Por Minha Receita
Conhecido como bife de ancho, ancho suíno ou sobrepaleta, o copa lombo suíno é um dos cortes de carne de porco que mais se destacam em termos de sabor e suculência. Ele fica localizado na parte superior da paleta do porco e, por isso, apresenta mais gordura entremeada nas fibras, o que acaba conferindo mais maciez e suculência.
O copa lombo assado no forno é um dos preparos mais escolhidos para esse corte suíno, pois ajuda a deixar a carne super bem cozida por dentro e por fora. A seguir, confira 5 dicas que vão te ajudar a deixar a carne muito saborosa para o almoço de domingo em família!
Dica 1) Aposte no copa lombo suíno resfriado e temperado para fazer uma receita suculenta
A primeira dica para um preparo de sucesso é escolher uma carne de porco resfriada ou congelada de qualidade, capaz de proporcionar o melhor resultado, como a Copa Lombo Suína Resfriada Temperada Seara. A peça já vem com um delicioso tempero caseiro e é naturalmente macia e saborosa, ideal para os preparos do dia a dia.
Já a Copa Lombo Suína sem tempero Congelada Seara é uma opção que permite um toque pessoal no sabor do corte, escolhendo os temperos e a marinada. Para quem gosta de fazer o famoso churrasco em casa, há ainda o Ancho Suíno ao Chimichurri Seara Gourmet que também pode ser preparado no forno.
Dica 2) Sele a copa lombo antes de levar para o forno
Para criar uma crosta que irá reter a suculência do copa lombo suíno, uma boa dica é selar os dois lados da carne (incluindo as pontas) antes de levar ao forno. Na hora de colocar a carne na frigideira, não esqueça de colocar 1 colher (sopa) de manteiga para dar um gostinho especial. Além disso, dê preferência por um pegador de silicone ou até mesmo um pegador de macarrão ou salada, desse jeito você consegue preservar o copa lombo suíno inteiro, sem furar a peça acidentalmente com um garfo, fazendo com que ela perca seus sucos.
Obs.: Se você optar pela carne Copa Lombo Suína sem tempero Congelada Seara, prepare uma pastinha de manteiga com temperos a gosto, triturando 4 dentes de alho, 4 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (chá) de orégano + algumas folhas de tomilho frescas junto com sal e pimenta-do-reino a gosto no liquidificador. Passe pela carne e deixe pegar sabor por pelo menos 30 minutos antes de selar na frigideira.
Dica 3) Como fazer copa lombo assada passo a passo
Com o corte copa lombo suíno devidamente selado, é hora de levar ao forno! Agora, a atenção é quanto ao tempo de cozimento e o ponto correto da carne. Siga o passo a passo que preparamos abaixo:
Passo 1 – Corte algumas cebolas em rodelas e forre o fundo da assadeira. As cebolas vão ajudar a proteger a carne e darão um gostinho especial para a receita, já que também liberam os seus sucos;
Passo 2 – Cubra o copa lombo suino com papel alumínio, deixando a parte brilhosa em contato com a carne e leve ao forno a 180ºC por 2 horas;
Passo 3 – Retire o papel laminado e asse o corte até dourar em fogo médio-alto (200ºC);
Passo 4 – Para garantir que o copa lombo suino fique bem assado e suculento, espete a lateral da peça com a ponta de uma faca afiada. Se o líquido sair rosado, volte ao forno por mais alguns minutos;
Passo 5 – Para que os sucos se redistribuam e o copa lombo assado no forno fique suculento, espere 5 minutos antes de fatiar.
Dica 4) Sirva o copa lombo com molho de abacaxi
Para realçar o sabor da carne de porco assada e transformá-la em um destaque absoluto, a melhor dica é servir a copa lombo assada com abacaxi, um dos principais tipos de molho para carne suína. Dá uma olhada no modo de preparo:
Ingredientes:
- 1 abacaxi
- 2 pimentas vermelhas (dedo-de-moça, malagueta ou caiena)
- ½ xícara de vinho branco
- 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- ½ cebola
- 100 ml de água
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Passo 1 – Pique a cebola. Depois, descasque o abacaxi e corte em cubos;
Passo 2 – Prepare um suco de abacaxi (batendo os cubos da fruta no liquidificador) e coe;
Passo 3 – Em uma panela média, derreta a manteiga e doure a cebola. Acrescente o açúcar e misture bem;
Passo 4 – Regue com o vinho e misture bem até dissolver o açúcar e o molho ficar cremoso;
Passo 5 – Adicione o suco de abacaxi, tempere com sal e pimenta-do-reino, misture bem e deixe cozinhar por 15 minutos em fogo médio-baixo.
Dica 5) Experimente outras receitas com copa lombo suíno
1. Copa Lombo à Parmegiana: Para variar as receitas do dia a dia com um preparo simples e delicioso, experimente essa receita que ensina a fazer a carne com camadas de purê de batata, molho de tomate, Bife de copa lombo suíno Seara, presunto e muçarela.
2. Bifes de Copa Lombo com Molho Gorgonzola e Aspargos: Esse é um daqueles preparos que vão te deixa com água na boca! Nessa receita, o copa lombo suíno é temperado com sal, pimenta e alho laminado, envolvido em um molho de queijo gorgonzola e servido junto com aspargos grelhados.
3. Copa Lombo Grelhada com Legumes Assados: A receita é fácil e pode te ajudar a fazer uma ideia de almoço rápido e saudável, que combine a Copa lombo suína resfriada temperada Seara com abobrinhas, ervas-doce, berinjelas, ervilhas e cenouras.
4. Copa Lombo Grelhada com Cebolas e Tiras de Pimentão: Nessa receita o prato fica ainda mais colorido. Você aprende a fazer a copa lombo grelhada com pimentões vermelho, verde e amarelo cortados em tiras e ainda pode adicionar 1 colher de margarina Doriana com sal para dar cremosidade ao preparo.
5. Copa Lombo Suína Grelhado com Arroz Condimentado e Brócolis: Uma ideia simples e muito gostosa para quem deseja fazer um jantar prático com carne de porco. A receita conta com tomates e brócolis salteados no azeite, folhas de manjericão frescas e arroz condimentado com cravo, canela, cardamomo, gengibre, noz-moscada e pimenta síria.
Dica 6) Copa lombo no forno combina com diferentes acompanhamentos
Para complementar a copa lombo assada, você ainda pode escolher fazer um cuscuz marroquino e uma porção de batatas sauté, caso queira apostar em guarnições mais práticas. No dia a dia, o corte copa lombo suíno combina muito bem com uma salada de couve-flor e avelãs e com um arroz à grega. Em ocasiões especiais, faça um vinagrete de tomates verdes, servido junto com batatas ao murro. Há muitos outros acompanhamentos para carne de porco que combinam com essa proteína.