Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Como fazer feijoada completa

Desvende os segredos da brasileiríssima feijoada

Por Minha Receita

3.5/5 - (8 votos)

Quer saber como fazer feijoada completa? Esse é um prato típico da culinária brasileira que despertou muitas variações ao longo dos anos, mas a sua versão mais conhecida é composta por feijão preto e uma diversidade de carnes para feijoada, a maioria feita de porco. E é claro que a receita de feijoada completa não é a mesma sem os tradicionais acompanhamentos para feijoada – arroz branco, torresmo crocante, farofa de bacon e couve refogada. 

A seguir, o Minha Receita preparou as melhores dicas sobre como fazer uma feijoada e surpreender os convidados à mesa. Pegue a sua maior panela, vista o avental e prepare essa maravilha!  

Como fazer feijoada completa? Primeiro, selecione as carnes da sua receita

Você pode escolher os ingredientes para feijoada que quiser, mas vale a pena usar todos os tipos de carnes – salgadas, secas e defumadas – para deixar os sabores mais equilibrados. Na hora de fazer a sua combinação, calcule cerca de 2,5 kg de carne para cada 1 kg de feijão. Confira abaixo:

O pé, o rabo e as as orelhas suínas são importantes para adicionar sabor, aroma e consistência ao prato. No entanto, caso você ou algum dos seus convidados não aprecie esses cortes de carne de porco, basta separar as carnes após o cozimento e servi-las à parte.

Como fazer feijoada simples na panela de pressão: reserve três dias de preparo

Quem tem o costume de separar os ingredientes para fazer feijoada sabe que ela fica muito mais saborosa quando é cozida no dia anterior. Por isso, o ideal é separar três dias para o preparo da feijoada completa. Confira o planejamento:  

  • 1º dia – dessalgue as carnes secas e salgadas;
  • 2º dia – cozinhe os ingredientes da feijoada (feijão e carnes);
  • 3º dia – ferva a feijoada, prepare os acompanhamentos e sirva!

Feijoada: como fazer a dessalga das carnes

Na véspera do cozimento da feijoada, comece o processo retirando o excesso de gordura das carnes e lavando os cortes suínos salgados, como o Rabo Suíno Salgado Seara e o Pé Suíno Salgado Seara, em água corrente. Em seguida, corte as peças (carne seca e lombo) em cubos de aproximadamente 4 cm para facilitar a dessalga. Separe as ripas da costelinha de porco e porcione também os pés, as orelhas e o rabo de porco, se houver.

Coloque todas as carnes para feijoada em um recipiente grande, cubra com água e leve à geladeira. Deixe de molho por um dia inteiro, trocando a água de três em três horas, de preferência. Além de impedir que a feijoada fique salgada, esse passo é importante para hidratar as carnes curadas e deixá-las macias e suculentas. 

Como fazer feijoada completa: deixe o feijão de molho para facilitar o cozimento

Em uma peneira ou escorredor, lave bem o feijão e retire todas as impurezas. Na sequência, transfira os grãos para uma vasilha, cubra-os com o dobro de água e deixe de molho por 8 a 12 horas. Nesse período, troque a água pelo menos uma vez. 

Há três bons motivos para deixar o feijão de molho: amaciar os grãos, acelerar o cozimento e eliminar as substâncias que deixam o alimento indigesto. Mas caso você não tenha muito tempo, sem problemas! Basta pôr o feijão lavado em uma panela com água e levar ao fogo. Assim que levantar fervura, desligue e coloque uma tampa sobre o feijão. Deixe de molho de 1 a 2 horas.

Dica extra: Para que o caldo da feijoada não fique opaco, é importante escolher um feijão novo, com os grãos médios e brilhantes.

Como fazer uma feijoada passo a passo

Para aprender como fazer feijoada simples, completa ou feijoada vegana, o modo de preparo é basicamente o mesmo:

Passo 1 – Comece fazendo o pré-cozimento das carnes demolhadas para eliminar o excesso de sal e gordura. Em uma panela grande, cubra todas as peças com água e leve ao fogo alto até ferver. Transfira as carnes pré-cozidas para uma vasilha, eliminando a água;

Passo 2 – Enquanto as carnes para feijoada estão no fogo, adiante os outros ingredientes da receita. Retire a pele da linguiça e do paio. Pique o bacon, o alho e a cebola;

Passo 3 – Com a panela grande de volta ao fogo, aqueça o óleo e doure a cebola e o bacon. Acrescente folhas de louro, o alho picado, sal e os temperos de sua preferência (cominho, pimenta-do-reino, etc.). Por fim, coloque o feijão e adicione água;

Passo 4 – Quando o feijão começar a ferver, junte a carne seca, o pé e a orelha. Abaixe o fogo e, 1 hora depois, adicione a costelinha suína, o rabo e o lombo. Aguarde mais 1 hora e incorpore a linguiça e o paio;

Passo 5 – Durante o processo, complete a feijoada com água fervente sempre que houver a necessidade. As carnes devem ficar cobertas pelo caldo. Também é importante retirar a gordura que vai se formando na superfície;

Passo 6 – Após 4 horas de cozimento, verifique se as carnes estão macias e acerte o sal caso seja necessário. Para engrossar o caldo, retire duas conchas de feijão cozido e amasse os grãos com a ajuda de um garfo ou as costas de uma escumadeira. Em seguida, devolva à panela e deixe a feijoada cozinhar por mais 20 minutos;

Passo 7 – Prepare os acompanhamentos da sua feijoada completa – arroz branco, couve refogada, uma farofa para feijoada bem temperada, além de um torresminho para completar o banquete!

Ingredientes para Feijoada Seara: mais praticidade para a sua receita

Em busca de mais praticidade para a sua receita de feijoada completa? A Seara tem o produto perfeito: o Ingredientes para Feijoada. Além da folha de louro fresca, esse kit feijoada vem com todos os cortes que você precisa – bacon, lombo, linguiça calabresa e pés suínos. E o melhor: todos já vêm cortados no tamanho ideal para ir da embalagem para a panela!

Publicada em 18 de setembro de 2020.

Atualizada em 05 de junho de 2023.

Os comentários estão desativados.

3.5/5 - (8 votos)

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Para Almoço e Jantar Seara

Matérias relacionadas

Carne Suína

Confira outras matérias

A imagem destaca pedaços de costelinha barbecue servidos em uma tábua de madeira marrom escura com um pequeno pote de barbecue mais à esquerda. No topo da imagem, uma epiga de milho.
11.Nov

Carne Suína

5 dicas para fazer costelinha de porco assada no forno

08.Nov

Academia da Carne

5 Receitas de Ragu: Deliciosas para todos os momentos

Fatias de panceta suína servidas com salada em um prato preto brilhante.
24.Oct

Carne Suína

Como temperar panceta para churrasco?

A imagem destaca alguns espetinhos mistos em cima de uma tábua de madeira, que está por cima de um pano quadriculado. Na frente, uma pequena molheira com molho chimichurri. No fundo, alguns pimentões e cebolas.
23.Oct

Aves

10 ideias de entradinhas para churrasco

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.