Por Minha Receita
O tender é um clássico que não pode ficar de fora da ceia de Natal! Com formato de bolinha, sabor defumado e textura macia, essa carne agrada qualquer paladar e faz toda a diferença durante essa refeição especial. O tender bolinha é naturalmente uma carne tenra e suculenta, mas se o preparo for feito de forma errada, você pode acabar tirando essa sua característica tão marcante. Então como garantir a suculência? Confira algumas dicas a seguir!
Veja também: Como descongelar tender bolinha?
Como é feito o tender?
Antes de tudo é importante entender o que exatamente é o tender. Trata-se de um pedaço da carne do porco retirada da parte traseira do animal. Ele é maturado com alguns temperos e sal para, depois, ser defumado. Isso garante um sabor indescritível e cria uma crosta saborosa depois de assado. O tender perfeito deve ser macio, suculento e contar com uma crostinha gostosa.
Como preparar tender: marinada é segredo para suculência
A grande dica para deixar o tender suculento é preparar uma marinada, que nada mais é do que um “banho” de temperos. No caso do tender, a dica é apostar em misturas mais cítricas, pois elas ajudam a realçar o delicioso aroma defumado da carne. Veja uma dica de marinada de maracujá para apostar no seu tender de Natal:
Ingredientes da marinada:
- 2 maracujás
- 2 xícaras (chá) de água
- 1 xícara (chá) de vinho branco
- ½ xícara (chá) de mel
- 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
- Remova a polpa do maracujá e bata com água no liquidificador (sempre no modo pulsar para evitar triturar as sementes).
- Após bater, passe pela peneira e reserve o líquido.
- Misture o suco com mel, gengibre e vinho branco.
Para o tender ficar bem suculento, é importante seguir à risca o tempo de forno: entre 40 minutos e 1 hora (variando de acordo com a potência de cada eletrodoméstico). Para aumentar sua suculência, você deve envolver a carne com um papel-alumínio. Se quiser, vale regar novamente com um pouco da marinada ao final desse tempo.
A melhor forma de garantir que seu tender realmente vai ficar suculento é, além de seguir essas dicas, apostar em produtos de qualidade na hora da ceia de Natal. O Tender Suíno Bolinha Seara já vem pronto para ser servido na ceia de fim de ano. Cozido e deliciosamente defumado, traz um sabor marcante e uma ótima suculência para saborear com a família durante essa ocasião especial.
Veja também: Como assar tender: 10 dicas infalíveis de preparo
Como assar tender sem deixar a carne ressecada?
Antes de deixar o tender marinando, você deve fazer pequenos riscos com a faca na superfície da carne suína. Isso vai fazer com que ela absorva ainda mais o aroma e sabor da marinada quando ele for regado, evitando que a carne fique ressecada depois de ir ao forno. O ideal é fazer pequenos cortes no formato de losango ao longo da superfície. Então, coloque o tender em uma vasilha, cubra com a marinada e deixe descansando na geladeira por aproximadamente 4 horas.
Veja também: Tender com molho agridoce: 5 ideias para testar esse ano
Por que tem que colocar cravo-da-índia no tender?
Depois do tempo de marinada, você deve despejar o restante do molho na assadeira e colocar o tender bolinha por cima. Isso garante que a carne continue pegando tempero e suculência enquanto assa. Antes de levar ao forno, porém, você deve espetar um cravo-da-índia na junção de cada losango marcado com a faca na superfície.
Essa tradição de adicionar a especiaria no tender é bem antiga e tem o objetivo de intensificar o sabor da carne. O cravo-da-índia potencializa o aroma e ainda traz uma leve picância para o tender, o que combina com seu sabor naturalmente defumado.
Pode comer o tender cru?
Essa é uma dúvida muito comum ao preparar a ceia de Natal. A verdade é que as opções de tender normalmente encontrado nos supermercados não estão exatamente crus porque já são pré-cozidos. É por isso que sim, você pode comer o tender “cru” sem precisar cozinhar novamente. O tender cru costuma ser mais consumido no recheio de sanduíches ou em tábuas de frios, enquanto o tender assado é o preferido para compor a ceia de Natal.
Quantos quilos de tender para 20 pessoas? Saiba calcular a quantidade ideal!
O Natal é o momento de reunir a família e, em alguns casos, isso significa um grande número de pessoas ansiosas para comer de tudo que está na mesa. Por isso é tão importante calcular a quantidade ideal de alimentos para que ninguém fique com fome e não sobre comida. No geral, você deve levar em conta que cada convidado comerá cerca de 150g a 200g de cada tipo de carne na ceia.
O Tender Suíno Bolinha Seara de 1Kg serve de 6 a 8 pessoas, então uma mesa com 10 convidados fica facilmente satisfeita com duas peças na ceia de Natal. Já para uma reunião com 20 pessoas, recomenda-se comprar pelo menos mais um quilo. Vale ressaltar que é sempre importante levar em conta os gostos pessoais, pois pode ser que nem todo mundo queira comer essa carne. Além disso, se houver uma quantidade muito grande de comidas na mesa, você pode diminuir um pouco a média individual.
Veja também: Sobrou tender da ceia? 7 receitas para evitar desperdícios