Por Minha Receita
Quer saber como fazer feijoada completa? Esse é um prato típico da culinária brasileira que despertou muitas variações ao longo dos anos, mas a sua versão mais conhecida é composta por feijão preto e uma diversidade de carnes para feijoada, a maioria feita de porco. E é claro que a receita de feijoada completa não é a mesma sem os tradicionais acompanhamentos para feijoada – arroz branco, torresmo crocante, farofa de bacon e couve refogada.
A seguir, o Minha Receita preparou as melhores dicas sobre como fazer uma feijoada e surpreender os convidados à mesa. Pegue a sua maior panela, vista o avental e prepare essa maravilha!
Como fazer feijoada completa? Primeiro, selecione as carnes da sua receita
Você pode escolher os ingredientes para feijoada que quiser, mas vale a pena usar todos os tipos de carnes – salgadas, secas e defumadas – para deixar os sabores mais equilibrados. Na hora de fazer a sua combinação, calcule cerca de 2,5 kg de carne para cada 1 kg de feijão. Confira abaixo:
- 500 g de Costelinha Suína Seara;
- 400 g de Linguiça tipo Calabresa Seara;
- 300 g Linguiça Paio Seara;
- 200 g de Bacon Mantinha Seara;
- 400 g de lombo suíno salgado;
- 500 g de carne seca;
- Pés, rabo e orelhas suínas.
O pé, o rabo e as as orelhas suínas são importantes para adicionar sabor, aroma e consistência ao prato. No entanto, caso você ou algum dos seus convidados não aprecie esses cortes de carne de porco, basta separar as carnes após o cozimento e servi-las à parte.
Como fazer feijoada simples na panela de pressão: reserve três dias de preparo
Quem tem o costume de separar os ingredientes para fazer feijoada sabe que ela fica muito mais saborosa quando é cozida no dia anterior. Por isso, o ideal é separar três dias para o preparo da feijoada completa. Confira o planejamento:
- 1º dia – dessalgue as carnes secas e salgadas;
- 2º dia – cozinhe os ingredientes da feijoada (feijão e carnes);
- 3º dia – ferva a feijoada, prepare os acompanhamentos e sirva!
Feijoada: como fazer a dessalga das carnes
Na véspera do cozimento da feijoada, comece o processo retirando o excesso de gordura das carnes e lavando os cortes suínos salgados, como o Rabo Suíno Salgado Seara e o Pé Suíno Salgado Seara, em água corrente. Em seguida, corte as peças (carne seca e lombo) em cubos de aproximadamente 4 cm para facilitar a dessalga. Separe as ripas da costelinha de porco e porcione também os pés, as orelhas e o rabo de porco, se houver.
Coloque todas as carnes para feijoada em um recipiente grande, cubra com água e leve à geladeira. Deixe de molho por um dia inteiro, trocando a água de três em três horas, de preferência. Além de impedir que a feijoada fique salgada, esse passo é importante para hidratar as carnes curadas e deixá-las macias e suculentas.
Como fazer feijoada completa: deixe o feijão de molho para facilitar o cozimento
Em uma peneira ou escorredor, lave bem o feijão e retire todas as impurezas. Na sequência, transfira os grãos para uma vasilha, cubra-os com o dobro de água e deixe de molho por 8 a 12 horas. Nesse período, troque a água pelo menos uma vez.
Há três bons motivos para deixar o feijão de molho: amaciar os grãos, acelerar o cozimento e eliminar as substâncias que deixam o alimento indigesto. Mas caso você não tenha muito tempo, sem problemas! Basta pôr o feijão lavado em uma panela com água e levar ao fogo. Assim que levantar fervura, desligue e coloque uma tampa sobre o feijão. Deixe de molho de 1 a 2 horas.
Dica extra: Para que o caldo da feijoada não fique opaco, é importante escolher um feijão novo, com os grãos médios e brilhantes.
Como fazer uma feijoada passo a passo
Para aprender como fazer feijoada simples, completa ou feijoada vegana, o modo de preparo é basicamente o mesmo:
Passo 1 – Comece fazendo o pré-cozimento das carnes demolhadas para eliminar o excesso de sal e gordura. Em uma panela grande, cubra todas as peças com água e leve ao fogo alto até ferver. Transfira as carnes pré-cozidas para uma vasilha, eliminando a água;
Passo 2 – Enquanto as carnes para feijoada estão no fogo, adiante os outros ingredientes da receita. Retire a pele da linguiça e do paio. Pique o bacon, o alho e a cebola;
Passo 3 – Com a panela grande de volta ao fogo, aqueça o óleo e doure a cebola e o bacon. Acrescente folhas de louro, o alho picado, sal e os temperos de sua preferência (cominho, pimenta-do-reino, etc.). Por fim, coloque o feijão e adicione água;
Passo 4 – Quando o feijão começar a ferver, junte a carne seca, o pé e a orelha. Abaixe o fogo e, 1 hora depois, adicione a costelinha suína, o rabo e o lombo. Aguarde mais 1 hora e incorpore a linguiça e o paio;
Passo 5 – Durante o processo, complete a feijoada com água fervente sempre que houver a necessidade. As carnes devem ficar cobertas pelo caldo. Também é importante retirar a gordura que vai se formando na superfície;
Passo 6 – Após 4 horas de cozimento, verifique se as carnes estão macias e acerte o sal caso seja necessário. Para engrossar o caldo, retire duas conchas de feijão cozido e amasse os grãos com a ajuda de um garfo ou as costas de uma escumadeira. Em seguida, devolva à panela e deixe a feijoada cozinhar por mais 20 minutos;
Passo 7 – Prepare os acompanhamentos da sua feijoada completa – arroz branco, couve refogada, uma farofa para feijoada bem temperada, além de um torresminho para completar o banquete!
Ingredientes para Feijoada Seara: mais praticidade para a sua receita
Em busca de mais praticidade para a sua receita de feijoada completa? A Seara tem o produto perfeito: o Ingredientes para Feijoada. Além da folha de louro fresca, esse kit feijoada vem com todos os cortes que você precisa – bacon, lombo, linguiça calabresa e pés suínos. E o melhor: todos já vêm cortados no tamanho ideal para ir da embalagem para a panela!
Publicada em 18 de setembro de 2020.
Atualizada em 05 de junho de 2023.