Por Minha Receita
Que tal aprender como fazer picanha suína de diferentes maneiras? Preparada no forno, na churrasqueira, na panela de pressão ou na airfryer, essa é uma carne macia e suculenta que já faz parte das receitas de almoço e jantar de diversas casas brasileiras. Para incluí-la no churrasco em casa e combinar a versatilidade com diferentes acompanhamentos, a seguir, nós separamos algumas dicas de como fazer picanha suína sem que ela fique estarrecida. Confira e aprenda a picanha suína temperada e douradinha, com o interior bem suculento!
1. Como fazer picanha suína no forno: para acertar o ponto, faça pequenos riscos diagonais na capa de gordura
A picanha suína é um dos cortes de carne de porco mais macios e saborosos, pois conta com uma capa de gordura na parte superior da peça, característica responsável por proporcionar a suculência na hora do cozimento. Para intensificar esse processo, o segredo no preparo da picanha suína assada é fazer pequenos riscos diagonais nessa gordura, seguindo todo o seu comprimento. Basta posicionar a picanha com a gordura virada para cima e riscar delicadamente, fazendo cortes superficiais ao longo do seu comprimento (mantendo a faca apenas na capa de gordura). Depois, tempere a carne com sal e pimenta-do-reino a gosto, coloque em uma assadeira, cubra com papel laminado e preaquecido a 200ºC por 50 minutos.
Se quiser apostar em alternativas mais rápidas, escolha uma picanha suína temperada que já venha pronta para ir ao forno, como a Picanha Suína Seara Temperada Assa Fácil. Essa é uma opção prática e rápida de preparar, que já vem com tempero de ervas finas e não precisa ser manipulada antes de ir ao forno (basta colocá-la na assadeira junto com o saco assa fácil e deixar pelo tempo determinado na embalagem, garantindo uma carne macia e suculenta).
Outras opções saborosas são a Picanha Suína Temperada Congelada Seara, e a Picanha Suína Resfriada Temperada Seara, que já vem com um delicioso tempero caseiro e é uma ótima opção para o dia a dia, destacando-se nas receitas de Picanha Assada Servida com Arroz de Forno, Picanha na Cerveja na Brasa com Arroz de Linguiça e Picanha com Molho de Azeitonas e Alcaparras. Para fazer um prato mais sofisticado em uma ocasião especial, há ainda a opção da Picanha Suína de Linhagem Europeia Seara Gourmet, que tem maior marmoreio. Com essa peça, você pode preparar uma receita suculenta, como a Picanha com Molho de Mostarda com Ervas e Palmito Pupunha Assado e fazer um jantar especial, servindo a Picanha Suína com Arroz de Coco Queimado.
2. Como fazer picanha suína na churrasqueira: opte por uma carne naturalmente macia, que já venha pronta para ser colocada na brasa
O churrasco de picanha geralmente acompanha os cortes de carnes mais macios e suculentos de todos os tipos do churrasco brasileiro, cabe a nós eleger as peças que tenham a melhor capa de gordura e o melhor marmoreio! Sendo assim, a nova linha de Churrasco Gourmet da Seara conta com diversos cortes de carne de porco, como a Picanha Suína ao Alho Seara Gourmet, uma peça macia e saborosa, que já vem temperada com alho e foi pensada especialmente para ter a melhor performance na churrasqueira.
Para fazer a picanha suína na churrasqueira:
1 – Coloque a carne com a capa de gordura virada para baixo na grelha da churrasqueira e espere dourar;
2 – Quando a gordura ficar bem douradinha, vire a picanha suína temperada com um pegador e sele o outro lado;
3 – Corte a picanha suína ao alho em fatias grossas e volte novamente para a grelha, até que a carne fique ao ponto – isto é, levemente rosada por dentro;
4 – Retire da grelha, deixe descansar por 5 minutos e sirva a picanha suína na churrasqueira com bons acompanhamentos. Você pode preparar uma farofa de banana da terra e salada de agrião picante, uma porção de cenouras assadas ao café ou torradas de pão e parmesão crocantes servidas com o molho agridoce de sua preferência.
3. Picanha suína na panela de pressão: preparo fácil que fica pronto mais rápido
Para fazer a picanha suína na pressão, aproveitando a praticidade dos cortes de carnes temperados, a dica é preparar acompanhamentos simples para não perder muito tempo na cozinha, como uma salada ao molho caesar e um purê de mandioquinha, e seguir o passo a passo abaixo:
Passo 1 – Na panela de pressão, coloque 2 xícaras de água ou caldo de carne e posicione a picanha suína temperada;
Passo 2 – Feche a panela e espere pegar pressão. Quando começar a apitar, conte 30 minutos;
Passo 3 – Desligue o fogo, tire a pressão e deixe a picanha suína descansar por 5 minutos antes de servir.
4. Como fazer picanha suína na airfryer: siga o passo a passo para não errar no preparo
Uma boa receita com picanha suína preparada na airfryer também precisa de vários cuidados que a ajudam a deixar a carne no ponto ideal, preservando a suculência da peça. Para isso, você deve fazer alguns riscos diagonais na capa gordura, da mesma forma que o modo de preparo da picanha suína assada e, depois, posicioná-la com a gordura virada para baixo no cesto da airfryer. Veja o passo a passo:
Passo 1 – Coloque a picanha suína na airfryer com a gordura riscada e virada para baixo. Ajuste o tempo para 10 minutos na temperatura de 200ºC;
Passo 2 – Em seguida, vire a picanha suína para cima e deixe por mais 10 minutos na mesma temperatura;
Passo 3 – Diminua a temperatura para 180ºC e programe mais 10 minutos, deixando a picanha suína assar até criar uma crosta dourada. Para complementar a carne, sirva uma salada verão de folhas verdes, uva-passa e maçãs, junto com um arroz de forno cremoso, feito com creme de leite e parmesão ralado.