Por Minha Receita
A costela cozida na panela de pressão é um modo de preparo prático e delicioso que deixa a carne suína extremamente saborosa e suculenta. Para testar essa receita em casa, primeiro você precisa escolher uma carne macia e temperar a costelinha de porco com alho, sal, pimenta, páprica defumada e mais algumas especiarias. Após o cozimento, prepare um molho mediterrâneo para dar mais suculência e sirva a receita com acompanhamentos simples e saborosos, como a combinação de costela suína com purê de batata-doce, canjiquinha e farofa de banana.
A seguir, confira como fazer costela cozida na panela de pressão pressão de forma rápida e suculenta:
1) Tempere as costelas suínas com alho, sal, pimenta, páprica, mostarda e ervas variadas
Se você tem dúvidas sobre como temperar costela, saiba que a costela cozida fica deliciosa com ervas e especiarias secas. Você pode temperar a carne com 2 dentes de alho amassados, colocar sal e pimenta-do-reino a gosto e misturar 2 colheres de chá de páprica picante, uma pitada de mostarda em pó e ervas variadas, como tomilho, salsinha e manjericão desidratado, para formar uma base de condimentos secos. Depois, é só esfregar os temperos sobre as costelas suínas e deixar na geladeira por pelo menos 2 horas.
A Costela Suína Seara é o corte ideal para esse tipo de preparo. Além dela, outra sugestão saborosa é a Costela Suína de Linhagem Europeia Seara Gourmet que possui um bom marmoreio, deixando o preparo mais saboroso e suculento graças à gordura entremeada nas fibras. Para preparar receitas práticas com costela cozida na pressão, como a costela com mandioca, outra excelente opção é a Costela Suína em ripas Seara Gourmet, que facilita o preparo por já vir porcionada.
2) Em uma panela de pressão, adicione as costelas, temperos e legumes de sua preferência
Para cozinhar a costela suína na pressão, esquente 3 colheres de sopa de azeite e adicione as costelas, virando todos os lados da carne com a ajuda de uma pinça para dourar por 5 minutos. Depois, coloque ½ xícara de vinho branco, cozinhe as costelas suínas por 3 minutos (até evaporar o álcool) e adicione água até cobrir as costelas.
Para dar mais sabor ao caldo, você também pode colocar 2 folhas de louro e tomilho. Depois, é só tampar e deixar pegar pressão por 5 minutos. Retire a pressão da panela, abra e adicione os legumes de sua preferência, como mini cebolas, batatas e cenouras. Com a panela destampada deixe cozinhar por mais 10 minutos.
3) Após o cozimento, sirva a costela cozida com acompanhamentos simples e saborosos
A combinação de costela suína com purê de batata-doce, canjiquinha de milho e farofa de banana são ideias deliciosas que podem complementar a sua receita. Para apostar em um preparo mais tradicional, você também pode servir a costela cozida com mandioca tostada, creme de milho e um arroz branco soltinho.
4) Molho mediterrâneo pode deixar a costela cozida ainda mais suculenta
O molho mediterrâneo é um tipo de molho para carne suína que vai elevar ainda mais o sabor e a suculência da costela cozida e, por isso, entra como toque final do preparo. Para preparar, retire as costelas da panela de pressão, reserve uma parte do caldo junto com os legumes e, na mesma panela, doure 2 dentes de alho com ½ cebola picada e azeite a gosto. Acrescente 2 xícaras de vinho tinto (opcional) e espere evaporar o álcool. Coloque 1 lata de tomate italiano pelado em pedaços, misture bem e acrescente 1 concha do caldo da costela cozida reservada. Tempere com sal, páprica defumada, sementes de erva-doce e pimenta calabresa seca e cozinhe até reduzir o líquido, deixando engrossar levemente.