Por Minha Receita
A carne moída é um dos pratos mais versáteis para o dia a dia, pois combina com praticamente qualquer ocasião! A receita é perfeita para fazer um almoço de domingo rápido e barato, como a famosa lasanha bolonhesa, acompanha muito bem o arroz e o feijão de um jantar simples e também pode complementar o macarrão de forno do fim de semana. A seguir, confira como fazer carne moída de forma simples e fácil para todos os tipos de preparos!
Receita de carne moída para o dia a dia
Ingredientes:
- 500g de carne moída
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 tomates picados
- 1 colher de sopa de óleo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Cheiro-verde picado para finalizar
- Água o quante baste
- Extrato de tomate (opcional)
Como fazer carne moída fácil:
- Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e refogue a cebola e o alho até começar a dourar;
- Adicione a carne moída e mexa bem, desfazendo os grumos com uma colher de pau. Isso ajuda a carne a ficar soltinha;
- Quando estiver bem douradinho, acrescente os tomates picados e continue mexendo até que eles comecem a desmanchar;
- Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Se precisar, adicione um pouco de água ou misture água com extrato de tomate para dar um sabor especial;
- Finalize com cheiro-verde picado e sirva quente com arroz, feijão e batata frita.
Qual é a carne para fazer carne moída?
Geralmente, as carnes magras que têm um pouco de gordura, como patinho ou acém, são ideais para fazer uma carne moída soltinha, pois garantem um sabor mais suculento e uma textura mais macia.
A linha Friboi Reserva conta com opções de cortes ideais para quem busca por maciez, sabor e praticidade. Tudo pensado para ganhar tempo na hora do preparo com carnes mais saborosas, fresquinhas e de qualidade!
Por isso, a dica é apostar no Patinho Friboi Reserva, que é conhecido por sua textura firme e sabor suave. O patinho é uma carne mais apropriada para cozinhar lentamente e geralmente tem uma maior quantidade de gordura marmoreada, que pode ser removida antes de cozinhar para um resultado mais saudável.
Outra boa opção é a carne Acém Friboi Reserva, usada para preparos de cozimento lento, como assado, ensopado ou cozido a vapor, para torná-lo mais macio e suculento. O acém é uma carne magra que está presente em muitas receitas tradicionais como a carne moída.
O que fazer para a carne moída ficar soltinha?
Para deixar a carne moída soltinha, certifique-se de mexer bem e desfazer os grumos ao refogar a carne. Isso ajuda a garantir uma textura mais uniforme e soltinha. Aproveite as sobras de carne moída para rechear panquecas ou croquetes!
Veja também: 5 receitas de torta de carne para testar no dia a dia
Como saber se a carne está cozida?
A carne moída estará cozida quando não houver mais partes rosadas e a sua cor estiver uniforme. Além disso, a panela deve estar bem quente para que a carne cozinhe por completo e os sucos estejam claros, o que indica que a carne está no ponto.
Saiba mais: 10 receitas de molho para carne que vão elevar o sabor dos pratos