Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Como temperar bife? Conheça as melhores alternativas!

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Seja no churrasco ou nos preparos de almoços cotidianos, saber como temperar o bife faz toda a diferença na hora de valorizar os cortes de carne e extrair o máximo potencial em sabor e textura da proteína. Mas fato é que, com tantas possibilidades de modos de preparo e tipos de temperos à disposição, muitas dúvidas podem surgir sobre a maneira certa de temperar a carne.

Conte, portanto, com a Minha Receita para esclarecer as principais questões sobre o tema e, na sequência, já te apresentar três dicas de receitas do nosso blog para caprichar nas melhores carnes para bifes e garantir deliciosas refeições para você e para quem você ama.

Boa leitura!

Quais são os melhores temperos para carne?

Descobrir como temperar o bife corretamente é um processo que pode ir muito além do básico. Isso porque muitos são os fatores — que vão de características da própria carne até os métodos de preparo mais indicados — capazes de influenciar nos sabores e texturas que podem ser promovidos no prato.

Qual é o corte de carne escolhido? É magro ou tem mais gordura? Está em bifes finos ou com maior espessura? Feito na grelha, no forno ou na frigideira? Ele será servido por si só ou é parte de uma receita? Esses e outros aspectos devem ser considerados na aplicação dos melhores temperos para bife que a Minha Receita destaca a seguir:

1. Sal e pimenta

O clássico que, na medida certa, não tem erro. Por mais que possamos conferir outros temperos mais elaborados e com potenciais que possam ir além do básico, não há cenário em que um bife bem temperado com sal e pimenta não fique uma delícia.

Na média geral, o ideal é que a cada 1 kg de carne pede 1 colher de sopa — entre 12 g e 15 g — são suficientes para salgar as peças sem risco de exageros.

Essa proporção já pode te auxiliar caso queira temperar os bifes com antecedência, mas caso queira temperar a porção no momento do preparo, basta polvilhar levemente o sal sobre o bife de maneira que a maioria de sua superfície seja coberta por uma fina camada. Nos bifes mais finos, temperar somente um lado é suficiente, enquanto a recomendação para cortes maiores e mais grossos é que o sal seja aplicado nos dois lados.

A pimenta-do-reino, por sua vez, precisa ser usada com muita delicadeza para não roubar o sabor da carne. Caso seja moída na hora, a melhor opção, pensando no frescor desejado, também deve ser distribuída por toda a superfície da carne, mas em uma proporção consideravelmente menor em comparação com o sal.

Uma excelente opção de carne temperada apenas com sal e pimenta é o contrafilé com patê de azeitonas pretas.

2. Ervas frescas e manteiga

Outra alternativa para infusionar sabores ao temperar o bife está na escolha de ervas finas frescas, sobretudo para o preparo — mesmo que seja somente uma selagem inicial — na frigideira. E para fazer que os sabores desejados penetrem na carne, nesse caso, é necessário o auxílio da manteiga.

Aqui, o segredo está em colocar junto ao bife mais magro na frigideira quente uma generosa porção de manteig. Após iniciar o processo de cozimento da carne e derretimento da manteiga, adicione ervas como ramos de tomilho, folhas de manjericão, sálvia e afins já em fogo mais baixo.

A ideia é ir regando a carne com esse óleo aromático resultante da mistura entre a manteiga derretida e as ervas escolhidas, fritando a carne por fora enquanto a mistura penetra as fibras do bife para promover sabores e aromas únicos, bastando um toque de sal ao final para arrematar o preparo!

3. Marinadas

Complementando nossas dicas de como temperar bifes, destacamos o alto potencial das marinadas em agregar sabores e até mesmo melhorar a textura da carne escolhida em alguns casos.

Em outro conteúdo, explicamos o porquê marinar a carne. Esse processo consiste em temperar antecipadamente a carne, deixando-a descansar em contato direto com os temperos por horas antes de iniciar a cocção e pode ser variado ao poder incluir:

  • Azeite;
  • Limão;
  • Vinagre;
  • Shoyu;
  • Alho;
  • Cebola;
  • Ervas frescas;
  • Páprica;
  • Além, é claro, de sal e pimenta-do-reino.

