Por Minha Receita
Preparar um churrasco na airfryer é a opção perfeita para quem não tem churrasqueira em casa e está tentando fazer menos bagunça na cozinha! Quando bater aquela vontade de comer uma carne assada na brasa, basta escolher o corte perfeito e preparar de forma que fique bem suculento e temperado. A dica, nesse caso, é apostar em uma deliciosa picanha na airfryer!
A seguir, você vai aprender como assar picanha na airfryer de modo fácil e prático até atingir o ponto certo de sabor e suculência. Confira:
Veja também: Mitos e verdade sobre a picanha no churrasco
Dica 1) Picanha na airfryer fica ainda mais gostosa com a linha Maturatta
A seleção de carnes é uma etapa crucial para o sucesso do churrasco em casa, principalmente no caso da picanha na airfryer. A dica de preparo para a carne feita na fritadeira elétrica é escolher carnes para churrasco que sejam mais marmorizadas, ou seja, tenham mais gordura intramuscular, como a Picanha Maturatta.
O corte tem um formato caracteristicamente triangular com uma capa de gordura que cobre toda a peça, intensificando a suculência da carne. A picanha, além de tudo, é conhecida por ser naturalmente macia, suculenta e com um sabor único. Experimente o churrasco de picanha na airfryer com a Picanha Maturatta!
Saiba mais: Picanha maturada: saiba mais sobre essa técnica!
Dica 2) Corte a picanha contra as fibras para elevar o seu sabor
Para cortar a picanha na airfryer do jeito certo, existem algumas dicas essenciais a serem seguidas. Confira:
- Fatie a carne em bifes de mais ou menos 2 dedos de espessura, fazendo cortes diagonais iniciando na parte mais grossa da gordura;
- Depois de assar dos dois lados do bife para que a gordura caramelize, fique atento também à direção do corte. Eles devem ser feitos sempre no sentido contrário da fibra, formando um “X”.
Esse tipo de corte ajuda a manter a carne macia na hora da mastigação. Não se esqueça de escolher uma faca bem afiada para facilitar ainda mais o corte!
Veja também: Como afiar a faca para churrasco
Dica 3) Temperos simples fazem toda diferença no preparo da picanha na airfryer
Os cortes de carnes nobres, como a picanha e o bife de ancho, devem ser temperados com sutileza para não perder as propriedades originais, como a suculência e os sabores inconfundíveis.
Por isso, para preparar um bom churrasco de picanha na airfryer, a dica é apostar no sal de parrilla: o tempero oficial para carnes de churrasco. Basta fazer uma fina camada de sal em ambos os lados da carne e pronto!
A Picanha Maturatta não precisa de marinadas, já que sua capa de gordura auxilia na suculência!
Confira mais: Flor de sal, sal grosso e sal de parrilla: conheça as propriedades de cada tipo
Dica 4) Como fazer picanha na airfryer? Preste atenção no tempo para garantir a suculência
No churrasco de apartamento, fazer a picanha na airfryer é muito simples. Você só precisa ajustar o tempo conforme a potência do seu aparelho e deixar assar até garantir aquela crosta irresistível por fora da carne. Confira o passo a passo:
- Confira o passo a passo de como preparar a picanha na airfryer:
- Preaqueça a fritadeira a 200ºC por 5 minutos;
- Tempere com o sal de parrilla;
- Coloque a picanha na airfryer durante 6 ou 10 minutos, o quanto achar necessário para que a carne fique bem dourada
- Vire a peça e repita o processo;
- Depois de pronta, retire a picanha da airfryer e sirva fatiada!
Publicada em 19 de fevereiro de 2024
Atualizada em 22 de outubro de 2024