Por Minha Receita
Costelinha de porco douradinha é a favorita dos amantes de carnes suínas. Seja a costelinha de porco assada no forno com molho barbecue – parecida com as feitas nos steakhouses – ou a costela de porco feita na brasa com temperos tradicionais, como pimenta-do-reino e alho, a carne é extremamente saborosa e agrada grande parte dos brasileiros. E para deixá-la douradinha, com aquela cor bonita e crocância suculenta por fora, existem alguns truques que envolvem temperos e o modo de preparação certo da peça. Mas acredite: é possível fazer a costelinha de porco em casa como um verdadeiro mestre de cozinha! Se você quer aprender como fazer costelinha de porco douradinha, confira nossas dicas a seguir!
Pitada de açúcar é segredo no tempero para costelinha de porco douradinha
Para deixar a costela douradinha por fora, um dos segredos é adicionar uma pitada de açúcar! Pois é, esse é um daqueles segredos de vó que faz toda a diferença, pode testar! O açúcar mais indicado é o mascavo, que é menos doce e mais saudável, e deve ser colocado na hora que você estiver temperando a costela como de costume, junto com os ingredientes tradicionais, como sal e pimenta-do-reino. Dependendo da quantidade de costelinha de porco, use de 1 a 2 colheres de café do açúcar mascavo em toda a peça. O açúcar deve ser usado como tempero para costelinha de porco ao fazer costela no forno, costela frita ou costela na panela de pressão – na churrasqueira, o açúcar pode comprometer o sabor.
Molho barbecue e mostarda e mel também ajudam a deixar a costelinha de porco com a crosta douradinha
Molho barbecue e molho de mostarda com mel combinam superbem com costelinha de porco. Não é à toa que esses pratos são famosos nos restaurantes e grandes steakhouses! O sabor agridoce é comum aos dois molhos, ou seja, eles geralmente contém açúcar na composição e, por isso, caramelizam e fazem com que a carne ganhe um tom dourado com uma leve crocância por fora. Confira como fazer molho barbecue e molho mostarda e mel:
Molho barbecue: refogue 1 cebola pequena e 3 dentes de alho no azeite em uma panela em fogo médio por cerca de 5 minutos, até ficarem macios. Junte 1 xícara de ketchup, 1 colher de sopa de melaço, 1 colher sopa de vinagre de maçã, 1 colher de sopa de mostarda amarela, 1 colher de molho inglês e depois tempere com cominho, páprica e pimenta a gosto. Deixe ferver, diminua o fogo e cozinhe por 20 minutos. Se quiser um toque defumado, adicione ¼ colher de chá de fumaça líquida.
Molho mostarda e mel: num pote de vidro, junte 1 colher (sopa) de mostarda Dijon, 1 colher (sopa) de mel, 3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto e ½ xícara (chá) de azeite. Misture até formar um molho liso. Depois, tempere com 1 pitada de sal e pimenta-do-reino a gosto.
Como temperar a costelinha de porco
O tempero para a costelinha de porco também é responsável por deixar a carne douradinha por fora, com aquela crosta dourada. Os grandes chefs de cozinha recomendam o dry rub, que é a técnica de esfregar os temperos a seco diretamente na carne suína, massageando a peça para potencializar o sabor. Abaixo, selecionamos duas sugestões de ingredientes para fazer o dry rub: uma com açúcar, para fazer costela no forno; e outra sem o açúcar, para costelinha de porco na churrasqueira, já que o ingrediente pode comprometer o sabor ao fazer a carne na brasa. Confira:
Dry rub para a costelinha no forno:
1/2 xícara de páprica defumada
1/4 xícara de sal
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de alho granulado
6 colheres (sopa) de cebola em pó
1/4 xícara de chilli em pó
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino
1 colher (chá) de cominho em pó
1/2 colher (chá) de pimenta caiena
Dry rub para a costelinha de porco na churrasqueira:
3 colheres (sopa) de páprica
1 colher (sopa) de cebola em pó
1 colher (sopa) de alho em pó
2 colheres (sopa) de sal marinho
1 colher (sopa) de manjericão desidratado
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino
1 colher (sopa) pimenta vermelha
1 colher (sopa) de mostarda em pó
Como fazer costelinha de porco douradinha no forno
Temperatura e tempo de cozimento no forno também precisam ser certeiros para a costela de porco ficar douradinha. Primeiro, forre a carne com papel alumínio e coloque dentro de uma assadeira com laterais. Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C e cozinhe de 2 a 3 horas ou até que a carne comece a soltar facilmente do osso.
Depois de retirar as costelas do forno, é a hora de regar o molho barbecue ou o molho de mostarda mel! Depois de pincelar toda a superfície da costelinha de porco, é preciso finalizar o preparo no fogo para que o molho caramelize e se espalhe de maneira uniforme. Por isso, volte com a carne ao forno por mais 25 minutos ou até caramelizar.
Como fazer costelinha de porco douradinha na churrasqueira
Para fazer costelinha de porco na churrasqueira e deixá-la douradinha e crocante por fora, o tempo de preparo leva cerca de 1 a 2 horas. Posicione a peça com os ossos virados para baixo para que o calor o calor chegue devagar até a carne e vá cozinhando por dentro. Dessa forma, a carne fica mais macia e se desprende mais facilmente do osso. Depois de 40 minutos, vire a costela para baixo e coloque mais perto da brasa, o que vai ajudar a ficar crocante por fora. Depois de cerca de 40 minutos, retire a costela da grelha e regue com o molho barbecue ou mostarda e mel e volte com a peça para a grelha por cerca de 5 minutos para garantir o efeito caramelizado e dourado.
Como fazer costelinha de porco frita
Costelinha de porco frita e douradinha é um petisco irresistível para os amantes de cortes suínos! Para fazer, você pode apostar no truque do açúcar para deixá-la douradinha. Escolha uma costela em ripas para facilitar o preparo, mas é fundamental deixar a peça na salmoura para que ela fique macia. Para temperar, é o seguinte: no liquidificador, bata 2 dentes de alho, suco de 2 limões, 1 colher de chá de açúcar mascavo, sal e pimenta-do-reino a gosto. Passe a mistura nas costelinhas de forma generosa e deixe na geladeira por cerca de 1 hora. Depois, escorra e reserve. Em seguida, cubra com óleo uma panela grande e leve ao fogo médio para fritar. Retire e escorra em papel toalha. Para arrematar, regue com molho barbecue ou mostarda e mel – combinações imbatíveis para a costelinha de porco!
Escolha uma costelinha suína resfriada de qualidade
Temperos para costelinha de porco e truques de cozinha são fundamentais, mas sem uma costela de qualidade, a refeição não fica perfeita! Por isso, vale escolher carnes de qualidade e que sejam muito bem selecionadas. A Seara, por exemplo, desenvolveu a linha de Cortes Suínos Resfriados Seara Gourmet, com cortes suínos para você temperar a gosto, como a Costela Barbecue, a Costela em Ripas e a Costela Inteira Resfriada.