Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Como fazer cupim na churrasqueira?

Dicas de um preparo suculento

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

Quem gosta de fazer churrasco em casa, provavelmente já teve o prazer de saborear um delicioso cupim assado na churrasqueira. O cupim é uma peça suculenta de carne bovina que fica desmanchando depois de pronta e vai tomando forma durante o preparo, mas para que a carne para churrasco alcance o resultado esperado, é preciso seguir algumas dicas.

Quer aprender como fazer cupim na churrasqueira? Veja os segredos que vão deixar o corte de carne desmanchando de tão macio!

Cupim assado na churrasqueira pode ser feito do jeito que você quiser

Tem gente que gosta do cupim macio, cortado na faca, outros preferem o cupim casqueirado – que é aquele tostadinho, servido em lascas – e muitos são apaixonados pelo cupim que fica desmanchando. Todas as formas de preparo são deliciosas. Aqui, você vai aprender a fazer o cupim desmanchando!

Para todos os tipos de preparo, aposte no Cupim Maturatta Friboi

Você sabe qual parte do boi é o cupim? O corte é retirado da região do pescoço bovino, por isso, tem bastante gordura entremeada nas fibras, conhecida também como marmoreio. Ainda que seja naturalmente macio, cortes como o Cupim Maturatta Friboi são referência de qualidade e garantem mais sabor ao churrasco caseiro.

Corte a carne de churrasco em pedaços menores

O cupim é uma peça alta, grande e normalmente irregular. Se você assar a carne inteira, há grandes chances de tostar demais o lado de fora esperando até que ela fique macia no centro. Para evitar que isso aconteça, a dica é cortar o cupim em pedaços menores. Apare também as pontas, para deixar a carne mais uniforme. 

Sele o cupim na churrasqueira antes de assar

Selar a carne de churrasco antes do cozimento é um truque valioso para criar uma crosta dourada no cupim, preservando os seus sucos internos. Para garantir que a carne fique suculenta, acenda o carvão e espere até que as brasas estejam bem formadas e cobertas por uma fina camada de cinzas antes de começar a assar a carne. Depois, coloque o cupim na parte mais quente da churrasqueira e sele de todos os lados.

Veja também: Qual o momento certo de colocar a carne na churrasqueira?

O que fazer para o cupim não ficar duro?

Para assar o cupim na churrasqueira deixando o centro da carne no ponto perfeito, um dos segredos mais importantes é embrulhar a carne no papel alumínio ou papel celofane para fazer um vapor de calor. Se quiser dar um sabor especial, passe manteiga derretida por toda a peça. Veja como preparar:

  1. Embrulhe o Cupim Maturatta Friboi no papel alumínio, dando de 8 a 10 voltas na carne; 
  2. Aperte bem as laterais e volte com a carne para a churrasqueira, deixando assar em brasa média.

Como fazer cupim na churrasqueira? O tempo de cozimento é longo

O tempo de cocção do cupim na churrasqueira depende do tamanho da peça e da temperatura, mas em média, são necessárias de 4 a 6 horas. Primeiro, veja se você consegue manter a mão acima da grelha sem se sentir desconfortável por 7 segundos. Se for muito difícil, é sinal de que a brasa está quente demais. Se passar dos 7 segundos, é sinal de que está fria. Para manter a temperatura constante, verifique a brasa de meia em meia hora e, aos poucos, reponha o carvão.

Confira também: 12 dicas para servir o churrasco sem perder a suculência das carnes

Como saber se o cupim já está pronto?

Para garantir que o cupim esteja pronto, você pode pode fazer o teste do garfo: posicione no centro da peça e aperte até o fundo. Se o garfo atravessar a carne com facilidade e ela estiver macia ao toque, significa que o cupim está macio!

Deixe o cupim assado na churrasqueira descansar antes de servir

Assim que a carne estiver no ponto de desmanchar, retire da churrasqueira, abra o papel alumínio e deixe descansar por alguns minutos antes de desmanchar ou cortar a peça. Esse período de descanso permite que os sucos se redistribuam pela carne, garantindo que o cupim fique ainda mais suculento e saboroso na hora de servir.

Tempere o cupim assado com sal e pimenta-do-reino 

A melhor forma de temperar o cupim e aproveitar o máximo de sabor da carne é apostando apenas no sal e na pimenta. Você pode desmanchar a carne com as mãos (usando uma luva) ou desfiar com um garfo de tão macia que ela vai estar. Depois, é só temperar com sal e pimenta-do-reino moída na hora.

Saiba mais: Sal no churrasco: usar antes ou depois das carnes irem para brasa?

Os comentários estão desativados.

5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Dicas de Cozinha Bovinos Churrasco em Casa Friboi

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

Peru de Natal servido com frutas em uma travessa grande. No fundo, uma panelinha com arroz natalino.
22.Nov

Aves

Cardápio para ceia de Natal completa: ideias de entradas e pratos principais para receber a família

Peça de carne assada com uma fatia do lado, tomates, sal, alecrim e uma taça de cerveja
22.Nov

Bovinos

10 erros que podem comprometer a qualidade do churrasco

Mesa posta com salpicão de frango servido em recipiente laranja.
21.Nov

Aves

Salpicão de frango combina com o que? 10 opções de pratos para servir junto

Imagem destaca a receita de farofa de Natal com tender bolinha picado e grelhado, farinha de mandioca torrada, castanhas portuguesas descascadas e picadas, azeitonas verdes fatiadas, cebolinha fatiada e raspas de limão. A farofa está servida em uma tigela oval preta.
21.Nov

Carne Suína

Farofa de Natal: 13 receitas para escolher a preferida para a ceia

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.