Por Minha Receita
Você sabe como reaproveitar a carne suína que sobrou? Jogar fora nem pensar. Afinal de contas, as comidas estão cada vez mais caras e não devem ser desperdiçadas. A carne de porco costuma ser mais seca que a carne bovina. Por isso, muita gente tem dúvidas na hora de requentar os cortes suínos. Seguindo algumas dicas, você pode aproveitar as sobras do jantar e reaquecer a carne de porco com facilidade em qualquer aparelho. O ideal é sempre fazer partes dos suínos que contenham menos gordura para preservar a maciez e suculência. Veja abaixo dicas para requentar carne de porco no forno, na airfryer, na frigideira, na airfryer e no micro-ondas!
Como aquecer carne de porco no forno: a melhor opção para requentar
A melhor forma de requentar carne suína é no forno. Para não ter erro, o aparelho deve ficar preaquecido como no preparo de receitas de carne de porco no forno. Depois disso, é só você colocar o refratário com a carne para esquentar no aparelho, baixando a temperatura para que ela não queime ou fique esturricada. Dessa forma, o alimento é aquecido aos poucos. Para garantir que a carne não fique seca, uma ótima dica é utilizar molhos para carne de porco e regar a peça aos poucos enquanto ela esquenta. O método pode ser usado para a carne fatiada ou inteira. Aproveite!
Requentar carne suína na frigideira também é uma boa opção
Para aquecer carne de porco na frigideira, ela deve estar fatiada. Nesse método, a dica é colocar uma boa quantidade de azeite ou manteiga para grelhar a carne com a frigideira tampada. O fogo deve estar baixo e você não deve esquecer de virar a carne para que ela esquente dos dois lados. Cuidado para não grelhar demais para que a peça não fique dura ou queimada. O ideal é sempre monitorar o tempo e a temperatura, assim como no modo de preparo da bisteca de porco grelhada.
Airfryer também é uma ótima aliada na hora de reaquecer carne de porco
A airfryer é uma boa opção de aparelho para esquentar as partes mais gordurosas da carne suína, como a barriga de porco. Nessa dica, é importante deixar o aparelho preaquecendo, como na sugestão do forno. Por ser uma parte com muita gordura, a airfryer não vai deixar a carne seca. É importante deixar a parte da gordura virada pra cima. Dessa forma, enquanto ela vai esquentando a gordura vai derreter, mantendo a carne úmida. Se você for utilizar algum molho, o ideal é regar a carne depois que tirar da fritadeira elétrica. Assim, você garante que o molho não seque enquanto a carne estiver reaquecendo.
Como requentar carne suína no micro-ondas: aparelho tende a deixar comida mais seca
O micro-ondas é conhecido por deixar as carnes secas. Entretanto, quando não temos outra opção para requentar suínos e precisamos de algo prático, algumas soluções podem ajudar a não deixar a carne tão seca. O ideal é que você só esquente peças com molho ou ensopados de carne de porco no micro-ondas. Esses preparos podem sugar a umidade dos molhos enquanto são requentados.
Um truque que pode ajudar é colocar um copo de água para esquentar ao lado do refratário com a carne. Essa dica já é muito conhecida na hora de esquentar as marmitas no trabalho. O vapor da água ajuda a levar umidade para o alimento e não deixa a carne de porco tão seca. Você também pode usar o truque para requentar aquela pizza do lanche do fim do fim de semana.