Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Como fazer pipoca doce? Conheça 7 dicas de sabores

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

A pipoca doce é uma variação da pipoca tradicional, só que, em vez de sal, é coberta com uma camada de açúcar e corante ou outros ingredientes doces. Ela é popular em muitas culturas ao redor do mundo por sua praticidade, facilidade e pelo custo-benefício também, assim como é frequentemente consumida no Brasil em parques de diversão, cinemas, aniversários e mais.

Se você gosta desse docinho, mas não quer sair de casa para satisfazer a vontade, fique tranquilo que a Minha Receita vai te ajudar a fazer aquela pipoquinha crocante e mais 7 opções para adoçar ainda mais a sua vida.

Maneiras de fazer pipoca doce em casa

pipoca doce em um tigela amarela com pipocas caídas na mesa

Existem basicamente três formas de se fazer pipoca: no fogão, no micro-ondas ou na pipoqueira elétrica, vai da sua preferência, habilidade e, claro, do que você possui em casa.

Como fazer pipoca doce no fogão?

Para fazer pipoca doce no fogão, você irá precisar de milho para pipoca, margarina Doriana — o ideal é que sejam até 3 colheres para uma porção de 2 ou 3 pessoas —, uma xícara de chá de água e açúcar.

Neste modo de preparo, você deve utilizar uma panela funda ou a panela pipoqueira, que conta com a tradicional manivela, que facilita a movimentação dos grãos de milho antes de começarem a estourar.

Após colocar a panela no fogo, adicione a margarina e deixe derreter completamente, então, adicione o milho para pipoca e, assim que começar a estourar, adicione o açúcar e a água. Mexa bem a panela e o açúcar até que caramelize bem todas as pipocas. Nesse momento, a panela pipoqueira pode se mostrar mais prática, pois se torna mais fácil do que agitar uma panela comum com tampa.

Como fazer pipoca doce no micro-ondas?

Para preparar a pipoca doce no micro-ondas, você deve utilizar um refratário próprio para uso ao micro-ondas, a tampa é opcional. Você também pode utilizar plástico filme com alguns furinhos para vedar.

Primeiramente, coloque colheres de margarina e açúcar e leve ao micro-ondas por cerca de 1 minuto, apenas o suficiente para derreter. Em seguida, você irá despejar a mistura sobre os grãos de milho no refratário e levar ao micro-ondas por cerca de 3 minutos, ou até parar de estourar.

Outra dica é comprar pipoca de micro-ondas sem sal e adicionar a mistura após os grãos estourarem. Em ambos os casos, espere a pipoca esfriar um pouco que a cobertura irá se solidificar enquanto esfria.

Dicas de receitas de pipoca doce para fazer em casa

Agora que você sabe como fazer pipoca doce, desde técnicas tradicionais até variações, confira essas opções de receitas com diferentes ingredientes para criar pipocas doces deliciosas e únicas.

1. Pipoca doce tradicional colorida

Nessa receita clássica, brasileira e divertida, você vai precisar de milho para pipoca, margarina — se preferir, pode ser manteiga ou óleo conforme suas preferências e o que tiver em casa —, corante alimentício nas cores amarelo, vermelho e verde, 1 xícara de chá de água e 1 xícara de chá de açúcar.

O ponto-chave dessa receita é fazer 3 porções separadas com diferentes corantes misturados à margarina, a primeira com corante amarelo, a segunda com vermelho e a terceira com verde. No final, depois de resfriadas e secas, misture as porções entre si e tenha aquela pipoca doce de cinema em casa!

2. Pipoca doce sabor leite em pó

A lista dos ingredientes, além do milho para pipoca e a tradicional margarina, conta com açúcar demerara, água e leite em pó da sua marca favorita. A forma de preparar você já sabe: coloque o milho, margarina, o açúcar, adicione a água e leve ao fogo alto.

Mexa tudo muito bem até a pipoca começar a estourar. Tampe a panela, reduza para fogo baixo e sacuda a panela ocasionalmente até que todas as pipocas tenham estourado. Por fim, despeje a pipoca em um recipiente, polvilhe leite em pó por cima, misture delicadamente até estar tudo coberto e coloque no recipiente em que será servida.

