Por Minha Receita
O salmão é um dos peixes preferidos dos brasileiros! Além de ser dono de um sabor único, ele também é uma proteína muito saudável, principalmente quando é assado no forno. Seu preparo é muito simples, mas é preciso tomar alguns cuidados para que ele não resseque e perca a sua suculência.
Quer aprender como fazer salmão no forno sem ressecar? Confira as nossas dicas a seguir.
1) Escolha uma peça de salmão de qualidade garantida
O salmão é um peixe delicioso e bem delicado, por isso, no preparo de um bom salmão no forno, é muito importante escolher uma peça com sabor e textura impecável e qualidade garantida A dica, então,é apostar no Filé de Salmão Seara Pescados: um peixe gostoso e nutritivo, rico em ômega 3. Inclusive, o pescado possui certificado ASC de Aquicultura Responsável, atestando que os peixes foram criados de maneira sustentável, seguindo rigorosas normas ambientais e sociais, envolvendo toda a cadeia produtiva.
O lombo de salmão possui uma carne macia e suculenta, ideal para uma refeição balanceada e saborosa. O Filé de Salmão Seara Pescados é perfeito para preparar de diversas formas: assado, grelhado e até mesmo como recheios de petisco, como na receita de Bolinho de Salmão.
2) Faça o preparo do salmão antes de começar a cozinhar
O modo de preparo do salmão no forno começa logo após retirá-lo do congelador. O primeiro passo é limpar rapidamente a peça em água fria e corrente e secar em uma folha de papel. Você pode já fatiar em filetes para facilitar esse processo.
Depois, para garantir que o salmão no forno não fique ressecado, a dica é preparar uma salmoura: misture 1 colher de sopa de sal para cada 250 ml de água e deixe o salmão mergulhado ali durante 8 horas. Esse processo vai hidratar o peixe e deixar sua carne muito mais macia, suculenta e saborosa.
3) Como temperar salmão no forno para ficar suculento
O salmão é um tipo de peixe que já possui um sabor bem característico e que deve ser bem trabalhado na hora de preparar. Por isso, a dica para temperar o salmão para assar é apostar em ingredientes simples como sal, limão e pimenta-do-reino. Aqui no Minha Receita você encontra várias dicas e sugestões de como temperar salmão. Confira!
4) Utilize o papel alumínio para manter a suculência do salmão no forno
Na hora de colocar o salmão no forno, outra dica indispensável é cobrir a peça com papel alumínio. Isso vai concentrar o calor em volta da proteína e ajudar o salmão a absorver a umidade presente em volta dele, evitando, assim, o ressecamento.
5) Coloque o salmão com a pele virada para baixo na assadeira
Outra dica importante para o preparo perfeito do salmão no forno é colocar a parte da pele virada para baixo na assadeira, isso garante que o calor da assadeira não entre em contato direto com a carne do peixe, ajudando a não ressecar tão facilmente
6) Mantenha a temperatura baixa para cozinhar o salmão por inteiro
Na hora de fazer o salmão assado no forno, lembre-se de verificar a temperatura. Assar o salmão com o forno muito alto acelera o processo e acaba ressecando a carne. Quando a temperatura é mais baixa, de 160°C a 180°C, garante que ele cozinhe de maneira uniforme, conferindo mais sabor e suculência ao peixe, tanto no interior quanto na superfície.
7) Cubra o salmão no forno com papel alumínio para garantir a suculência
Quer saber como fazer salmão assado no forno sem se preocupar? É só utilizar papel-alumínio. Uma ótima opção para evitar que seu salmão resseque é levar ao forno em uma assadeira coberta com papel alumínio. O calor e o vapor concentrado dentro do papel irão cozinhar a carne por inteiro, retendo a umidade e garantindo um sabor único! Que tal usar essa técnica na nossa receita de lombo de salmão assado com tapenade de alcaparras, castanha de caju e azeitonas com batatas ao murro?
8) Preste atenção ao tempo para que o salmão não passe do ponto
Não tenha pressa no preparo do salmão para ele não ficar cru por dentro. A peça precisa de tempo para ficar no ponto certo! Os minutos exatos vão depender da grossura do seu salmão e do ponto que você preferir. Geralmente, o tempo varia de 15 a 35 minutos. Uma boa dica para saber se seu peixe está cozido é espetá-lo com um garfo na parte mais alta da carne. Se o garfo entrar facilmente, ele está cozido!
Aprendeu como fazer salmão no forno sem ressecar? Então que tal colocar em prática hoje mesmo? Experimente e deguste sempre um peixe com mais suculência e sabor.
Veja também: 13 Acompanhamentos para Salmão de Forno
Publicado em 12 de abril de 2021
Atualizado em 15 de março de 2024