A ideia aqui é mesclar componentes líquidos — com destaque para os insumos que apresentem notas ácidas para amaciar a carne — com temperos secos para que se forme a marinada que cobrirá a carne e acrescentará sabor aos bifes, sendo essa a melhor opção para você temperar bifes e deixá-los na geladeira.

Dicas de pratos com bife da Minha Receita

Com todas essas alternativas para você escolher como temperar o bife como preferir, complementamos o post com 3 dicas de receitas que podem levar seus bifes temperados a outro nível!

Contrafilé ao Molho de Laranja

Começando com um clássico, temos o Contra Filé Reserva Friboi porcionado em um bife de 250 g a 300 g que será perfeitamente complementado pelo dulçor e acidez na medida certa do molho de laranja.

Mas além do acompanhamento destacado, o tempero do bife de contrafilé, nesse caso, pode ser incrementado com a manteiga aromatizada com ervas para adicionar ainda mais camadas de sabor ao corte mais grosso.

Bife ao Molho Madeira com Purê de Mandioquinha

Outra receita extremamente tradicional é o bife ao molho madeira, que tem no acompanhamento ideal o purê de mandioquinha para equilibrar os perfis de sabor.

O segredo, entretanto, está no bife de Paleta Friboi cortado em borboleta — ou seja, mais fino do que um corte tradicional. Assim, é preciso ser mais delicado na hora de definir como temperar o bife, o que deixa o uso leve de sal e pimenta como melhor opção para realçar o sabor da carne sem arriscar tirar o destaque do rico molho ou do purê no paladar.

Bife à Parmegiana

Fechando a lista, temos mais um prato que tem lugar cativo no cardápio de muitas famílias: a parmegiana. Ele pode ser ainda melhor quando se descobre como temperar o bife da maneira certa!

Um filé à parmegiana simples, feito com Patinho Friboi cortado em porções de espessura média, já é garantia de sucesso ao ser temperado de maneira mais simples. Mas que tal preparar uma marinada leve, com azeite e ervas similares às que serão utilizadas no molho de tomate para harmonizar? Assim você garante um prato equilibrado e coeso enquanto oferece um reforço ao gosto do seu bife.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre como temperar bife e como usar essas técnicas para melhorar receitas tradicionais deliciosas. Siga na Minha Receita para aprender também como fazer um almoço rápido e contar com um cardápio variado e ainda mais saboroso!

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Dicas de Cozinha Bovinos Friboi Reserva zliveSeo

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

A imagem mostra duas tiras de costela assadas, dispostas lado a lado em uma superfície escura. A carne está bem grelhada, com uma cor marrom dourada e marcas de grelha visíveis. A gordura derretida está brilhante, indicando que a carne foi assada na brasa. Pedaços de sal grosso estão espalhados sobre a carne, realçando o sabor e a textura. Ramos de alecrim estão posicionados ao redor das costelas, sugerindo um aroma adicional e um toque de ervas. O cenário é típico de um churrasco, com a carne exibindo um aspecto suculento e apetitoso.
20.Dec

Bovinos

Que tipo de costela é boa para assar?

Pernil suino cortado em pedaços temperado
20.Dec

Carne Suína

5 ideias de tempero para pernil de porco

Imagem destaca 3 mini sanduíches recheados com salaminho e pasta de pepino refrescante: uma das ideias de petiscos para comer na beira da piscina.
19.Dec

Dicas de Cozinha

7 ideias de petiscos para comer na beira da piscina

Tender bolinha fatiado, servido com legumes em um prato dourado redondo e bem raso. O fundo da mesa está com decorações de Natal e piscas piscas.
19.Dec

Carne Suína

Como decorar o tender de Natal? 6 dicas imperdíveis

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.