Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Costela assada: melhores dicas para fazer o corte suíno

Prepare o corte suíno suculento na sua casa!

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

A costela assada é um prato popular em receitas de almoço e jantar, por ser muito suculento. Quando bem preparada, a carne fica macia, saborosa e desmancha na boca. Apesar disso, alguns cuidados são importantes para que a costela de porco assada fique perfeita. Para atingir a maciez ideal, a costela suína assada pode ser feita de diversas maneiras, sendo possível preparar a costela assada no forno, na panela de pressão ou na churrasqueira. Veja a seguir as melhores dicas de como fazer uma costela de porco assada no forno deliciosa!

Dica 1) Escolha a carne certa para fazer costela suína assada

Para fazer costela assada na churrasqueira, na pressão ou no forno, a escolha da carne é o ponto chave. Ao escolher a costela suína, prefira cortes com uma camada uniforme de carne e gordura. Além disso, opte por carnes frescas, sem odor forte e com coloração vermelho vivo. A Costela Suína Linhagem Europeia Seara Gourmet apresenta todas essas características e é a melhor escolha para fazer a costela assada perfeita. 

Dica 2) Faça costela assada na panela de pressão com os melhores temperos

Para um sabor mais intenso, é importante temperar a carne suína com antecedência. As marinadas de carne de porco são excelentes para atribuir sabor à costela assada na panela de pressão. Antes de fazer esse modo de preparo, uma boa dica é deixar a costela marinando durante pelo menos 4 horas na geladeira, em uma mistura de sal, pimenta, alho, alecrim e azeite.

Dica 3) Para fazer costela de porco assada no forno com papel alumínio, atente-se à temperatura e ao tempo de cozimento

O tempo e a temperatura são fundamentais no preparo da costela suína assada. O ideal é preaquecer o forno a 180ºC e deixar a carne assar por cerca de 3 horas, com papel alumínio. Depois, termine o preparo sem papel, apenas para dourar a carne. 

Para fazer a costela assada na brasa, coloque a carne na grelha da churrasqueira, com a parte da gordura virada para cima. Deixe assar por cerca de 3 horas, virando de vez em quando para que asse por igual.

Já para fazer a costela assada na panela de pressão, coloque a carne na panela e adicione água até cobrir. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a chiar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Depois, é só retirar a panela do fogo e deixar a pressão sair naturalmente para servir.

Dica 4) Use madeira para defumar a costela assada na churrasqueira

Se você optar por usar uma churrasqueira para assar a costela, a defumação é um passo importante, que pode dar um sabor diferente. Para dar um toque defumado à costela, coloque lascas de madeira na churrasqueira, antes de colocar a carne na grelha. Madeiras como carvalho, nogueira e macieira são excelentes opções para defumar a costela.

Dica 4) Costela de porco assada no forno com papel alumínio ajuda a evitar que a carne resseque 

O papel alumínio é usado durante todo o processo de assar para evitar que a carne resseque. Após cerca de 3 horas, você deve retirar o papel e voltar com a carne para o forno em temperatura alta por cerca de 15 minutos, para dar um acabamento perfeito. Isso fará com que a costela suína assada fique crocante por fora e macia por dentro.

Dica 5) Para servir uma costela assada suculenta, deixe a carne descansar antes do corte

Depois de retirar a costela assada do forno, deixe a carne descansar por alguns minutos antes de cortar. Isso fará com que os sucos da peça se redistribuam pela carne, deixando-a mais suculenta. Na hora de servir, você pode apostar em diversos acompanhamentos para costela suína assada, como a canjiquinha, o nhoque frito, as batatas rústicas e o macarrão de abobrinha.

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Gourmet Para Almoço e Jantar

Matérias relacionadas

Carne Suína

Confira outras matérias

Arancini recheado com bacon em destaque no meio da imagem. Ao lado esquerdo ao fundo, recipiente com azeite. Ao lado direito ao fundo pacote de bacon.
27.Mar

100% Vegetal

30 ideias de petiscos de boteco deliciosos para fazer em casa

Pernil suino cortado em pedaços temperado
07.Mar

Carne Suína

Pernil na airfryer: como fazer e não deixar ressecar?

Imagem destaca uma porção de medalhão de filé mignon suíno servidos ao molho vermelho com legumes grelhados.
27.Feb

Carne Suína

Filé mignon suíno na airfryer: quanto tempo para assar sem ressecar?

Salada verde com alface, fatias de peito de peru, repolho roxa e manga, servida em uma travessa branca.
25.Feb

Aves

8 receitas para deixar suas marmitas fitness mais saborosas

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.