescentar a água para o cozimento. Coloque um pouquinho de azeite, alho e aqueça a panela, fritando bem o arroz durante dois minutos para deixá-lo sequinho — ideal para continuar sua receita.
Sobre quantidades: para cada xícara de arroz, utilize duas colheres de sopa de óleo ou azeite no cozimento.
4. Use água previamente aquecida
Outro segredo para conquistar o arroz soltinho dos sonhos é a água do cozimento! Após refogar seus grãos, utilize água quente para o cozimento. Se você usar água gelada (esperando ferver direto no arroz), ela poderá retirar boa parte do óleo ou azeite do arroz, comprometendo a selagem e, consequentemente, o ponto! Além disso, usando água aquecida, a receita fica pronta mais rápido.
5. Atenção às medidas: sempre será o dobro de água!
Nada de fazer receita de olho! As medidas também importam no momento de cozinhar o arroz, principalmente se você deseja alcançar o ponto soltinho. Mas não se preocupe, elas são fáceis de decorar: para cada xícara de arroz, duas de água! Por exemplo, se você preparar 3 xícaras de grãos, seja arroz tradicional ou integral, utilize 6 xícaras de água fervida para o cozimento.
Está na dúvida sobre a quantidade de arroz? Confira nosso artigo como calcular a quantidade de comida e bebida por pessoa.
6. Evite mexer no arroz após adicionar a água
Após adicionar água, evite mexer muito no arroz! Misturar muito pode liberar amido durante o cozimento, que contribui para o estado papado que queremos evitar. Portanto, após adicionar a água, adicione seus temperos e mexa levemente o arroz, para misturar os condimentos, e não misture mais. Deixe cozinhar.
7. Baixe o fogo quando a água não for mais visível
Fique observando o arroz e, quando não houver mais água aparente sobre os grãos e eles já estiverem mais “inchados”, coloque o fogo no nível mais baixo e tampe a sua panela parcialmente.
8. Desligue após 5 minutos com um pouco de água no fundo
O momento ideal para desligar o fogo é quando houver um pouco de água no fundo da panela, que deverá ter secado quase por completo após 5 minutos no fogo baixo. Mantenha esse restante de água no fundo da panela ao desligar o fogo, deixando o arroz descansar. Verifique se está na hora afastando os grãos gentilmente com um garfo para conferir a quantidade de líquido no fundo da panela.
9. Deixe terminar de cozinhar no vapor
Após desligar o fogo, tampe a panela totalmente e deixe assim por aproximadamente 5 minutos, para que o arroz termine de cozinhar no vapor, secando o restante da água que deixamos no fundo da panela, como instruído no ponto anterior.
10. Solte os grãos com um garfo
Seu arroz está pronto! Mas não tire diretamente da panela com uma colher. Solte os grãos com calma com o auxílio de um garfo, transfira para uma travessa e, agora, sim, você pode desfrutar um arroz soltinho com a família e amigos, criando novas memórias gostosas com receitas deliciosas!
11. Incremente o arroz com mais sabor e nutrientes
Tudo o que é bom pode ficar ainda melhor! Para deixar o arroz soltinho ainda mais saboroso, que tal incrementar com produtos de alta qualidade da Seara? Experimente adicionar Brócolis Seara para um toque extra de sabor e nutrição. Eles são 100% naturais, sem transgênicos, e não contêm conservantes artificiais, preservando os nutrientes e o sabor do ingrediente.
Prepare uma refeição que traduza o carinho pelos momentos de refeição com quem você ama. Sirva o arroz especial com brócolis acompanhado de uma proteína saborosa como a Linguiça Toscana Seara e uma salada fresca. Explore as opções da Seara e transforme seu arroz em um prato ainda mais delicioso!
Dica bônus: como deixar o arroz integral soltinho?
O arroz integral é um aliado saudável e delicioso para a dieta, rico em fibras e minerais. Para deixá-lo soltinho, comece deixando o arroz integral de molho por 3 a 4 horas, para eliminar o ácido fítico, facilitando a digestão e o cozimento. Na hora de cozinhar, refogue uma cebola picada em azeite, adicione água e sal com cuidado e, em seguida, adicione o arroz.
Cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos, depois, desligue o fogo e mantenha a tampa por mais 10 minutos para que o restante da água evapore. O resultado é um arroz integral soltinho e delicioso. O processo é muito parecido com os passos do arroz branco, variando somente no tempo de cozimento e descanso no vapor.
Gostou das dicas? Desejamos uma ótima refeição para você, com boas companhias e, claro, Seara na mesa! Aproveite e confira nossa lista deliciosa de arroz com frango com 10 receitas diferentes para inovar no prato. Até a próxima!