Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Como flambar carne para uma receita profissional?

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

O processo de como flambar carne deve ser feito após selar a carne em uma frigideira baixa e em fogo alto. Para isso, é necessário colocar um pouco de bebida alcoólica na panela, esperar a chama sumir e mexer lentamente o corte, para garantir que fique dourado e permaneça suculento. Enquanto isso, espera-se o fogo desaparecer inteiramente antes de colocar a panela em cima do fogão.

São necessários treinos constantes para aprender a como flambar carne corretamente, porque essa é uma técnica que requer atenção e controle dos movimentos. Dessa forma, o preparo pode ser feito sem queimar e obter um sabor especial devido à bebida e aos demais ingredientes escolhidos por você. Continue lendo e veja as dicas que preparamos!

O que é flambar?

Se quer entender o que é flambar, saiba que é uma técnica de culinária que coloca fogo propositalmente na panela. Essa prática é originária da França, na qual o nome Flamber significa passar pela chama, feita especialmente para colocar bebidas alcoólicas em uma receita.

A intenção é usar as chamas do fogo ao inclinar a panela para remover o gosto forte do álcool e manter somente o sabor agradável proporcionado por um vinho, champanhe ou espumante, por exemplo. Sem essa técnica, a peça de carne arrisca ficar com um sabor forte e amargo, estragando o prato e a experiência de quem come.

A origem da técnica veio através de Henri Charpentier, um chef francês que preparava crepe suzette e colocou um pouco de conhaque na receita. No entanto, o profissional deixou o fogo subir antes da hora para a panela, causando o aumento de chamas que vemos no ato de flambar.

O processo exige concentração e observação do ponto da carne e atenção à quantidade de álcool inserido na frigideira. É recomendado sempre treinar com as peças para começar a preparar pratos ainda mais dignos de estrela Michelin em casa.

Como flambar a carne para minhas receitas?

panela em um fogão flambando carne

Prefira sempre produtos de boa qualidade, eles promoverão ainda mais suculências às suas receitas e garantirão que o preparo seja um sucesso. As peças de Friboi Reserva são uma ótima opção justamente por oferecer cortes macios, saborosos, fáceis de trabalhar, que podem se ideais para flambar carne.

1. Escolha uma boa carne

Para saber como flambar carne, o adequado é escolher uma boa peça, que pode ser a costeleta, alcatra, contrafilé, cupim e até mesmo o t-bone, opções a se considerar para trabalhar essa técnica. Evite escolher peças mais duras por levarem o dobro do tempo para serem preparadas e podem não ficar com a mesma suculência que as opções nobres sugeridas.

Além dessas opções, você também pode usar o filé mignon Friboi Reserva para flambar e preparar uma receita saborosa e bem temperada. O ideal é sempre optar por cortes de carne menos robustos, mais fáceis de cozinhar, que contrastam com a proposta da receita.

2. Separe os ingredientes e equipamentos necessários

Escolha os ingredientes para a carne e separe a bebida, que pode ser rum, whisky, cachaça ou conhaque, mais intensos e que possuem teor alcoólico igual ou superior a 38%. Separe uma frigideira grande e preferencialmente com cabo, para conseguir movimentá-la no momento de flambar, e um recipiente de vidro para inserir o álcool.

3. Faça uma boa preparação da carne

Passe por toda a carne uma mistura de chimichurri, pimenta-do-reino, mostarda em pó, pimenta caiena, dente de alho amassado, cominho e sal, para o corte absorver o sabor antes de ser posto na frigideira. Deixe os ingredientes penetrarem na carne por até 15 minutos para a peça ficar suculenta, macia e liberar um leve suco.

Você também pode deixar a carne marinando por alguns minutos ou de um dia para o outro, com a intenção de deixá-la ainda mais macia e permitir que o tempero fixe bem nas fibras. Use os ingredientes com que você gosta de trabalhar e passe em todo o corte devagar, certificando-se de estar nos dois lados.

4. Aqueça bem a sua frigideira

Para entender como flambar carne, é essencial aquecer muito bem a sua frigideira em fogo alto para garantir que esteja quente na hora de colocar o ingrediente principal. Em seguida, coloque a carne na panela e deixe-a dourar dos dois lados, tendo atenção para não queimar.

5. Adição do álcool

Separe um recipiente de vidro pequeno e insira o conhaque escolhido, por exemplo, deixando-o separado para o momento de flambar. Após colocar a carne na frigideira, espere dourar para só então derramar devagar o líquido pela panela.

