Por Minha Receita
Que aprender como fazer caldo de frango? Esse preparo fácil é um verdadeiro coringa para incrementar diversas receitas de almoço e jantar, como sopas, receitas com arroz, receitas de risoto e pirão. Sua base também está presente no caldo de mandioca com frango e no caldo de abóbora com frango, que são boas refeições para preparar nos dias frios. O caldo de frango pode, inclusive, cumprir a mesma função do caldo de galinha industrializado, só que de forma muito mais nutritiva e saudável. Para aprender como fazer essa receita simples, confira as dicas abaixo!
Dica 1) Como fazer caldo de frango: aproveite a carcaça e as sobras de frango assado
O caldo de frango costuma ser feito com a carcaça da proteína, ou seja, os ossos. Para evitar desperdícios, você pode aproveitar as sobras de frango de outras refeições e preparar um caldo delicioso, reutilizado em diversas receitas. É possível aproveitar, por exemplo, as sobras de Coxa Seara, Sobrecoxa Seara e do frango inteiro assado no forno, que vieram de outras receitas com frango fáceis.
Dica 2) Para fazer um bom caldo de frango, adicione cenoura, cebola e salsão
Os legumes e vegetais são ingredientes primordiais para trazer sabor ao caldo de frango! Nesse caso, você pode usar a mesma base do clássico caldo de legumes para risotos e refogar cebolas, cenouras e talos de salsão ou assá-los no forno junto com a carcaça de frango. Além destes ingredientes, alho e temperos como tomilho, louro e pimenta-do-reino em grãos oferecem um sabor diferenciado para a receita.
Dica 3) Como fazer caldo de frango passo a passo
Ingredientes
- ½ cenoura em rodelas
- 1 talo de aipo picado
- ½ cebola picada
- 2,5L de água
- 1 folha de alho-poró
- 1 folha de louro
- 2 ramos de tomilho
- 2 talos de salsinha
- Barbante para uso culinário
- ½ colher de chá de pimenta-do-reino
- 2 cravos da índia
Modo de preparo
Passo 1 – Em uma panela bem grande, junte a carcaça de frango (ou sobras do frango assado de outras refeições e adicione a cenoura, o aipo, a cebola e a água. Leve a panela em fogo médio até começar a levantar fervura;
Passo 2 – Abaixe o fogo para o mínimo e cozinhe por cerca de 1h30;
Passo 3 – Adicione os talos de salsa, o louro, o tomilho, a folha de alho-poró, a pimenta-do-reino e os cravos da índia ao caldo. Deixe cozinhar por mais 2h, retire do fogo e coe com uma peneira fina;
Passo 4 – Despreze os ingredientes coados e armazene o caldo em potes herméticos.
Se quiser complementar com 1 folha de louro, 3 ramos de tomilho fresco e mais algumas ervas, monte um ramo de cheiros amarrando tomilho, louro, salsa e outros temperos para frango em formato de buquê com um barbante culinário – como o tradicional bouquet garni francês.
Caso tenha restado alguma dúvida, veja o modo de preparo completo no vídeo abaixo:
Dica 4) Aproveite o caldo de frango em uma variedade de receitas, como risotos e sopas
Quando o caldo de frango estiver devidamente cozido, abra a panela para retirar a carcaça e coar o líquido com a ajuda de uma peneira. Depois, você pode aproveitar a receita em uma variedade de pratos na cozinha! Use o caldo para cozinhar outros tipos de carnes com o líquido ou até mesmo incrementar o arroz branco do dia a dia (adicionando o caldo na hora do cozimento). Você também pode preparar pratos com frango, receitas de frango no forno e receitas simples, como sopas e risotos que acompanham a proteína.
Dica 5) Saiba como armazenar o caldo de frango para reaproveitar em outras receitas
Caso prefira guardar o caldo de frango para usar em outras receitas, a dica é colocá-lo em uma forma de gelo e levar ao congelador. Quando firmar, coloque os cubos do caldo em um saco plástico transparente e guarde por até 3 meses. Outra opção é armazenar em um recipiente de vidro fechado e manter refrigerado por 5 dias na geladeira. Escolha o que for melhor para você!
Publicado em 28 de abril de 2021.
Atualizado em 19 de dezembro de 2022.