Por Minha Receita
A costelinha de porco é uma carne muito suculenta que combina com diversos acompanhamentos, como as batatas rústicas assadas com ervas ou o cuscuz marroquino. A costelinha de porco assada é a maneira mais prática de fazer o prato, no entanto, é preciso ter alguns cuidados para a carne suína não ressecar e comprometer o sabor e a textura no paladar.
Quem ainda não conseguiu acertar o ponto, pode seguir as dicas do Minha Receita de como fazer costelinha de porco para evitar que a carne resseque e garantir um almoço muito saboroso para oferecer em casa!
Capriche no tempero da costelinha de porco de um dia para o outro
O tempero da costelinha de porco é onde se esconde o sucesso deste prato. A boa notícia é que há uma variedade grande de ingredientes que combinam com a carne suína e podem ser utilizados para temperar a costelinha de porco, como suco de laranja ou limão, cominho, semente de mostarda, semente de coentro, shoyu, vinagre, mel, vinho branco e páprica defumada.
Quer uma combinação de temperos que sempre funciona? Anote aí: dentro de um saco plástico, coloque 1 kg de costelinha suína, 5 dentes de alho, 1 cebola ralada, pimenta-do-reino moída a gosto, 5 colheres de sopa de vinagre e 1 colher de chá de sal. Leve o saco plástico à geladeira e deixe-o de um dia para o outro.
Outra combinação de temperos que garantirá sabor e suculência à costelinha de porco no forno é: suco de laranja, suco de limão, azeite, sal e páprica defumada.
Veja como fazer a costelinha de porco assada no forno
1) Tempere a costelinha de porco um dia antes;
2) Com as costelinhas suínas temperadas de um dia para o outro, a continuação do prato principal é muito simples. Comece preaquecendo o forno 10 minutos antes a 200° C;
3) Na hora de dispor as costelinhas de porco na assadeira, coloque-as com a gordura para cima, pois, quando ela derreter, deixará a carne mais suculenta;
4) O tempero armazenado no saco plástico deve ser despejado na assadeira por cima da carne antes de ir para o forno;
5) Você deve acrescentar ½ xícara de chá de água na assadeira para evitar que a carne suína resseque;
6) Cubra com papel-alumínio e deixe assar em forno médio por cerca de 40 minutos.
7) Para garantir que as costelinhas fiquem douradas, retire o papel-alumínio e deixe no forno por mais 20 minutos;
8) Se quiser dar um toque especial às costelas suínas, pode pincelar a carne com molho barbecue, mel ou melaço depois de retirar o papel laminado.
Escolha uma boa costelinha de porco para criar sua receita
Escolher uma boa costela suína faz toda diferença na receita. Na hora de escolher a costelinha, você pode optar pela Costela Suína Resfriada Seara Gourmet ou Costela Suína em Ripas Resfriada Seara Gourmet. Ambas são práticas para o dia a dia e deixam qualquer prato ainda melhor! Além dessas opções, a linha de suínos Seara Gourmet também conta com a Costela Barbecue Seara Gourmet, que contém ingredientes selecionados e sua carne é extremamente macia e suculenta, desmanchando na boca. Além de vir acompanhada de um delicioso molho barbecue que deixa a costela ainda mais saborosa, assim como as das mais famosas steakhouses. Basta levá-la do freezer direto para o forno.