Esse sabor de pipoca também é bem comum quando falamos em pipocas gourmet. Aproveite e veja também nossas dicas de como fazer pipoca gourmet: 6 receitas doces e salgadas.

3. Pipoca doce sabor caramelo

Nessa receita, você pode tanto comprar caramelo pronto e despejar ou preparar o seu próprio caramelo do zero. Os ingredientes são milho para pipoca, óleo ou margarina para a preparação dos grãos de pipoca, açúcar, manteiga para o caramelo e água. Estoure a pipoca normalmente. Em uma panela, derreta o açúcar com manteiga e água, mexa até formar um caramelo escuro e ainda maleável.

Por fim, despeje o caramelo sobre a pipoca, misture bem e espere esfriar um pouco para consumir.

4. Pipoca doce sabor leite condensado

Conforme ensinamos, estoure a pipoca normalmente do jeito que preferir. Em outra panela, aqueça o leite condensado e mexa bem até engrossar levemente. Assim que pronto, despeje sobre a pipoca, misturando bem no meio da porção, garantindo que todas estejam cobertas do doce.

5. Pipoca doce sabor brigadeiro

Para essa receita, você deve começar fazendo o brigadeiro do seu jeito preferido, exigindo além do milho e da margarina, 1 lata de leite condensado, chocolate em pó (ou achocolatado), manteiga e chocolate granulado, que fará toda a diferença nessa receita.

Se você ainda tem dúvidas sobre o brigadeiro perfeito, confira nosso post de como acertar o ponto do brigadeiro e teste com a pipoca. Seu paladar vai agradecer!

Depois do doce pronto, reserve o granulado, estoure a pipoca normalmente e então despeje o brigadeiro misturando até cobrir bem. Assim que a temperatura estabilizar, só neste momento polvilhe o granulado por toda a porção, fica uma delícia!

6. Pipoca doce sabor frutas secas e mel

A lista de ingredientes para a sofisticação da pipoca doce é simples: milho para pipoca, margarina Doriana, mel e frutas secas picadas. Faça a pipoca da forma que preferir, no fogo, micro-ondas ou pipoqueira, e se quiser um sabor mais aguçado, adicione uma pequena quantidade de sal marinho. Em sequência, aqueça o mel, despeje sobre a pipoca, misture bem e, por fim, adicione as frutas secas.

7. Pipoca doce sabor calda de morango

Milho para pipoca, margarina, água e gelatina de morango: é o necessário para preparar essa receita simples e saborosa.

Em uma panela, derreta a gelatina de morango com um pouco de água até formar uma calda. Enquanto isso, prepare a pipoca da forma que mais se adapta ao seu perfil, quando estiver pronta, despeje a calda ainda quente sobre a pipoca estourada e misture bem. Agora é só aproveitar esse sabor que encanta o paladar da família toda.

Para garantir que as pipocas fiquem sempre crocantes, não se esqueça de espalhar a pipoca caramelizada em uma assadeira forrada com papel manteiga ou uma superfície lisa para esfriar. Isso evita que as pipocas fiquem grudadas umas nas outras e permite que o ar circule, mantendo sua textura.

Gostou desse post? Agora você tem opções à vontade para testar e degustar. Se você se interessa também por outros tipos de doces caseiros, dê uma olhada no nosso post sobre bolo de cenoura e veja como fazer o melhor bolo.

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Lanches Dicas de Cozinha Doriana zliveSeo

Matérias relacionadas

Lanches

Confira outras matérias

Fajitas de frango servido em louça preta
11.Nov

Aves

10 tipos de lanches saudáveis para fazer com frango

Bibimbap servido em uma tigela preta.
11.Nov

Aves

5 receitas coreanas que podem agradar o paladar dos brasileiros

08.Nov

Academia da Carne

5 Receitas com poucos ingredientes: pratos saborosos e fáceis de fazer

Pipoca de sagu disposta em uma tigela preta com uma colher de madeira ao lado.
06.Nov

Dicas de Cozinha

Já ouviu falar em pipoca de sagu? Teste essa receita simples e deliciosa em casa

Mais Matérias