Por Minha Receita
O rocambole de carne é uma receita fácil e gostosa, sendo uma boa pedida para um jantar diferente durante a semana ou, até mesmo em um almoço de domingo.
O principal cuidado para acertar no preparo é a escolha dos ingredientes e os truques para evitar que o rocambole fique seco. Continue a leitura e veja como fazer!
Comece escolhendo os ingredientes certos para o rocambole de carne
Escolher ingredientes de qualidade é a primeira etapa para garantir que sua receita encante todos que a provarem. Para isso, escolha uma carne moída de alta qualidade, como a carne moída Friboi, que é macia e suculenta, garantindo uma receita deliciosa.
Sabendo disso, é hora de separar outros ingredientes para temperar e preparar seu rocambole de carne, como:
- Farinha de rosca (3 colheres de sopa);
- Queijo mussarela ralado (2 xícaras de chá);
- Metade de uma cebola-branca;
- Cheiro-verde;
- Sal a gosto.
A quantidade de ingredientes pode variar conforme a quantidade de pessoas que vão consumir o prato. Além disso, é possível escolher outros ingredientes, como ovos ou legumes.
Veja também: Rocambole de Panceta com Espinafre
Prepare o recheio com ingredientes que complementam a proteína
É interessante escolher ingredientes que somem sabor à carne, mas é preciso tomar cuidado para que esses elementos não se sobressaiam, ao sabor da proteína. Utilizar queijo mussarela, por exemplo, é uma ótima opção de recheio para rocambole de carne, que combina com a receita e agrega ao sabor da carne.
Ainda é possível rechear o rocambole de carne com bacon e queijo ou outros complementos do seu agrado.
Invista em um bom tempero para mais sabor
Utilizar bons temperos, como pimenta-do-reino, cheiro-verde e cebola picada, é excelente para destacar e complementar o sabor da carne. Porém, é preciso tomar cuidado com a quantidade de temperos e quais serão escolhidos.
Evite colocar complementos demais para não comprometer o sabor e garantir que a experiência de quem degusta seu prato seja a melhor possível.
Use técnicas para moldar e enrolar o rocambole de carne
A técnica de usar filme plástico para enrolar e proteger o rocambole de carne é prática e interessante para facilitar a preparação da receita. Para isso, utilize um rolo para espalhar a carne o máximo possível, e depois enrole em formato de cilindro para retirar o plástico depois.
Limpe bem a superfície onde você coloca o filme plástico para evitar impurezas na carne. Quando utilizar o rolo, espalhe a carne de forma que o máximo de recheio possa ser colocado, gerando, assim maior sabor e suculência ao prato.
Fique atento às dicas de cozimento para um rocambole de carne suculento
Ter atenção à temperatura do forno é outro ponto de atenção, já que ela será responsável por definir a suculência de seu prato. Deixar a receita por tempo demais fará com que a carne seque e não fique tão macia.
Temperatura ideal do forno
Utilizar o forno a 180 °C é ideal para garantir que a receita fique saborosa. Entretanto, algumas pessoas preferem usar o forno a 200 °C, o que exige maior atenção ao tempo que o rocambole de carne ficará assando.
Tempo de cozimento adequado
A receita deve ficar no forno por 40 minutos. Quando o rocambole estiver em 30 minutos, retire o papel alumínio de cima dele e coloque de volta até a receita dourar, o que costuma levar cerca de 10 minutos para acontecer.
Hora da finalização: capriche na apresentação do prato
Quando se passar o tempo necessário, retire o rocambole de carne da assadeira e coloque-o em um prato com folhas de alface ao redor dele. Depois disso, fatie o rocambole para servir com mais facilidade e ponha os complementos ao lado do prato.
O rocambole é uma das opções mais escolhidas em diversas refeições, seja um lanche da tarde ou almoço, por exemplo. Assim, conhecer mais variações deste prato, como o rocambole de pepperoni, é uma excelente forma de complementar e melhorar as suas receitas.
Sugestões de acompanhamentos para o rocambole de carne
As saladas e o arroz são os acompanhamentos mais conhecidos. Além deles complementarem bastante com o sabor da receita, os complementos são fáceis de preparar, o que torna a receita ainda mais prática e capaz de saciar os degustadores.
Arroz
O arroz soltinho não tem erro! Afinal, ele é um complemento que se destaca pelo seu sabor e maciez. Você pode escolher tanto o integral como o branco a depender de seu gosto. Independente de qual versão de arroz escolhida, o complemento consegue destacar bastante o rocambole de carne, tornando-o a parte principal do prato.
Saladas
As saladas são excelentes escolhas por combinarem bastante com a carne que você escolheu para compor o rocambole de carne. A salada de alface e a vinagrete são duas ótimas sugestões para serem utilizadas como ótimos acompanhamentos.
Batatas assadas
Huuum… quem resiste a uma batatinha frita? Seja no óleo ou na airfryer, a textura crocante por fora e macia por dentro da batata combina de forma interessante com o rocambole de carne, proporcionando uma refeição deliciosa.
Apostar no rocambole de carne é sempre uma ótima escolha tanto, pelo seu sabor, como também, pela praticidade de preparar esse prato. Por meio dessa opção e cuidados necessários com os complementos, temperos e modo de preparo, você terá uma ótima forma de agradar diferentes degustadores.
Se você gostou do post, confira também a matéria de marmita fitness com carne moída! Fique por dentro de mais conteúdos relacionados acompanhando o Minha Receita, publicamos diversas dicas e receitas com carne, aves e muito mais!