6. Hora de flambar! Faça sua carne flambada

Aproxime a borda da panela no fogo e deixe as chamas invadirem o lado interno do objeto, sem deixar de mexer a sua proteína. Para aprender como flambar carne, é necessário saber que o fogo desaparece sozinho conforme o álcool for evaporando, e que não é preciso apagar com ajuda da tampa.

Receitas de carne flambada para o dia a dia e ocasiões especiais

A picanha suína flambada no Whisky é uma excelente opção de carne flambada, justamente pelo seu diferencial de sabores e suculência únicos. Junto dela, o supremo de frango flambado no uísque é destinado para aqueles que desejam fazer um jantar marcante. Apesar disso, as receitas com carne bovina se destacam nas refeições, por isso, separamos algumas ideias:

Medalhões de alcatra com molho de requeijão

O Minha Receita ensina a como preparar um saboroso medalhão de alcatra com molho de requeijão com o passo a passo e principais ingredientes. É sugerido usar o corte de carne da Friboi, que combina com a manteiga, vinho branco e caldo de carne, sendo esse um prato sofisticado e ideal para surpreender alguém especial.

Saiba que esse corte bovino é extremamente saboroso, e que essa é uma opção versátil, suave e combina com diferentes pratos, como assado no forno ou na churrasqueira. Ensinamos como fazer esses preparos, com receitas especiais e de dar água na boca!

Alcatra ao vinho com ervilha torta

Esse é um preparo diferente, que tem como ingredientes a ervilha torta lavada, vinho tinto seco de qualidade, cebolinha, louro e outros temperos. Os alcoólicos combinam com o ingrediente principal, e você ainda pode aprender como flambar a carne desta receita com as nossas dicas especiais.

O que posso usar para flambar carne?

Você precisa de frigideira com tampa, ingredientes de alta qualidade da marca Friboi, uma excelente bebida alcoólica como um rum, vinho, conhaque, cachaça ou whisky e ter um recipiente para colocar o líquido.

Qual a melhor bebida para flambar carne?

O conhaque é a melhor bebida para flambar a carne, por apresentar teor alcoólico de 40% e tem um bom sabor. Evite usar a vodka, que não tem um gosto específico e pode proporcionar um leve amargor ao preparo e ter maiores chances de não contrastar com os demais itens escolhidos.

Falando em bebidas, confira também nosso conteúdo sobre 10 caipirinhas diferentes que combinam com churrasco. Veja!

Como fazer a flambagem?

Ao saber o que é flambar, pegue uma frigideira quente com uma peça de carne, deixe dourar e, em seguida, despeje a bebida na panela para aproximá-la no fogo. Quando as chamas subirem, erga levemente a frigideira e mexa cuidadosamente para assar a carne e fazer o álcool desaparecer.

Qual o momento de flambar a carne?

O momento é quando a carne está dourada, e não é recomendado passar desse ponto. Caso contrário, a peça pode queimar e perder o sabor agradável dos temperos selecionados por você, além da maciez do produto Friboi desaparecer.

Aprender como flambar carne é um processo que requer prática e calma para ser feito, principalmente nas primeiras tentativas. Se você não tiver segurança com a carne, é possível substituir o ingrediente por frango ou até mesmo preparar uma banana flambada.

Aqui no Minha Receita, te ensinamos como flambar proteínas com receitas especiais com carne bovina, saborosas e que com certeza conquistarão o paladar de todos os seus convidados. Aproveite a próxima leitura com uma receita incrível de mini hambúrguer!

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Dicas de Cozinha Friboi zliveSeo

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

pote de picles em uma mesa de madeira com cebola e um garfo ao lado
17.Oct

Dicas de Cozinha

Picles em conserva: 5 ideias deliciosas para acompanhar

frango assado encima de uma tabua de madeira com ingredientes ao lado em uma mesa
17.Oct

Dicas de Cozinha

Comfort food ou receita afetiva: o que é e dicas de preparo

Imagem de um prato escuro com Carpaccio de carne e algumas folhas de rúcula por cima, sob uma mesa escura.
17.Oct

Bovinos

Carpaccio de carne: confira 3 receitas deliciosas

Salsicha vermelha alemã servida como um aperitivo e acompanhada de batatas em um prato azul.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Salsicha alemã: como preparar os diferentes tipos em receitas

Mais Matérias