Por Minha Receita
Fazer um bom churrasco não tem segredo: o que vai te ajudar a não errar na preparação é separar os utensílios indispensáveis! Seja para o almoço de domingo ou uma ocasião especial, como o churrasco de Ano Novo, um bom churrasco em casa precisa ter carnes de qualidade, como a picanha, e os acompanhamentos, como o pão de alho caseiro. Mas, para garantir que tudo saia perfeito, contar com os utensílios certos faz toda a diferença. Confira abaixo!
1. Faca de churrasco
Existem vários tipos de faca, mas escolher uma que esteja afiada é indispensável para cortar a carne com precisão. Prefira uma faca de lâmina longa para facilitar o corte de pedaços maiores e compre uma chaira para manter o fio.
Veja também: 5 formas de afiar a faca para churrasco
2. Espetos e grelhas
Os espetos são essenciais para assar frango e linguiça. Já as grelhas são ideais para todas as carnes de churrasco, como a Picanha Maturatta, a Fraldinha Maturatta e um bom miolo de alcatra. Invista em aço inoxidável para garantir durabilidade e facilidade na limpeza.
- Grelha tradicional (ou uruguaia): É aquela que já acompanha a maioria das churrasqueiras comercializadas no Brasil. Tem linhas espaçadas e retas e é ótima para acomodar quase todos os tipos de carnes.
- Grelha moeda: É um modelo bastante utilizado, cheio de orifícios circulares que permitem a passagem do calor sem que os alimentos caiam na churrasqueira. Além de ser indicada para o preparo de peças inteiras, também é ótima para cortes delicados, como o Bife Ancho Maturatta (Entrecote).
- Grelha argentina: Esse modelo é similar à grelha de barra, mas as barras são inclinadas para evitar que a gordura caia diretamente no fogo, diminuindo a produção de fumaça. É ideal para cortes que liberam mais gordura, como fraldinha ou assado de tira.
Saiba mais: Qual a diferença entre alcatra e coração de alcatra?
3. Tábua de corte
A tábua é essencial para cortar e servir a carne. Opte por uma tábua de madeira ou bambu, que são resistentes e preservam o fio da faca. Certifique-se de que a tábua é grande o suficiente para acomodar cortes maiores.
4. Pinças e pegadores
Evite furar a carne com garfos! As pinças ou pegadores são ideais para virar e servir os cortes sem perder suculência.
Veja mais: 5 dicas essenciais para manter a suculência da carne de churrasco
5. Acendedor de carvão
Para quem utiliza churrasqueira a carvão, um acendedor facilita o processo e reduz o uso de líquidos inflamáveis, que podem alterar o sabor da carne. Saiba qual a melhor forma de acender uma churrasqueira aqui!
6. Termômetro de carne
Se você quiser atingir o ponto perfeito, um termômetro é um excelente aliado. Ele ajuda a garantir que a carne esteja no ponto desejado, seja mal passada, ao ponto ou bem passada.
Confira mais: Como saber se a carne está ao ponto?
7. Luvas térmicas
Para lidar com grelhas quentes ou manusear a churrasqueira, luvas resistentes ao calor garantem segurança e praticidade.
8. Escova de limpeza
Manter a churrasqueira limpa é essencial para garantir o sabor de um bom churrasco caseiro. A escova de aço facilita a remoção de resíduos de carvão e gordura das grelhas, ou seja, é ótima para manter a higiene.
9. Recipientes e travessas
Use travessas para organizar e servir as carnes, espetinhos e acompanhamentos, como o pão de alho recheado. Isso ajuda a manter tudo próximo à churrasqueira e facilita o serviço.
Veja também: Churrasco para iniciantes: passo a passo para não errar na preparação
10. Avental
O avental é um dos melhores presentes para os pais que amam fazer churrasco. Normalmente, ele tem bolsos espaçosos que possuem um suporte para pendurar vários itens com segurança, como as facas e a chaira. Além de ser um acessório durável, resistente e elegante!