Por Minha Receita
A carne ao ponto é o preparo perfeito para quem gosta de fazer um churrasco suculento. Para servi-la dessa maneira, as bordas precisam estar cozidas, ter uma textura macia ao toque e o interior rosado. Apesar disso, os melhores pontos da carne variam de acordo com o gosto pessoal de cada um. Algumas preferem fazer o bife mal passado, enquanto outras apreciam o ponto da carne um pouco mais acima, muito bem cozido.
A seguir, nós vamos explorar o que é o ponto da carne e te ensinar a fazer uma carne suculenta no churrasco em casa!
Afinal, o que é o ponto da carne?
O ponto da carne indica o grau de cozimento que a carne está, que vai desde mal passado até bem passado. Cada ponto tem características específicas de textura, suculência e cor. O ponto ideal varia conforme o gosto pessoal, mas a carne ao ponto é bem popular e aponta quando a carne está suculenta e macia, com um equilíbrio entre cozido e cru.
Como saber se a carne está ao ponto?
A carne ao ponto apresenta uma cor rosa no centro, com as bordas mais bem cozidas. Ao pressionar a carne, ela deve ter uma resistência média, nem muito macia (mal passada) nem muito firme (bem passada). Um termômetro de cozinha pode ajudar a medir o ponto com precisão: a carne ao ponto geralmente atinge entre 58ºC a 62ºC no centro.
Veja também: Depois que meu pai me ensinou essa dica de churrasco eu nunca mais errei o ponto da carne!
Como saber se a carne tá ao ponto com o toque?
Além do uso do termômetro, que é o método mais preciso, você pode usar o teste do toque. Depois de assar uma Fraldinha Maturatta Friboi na brasa, compare a resistência da carne com a sensação do músculo na base do seu polegar quando você toca o polegar no dedo médio. A resistência semelhante indica que a carne está ao ponto. Visualmente, a carne deve ter uma borda marrom com um centro rosa.
Quantos minutos para carne ao ponto?
O tempo para alcançar o ponto da carne pode variar dependendo da espessura do corte e do método de cozimento. Em uma churrasqueira tradicional, geralmente leva de 4 a 5 minutos de cada lado para um bife de aproximadamente 2,5 cm de espessura. Um bom exemplo é a Picanha Maturatta Friboi, que tem uma capa de gordura característica da peça e costuma ser cortada em fatias mais grossas.
Qual a diferença de bem passado e ao ponto?
A principal diferença entre bem passado e ao ponto está na cor, textura e suculência da carne. A carne bem passada é completamente cozida, sem nenhuma cor rosa no centro, resultando em uma textura mais firme e menos suculenta. Já a carne ao ponto tem um centro rosa, é mais macia e retém mais sucos, proporcionando mais suculência.
Saiba mais: Carne mal passada faz mal? Entenda com o Minha Receita!