Por Minha Receita
A costela assada é um prato popular em receitas de almoço e jantar, por ser muito suculento. Quando bem preparada, a carne fica macia, saborosa e desmancha na boca. Apesar disso, alguns cuidados são importantes para que a costela de porco assada fique perfeita. Para atingir a maciez ideal, a costela suína assada pode ser feita de diversas maneiras, sendo possível preparar a costela assada no forno, na panela de pressão ou na churrasqueira. Veja a seguir as melhores dicas de como fazer uma costela de porco assada no forno deliciosa!
Dica 1) Escolha a carne certa para fazer costela suína assada
Para fazer costela assada na churrasqueira, na pressão ou no forno, a escolha da carne é o ponto chave. Ao escolher a costela suína, prefira cortes com uma camada uniforme de carne e gordura. Além disso, opte por carnes frescas, sem odor forte e com coloração vermelho vivo. A Costela Suína Linhagem Europeia Seara Gourmet apresenta todas essas características e é a melhor escolha para fazer a costela assada perfeita.
Dica 2) Faça costela assada na panela de pressão com os melhores temperos
Para um sabor mais intenso, é importante temperar a carne suína com antecedência. As marinadas de carne de porco são excelentes para atribuir sabor à costela assada na panela de pressão. Antes de fazer esse modo de preparo, uma boa dica é deixar a costela marinando durante pelo menos 4 horas na geladeira, em uma mistura de sal, pimenta, alho, alecrim e azeite.
Dica 3) Para fazer costela de porco assada no forno com papel alumínio, atente-se à temperatura e ao tempo de cozimento
O tempo e a temperatura são fundamentais no preparo da costela suína assada. O ideal é preaquecer o forno a 180ºC e deixar a carne assar por cerca de 3 horas, com papel alumínio. Depois, termine o preparo sem papel, apenas para dourar a carne.
Para fazer a costela assada na brasa, coloque a carne na grelha da churrasqueira, com a parte da gordura virada para cima. Deixe assar por cerca de 3 horas, virando de vez em quando para que asse por igual.
Já para fazer a costela assada na panela de pressão, coloque a carne na panela e adicione água até cobrir. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a chiar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Depois, é só retirar a panela do fogo e deixar a pressão sair naturalmente para servir.
Dica 4) Use madeira para defumar a costela assada na churrasqueira
Se você optar por usar uma churrasqueira para assar a costela, a defumação é um passo importante, que pode dar um sabor diferente. Para dar um toque defumado à costela, coloque lascas de madeira na churrasqueira, antes de colocar a carne na grelha. Madeiras como carvalho, nogueira e macieira são excelentes opções para defumar a costela.
Dica 4) Costela de porco assada no forno com papel alumínio ajuda a evitar que a carne resseque
O papel alumínio é usado durante todo o processo de assar para evitar que a carne resseque. Após cerca de 3 horas, você deve retirar o papel e voltar com a carne para o forno em temperatura alta por cerca de 15 minutos, para dar um acabamento perfeito. Isso fará com que a costela suína assada fique crocante por fora e macia por dentro.
Dica 5) Para servir uma costela assada suculenta, deixe a carne descansar antes do corte
Depois de retirar a costela assada do forno, deixe a carne descansar por alguns minutos antes de cortar. Isso fará com que os sucos da peça se redistribuam pela carne, deixando-a mais suculenta. Na hora de servir, você pode apostar em diversos acompanhamentos para costela suína assada, como a canjiquinha, o nhoque frito, as batatas rústicas e o macarrão de abobrinha.