Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Como fazer o frango desfiado cremoso perfeito? Confira!

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Quem não ama um bom empadão? Ou um escondidinho e salpicão? O fato é que existem diversas receitas de dar água na boca que envolvem frango desfiado, que para alguns ainda é uma grande dificuldade culinária, tanto para desfiar quanto para manter a umidade da proteína após o cozimento.

Para ajudar nessa dificuldade bem comum, a Minha Receita preparou este pequeno guia de como fazer o frango desfiado cremoso perfeito com dicas importantes para não deixar a carne ficar seca e estragar seu prato favorito. Boa leitura!

1. Descongele o frango sem grandes transições de temperatura

Um truque importante para garantir a maciez de qualquer carne é descongelar com calma, do freezer para a geladeira, até que esteja sem pedras de gelo, o ideal é descongelar lentamente durante a noite. Se precisar de descongelamento rápido, coloque o frango em um saco plástico e submerja-o em água fria, trocando-a a cada 30 minutos.

Nunca descongele o frango na temperatura ambiente, pois isso pode promover o crescimento de bactérias. É só depois de totalmente descongelado, mas ainda refrigerado, que se deve colocar o frango para cozinhar, esse processo mais lento garante que a carne não perca tanta água com a mudança rápida de temperatura, evitando seu ressecamento.

2. Cozinhe o frango adequadamente

Para você conseguir um frango úmido, cremoso e saboroso para a sua receita, o primeiro passo é cozinhar a ave com líquidos e ingredientes que liberam mais água ao cozer, por meio de métodos que retêm umidade. Um exemplo para executar esse passo é adicionar caldos e tomate cru (em pedaços grandes mesmo, se preferir, remova as sementes) e assar em papel alumínio ou cozinhar na pressão, para manter líquidos, até que atinja uma temperatura interna de 74 °C.

3. Não ultrapasse o tempo ideal de cozimento

Se você é fã de carnes bem passadas, pode ser que em algum momento tenha se deparado com um filé seco ou duro, o que acontece principalmente quando se ultrapassa o tempo ideal de cozimento. Por isso, a solução é desligar o fogo da panela um pouco antes de chegar no ponto ideal e deixá-la fechada por uns 5 minutos terminando de cozinhar sozinha enquanto regula a temperatura que está caindo.

4. Adicione molhos suculentos antes de tirar da panela

Mesmo após o cozimento e com fogo desligado, adicione os temperos com molhos suculentos na receita. Pode ser molho barbecue, ketchup ou caldos, tudo diluído em uma pequena quantidade de água para uma maior hidratação do frango.

Outra opção é adicionar um pouquinho de azeite ou manteiga, incorporar gorduras com sabor que ajudam a manter o frango úmido e saboroso.

5. Desfie o frango enquanto ainda está quente

Assim que adicionado os molhos, é o momento ideal para se desfiar o frango. Se você cozinhou na panela de pressão, é só fechá-la novamente e fazer movimentos de chacoalhar. Não precisa ser nem com tanta força nem com tanta leveza, a temperatura vai auxiliar no desmanchar, mas a precisão nos movimentos também é um fator-chave para o sucesso do seu frango desfiado cremoso.

Caso não tenha feito o processo de cozinhar a ave na panela de pressão, ou não conseguiu desfiar todo o frango na panela, você deve pegar um garfo e ir separando os pedaços restantes, tudo enquanto a temperatura se mantém.

Veja também: 23 receitas com frango desfiado para fazer em 30 minutos

6. Armazenamento do frango na geladeira

Se a sua dificuldade é manter o frango hidratado depois de já ter desfiado a porção que vai utilizar na sua receita, mas planeja utilizar outra quantia futuramente, não se preocupe, temos a solução. Após cozinhar e desfiar o frango, deixe-o esfriar à temperatura ambiente por, no máximo, duas horas. Então, coloque-o em um recipiente hermético ou em um saco ziplock.

Lembre-se de nunca colocar o frango seco ou sem nenhum tempero para armazenar, o ideal é refrigerar com líquidos, fazer questão de guardar com uma quantidade extra de água a porção que será utilizada futuramente em outras receitas.

Além disso, também é necessário retirar o máximo de ar possível antes de fechar para manter o frango molhadinho e cremoso. Na geladeira, o frango desfiado pode ser armazenado por até 4 dias, já no congelador, o frango desfiado dura até 3 meses!

Se você quiser acelerar o processo para a preparação da sua receita, saiba que as regras anteriores ainda são totalmente válidas na preparação do frango desfiado pronto. Gostou dessas dicas e gostaria de aplicá-las em sua próxima receita? Que tal preparar aquele escondidinho de frango para a família? Navegue pelo nosso site e encontre mais receitas que vão ajudar a saciar a sua fome!

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Aves zliveSeo

Matérias relacionadas

Aves

Confira outras matérias

Tilápia à portuguesa servida em prato branco, acompanhada de pimentões, cebola, azeitonas e ovo cozido, com decoração simples e elegante.
18.Feb

Aves

Descubra quais são as melhores carnes magras para dieta

Asinhas de frango com molho de barbecue e cebolinha picada em um prato preto.
18.Feb

Aves

Como temperar asinha de frango para churrasco? 5 dicas imperdíveis

Um prato fundo com porção de nachos servido com carne desfiada e queijo.
12.Feb

Aves

Comida de Carnaval: 10 petiscos para quem vai acompanhar os desfiles na TV

Filés de frango temperados servidos em tábua de madeira.
12.Feb

Aves

50 receitas com filé de frango práticas para o dia a dia 

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.