Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Como fazer costelinha de porco frita

Descubra o jeito perfeito de preparar sua costelinha de porco frita em alguns passos

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Costelinha de porco é uma carne suína suculenta e um dos cortes favoritos dos brasileiros! E o que dizer da costelinha de porco frita? Crocante, macia e douradinha, ela serve como aperitivo para aquele churrasco em casa ou happy hour entre amigos ficar ainda mais especial, mas também pode destacar no almoço de domingo e no jantar do dia a dia. Por isso, a dica da vez é inteirinha sobre ela: como fazer costelinha de porco frita do jeito certo! A seguir, você confere formas de fritar e quais temperos usar. Confira!

O segredo para fazer costelinha de porco frita está nos detalhes

Para fazer a costelinha de porco frita perfeita, você precisa saber o seguinte: ela é feita, geralmente, em uma panela, em vez de uma frigideira, por mais que seja a versão frita da carne de porco. Isso porque é preciso cozinhar e amaciar a costelinha antes de começar a fritar. E esse processo de cozimento pode ser feito de duas formas: a primeira é cozinhando a costelinha na própria água e gordura que vão sendo soltas aos poucos e a segunda é cozinhar a costela em uma banha de porco por meio da técnica da imersão – que dá um pouquinho mais de trabalho mas que garante um sabor sensacional.

Sabendo disso, o preparo da costelinha é o mesmo. A dica é cortar a carne suína em cubinhos, e para facilitar, você pode comprar uma costela de porco em ripas, como a Costela Suína em Ripas Resfriada Seara Gourmet, que já vem porcionada e é super macia para ajudar você a fazer o melhor corte. Depois, é hora de temperar.

Tempero para costelinha de porco frita: confira os melhores para usar

Alho, pimenta-do-reino, limão e sal a gosto. Aprender como temperar costelinha de porco para fritar não tem mistério quando você apostar nos temperos clássicos que costumam agradar a todos. No lugar do limão, você também pode colocar vinagre. Misture bem todos os temperos à carne crua e deixe descansar por cerca de 1 a 2 horas para que os sabores das especiarias sejam bem absorvidos.

Que tal aprender também como temperar costela com um delicioso dry rub?Essa técnica que ensina a esfregar temperos e especiarias secas para dar mais sabor e suculência é uma ótima ideia se você gosta de se aventurar na cozinha. Vale a pena temperar costela de porco com páprica doce, páprica picante, shoyu, mostarda moída, açúcar mascavo, alho em pó e mel, além do vinho branco seco no lugar do limão e do vinagre.

No vídeo abaixo, nós ensinamos como fazer dry rub para temperar costela desse jeitinho. Confira!

Passo a passo de como fritar costelinha de porco na própria gordura

Para fazer costelinha de porco frita na panela não é preciso refogar. Basta colocar as costelinhas já temperadas em uma panela já quente, em fogo alto, para que a carne solte água e gordura naturalmente. E aqui vai uma dica de chef: não se preocupe em sujar o fundo da panela com aquela crosta dourada, ok? É por causa desse acúmulo de gordura natural da carne que o sabor fica ainda mais intenso. Por isso, escolha uma panela de alumínio, já que as panelas antiaderentes não permitem tão bem a criação dessa crosta ao fundo.

Depois de colocar as costelinhas, mexa após 5 minutos para ajudar a soltar a água e a gordura, e depois de cerca de 15 minutos abaixe o fogo e deixe que a carne cozinhe nesse líquido. Esse cozimento deve levar, em média, cerca de 30 minutos. Quando você perceber que a costela já está cozida, chegou a hora de fritar: aumente o fogo e vá mexendo para soltar a crosta que fica no fundo da panela. Esse processo é bem rápido, leva de 10 a 15 minutos. Viu como é fácil aprender como fazer costelinha de porco frita? Depois disso, você pode aproveitar a receita de Costelinha de Porco com Polenta Cremosa e Grelhados para se inspirar nos acompanhamentos.

Como fazer costelinha de porco frita em banha de porco

Capaz de deixar alguns cortes de carne de porco ainda mais saborosos, como a nossa querida costelinha, a banha de porco serve para fazer frituras por imersão e realçar o sabor dos alimentos. Para fazer a banha de porco, é preciso fritar alguns pedaços de toucinho lentamente em fogo baixo, processo que leva, aproximadamente, 2 horas. A ideia é que o toucinho derreta e libere uma gordura líquida para que você, depois, consiga fritar a costela nela. Mas se você estiver buscando por uma opção que te ajude a perder menos tempo na cozinha, a Banha Refinada Seara é um ingrediente pronto, ideal para deixar suas receitas com costelinha de porco muito mais apetitosas.

Para fazer costelinha de porco frita nessa banha, o passo a passo é simples: primeiro, você deve deixar a gordura derreter em uma panela a fogo médio. Quando a banha de porco estiver líquida, adicione as ripas de costela temperadas e deixe cozinhar em fogo baixo durante 10 minutos. Depois, aumente o fogo para que a carne suína perca líquido e comece a fritar. Vá acompanhando a fritura e observando a cor das costelinhas. Você deve fritar em fogo alto por aproximadamente 12 minutos até que elas fiquem bem douradinhas. Retire quando estiver com aquela crosta brilhosa, crocante e irresistível!

Abaixo, nós separamos esse passo a passo em vídeo, para te ensinar como como fritar costelinha de porco com banha. Confira!

O que servir com costelinha de porco frita?

Agora que você aprendeu como fazer uma costelinha de porco fenomenal, que tal pensar nas guarnições que combinam com o prato? Sem sombra de dúvidas, a receita de costelinha de porco frita fica ainda mais saborosa ao lado de bons acompanhamentos. E para complementar essa carne suína suculenta, você pode preparar um spaghetti de palmito pupunha, batatas rústicas assadas, canjiquinha, tartare de abóbora e até mesmo um delicioso cuscuz marroquino, como na receita de Costela Barbecue Seara Gourmet com Cuscuz Marroquino e Legumes Crocantes.

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Gourmet Para Almoço e Jantar

Matérias relacionadas

Carne Suína

Confira outras matérias

A imagem destaca pedaços de costelinha barbecue servidos em uma tábua de madeira marrom escura com um pequeno pote de barbecue mais à esquerda. No topo da imagem, uma epiga de milho.
11.Nov

Carne Suína

5 dicas para fazer costelinha de porco assada no forno

08.Nov

Academia da Carne

5 Receitas de Ragu: Deliciosas para todos os momentos

Fatias de panceta suína servidas com salada em um prato preto brilhante.
24.Oct

Carne Suína

Como temperar panceta para churrasco?

A imagem destaca alguns espetinhos mistos em cima de uma tábua de madeira, que está por cima de um pano quadriculado. Na frente, uma pequena molheira com molho chimichurri. No fundo, alguns pimentões e cebolas.
23.Oct

Aves

10 ideias de entradinhas para churrasco

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.