Por Minha Receita
Costela na churrasqueira é uma delícia que agrada a quase todo mundo! Aquela carne macia e suculenta, desmanchando e soltando do osso é imbatível! Mas nem todos se arriscam a fazer costela assada na churrasqueira. Isso porque é preciso estar atento em algumas técnicas e dicas para o preparo sair perfeito. Para te ensinar como fazer costela na churrasqueira e não errar, confira 6 dicas muito importantes!
Dica 1) Escolha o corte da carne mais adequado para fazer costela na churrasqueira
Primeiro é preciso dar atenção à escolha da carne. Peças com gordura muito amarelada podem ser sinal de uma carne mais endurecida. Além da qualidade da peça, atente-se para o tipo de corte: a Costela em Ripas Seara Gourmet é excelente para o preparo na churrasqueira, mas possui a carne menos molhadinha. Já a Costela Suína Inteira Resfriada Seara Gourmet (ou costela ponta de agulha) é uma peça um pouco mais grossa e mais macia. Ambos os cortes oferecem churrascos deliciosos.
Dica 2) Escolha o tempero certo para a sua costela assada na churrasqueira
A costela, por si só, já é uma carne muito saborosa e suculenta, portanto não requer a utilização de muitos temperos, apenas sal grosso já deixa a carne no ponto ideal. O truque aqui é deixar a costela temperada descansando por cerca de 20 minutos antes de levar para a churrasqueira. Faz toda a diferença! Mas se você quiser incrementar o seu preparo, é possível fazer uma marinada com ingredientes como vinho, molho de soja, cebola e alecrim.
Dica 3) Para que fique desmanchando, a costela na churrasqueira requer um tempo de cozimento maior
Os amantes de um bom churrasco sabem que o segredo está no ponto da carne. A costela em ripas requer um tempo maior de cozimento para amaciar a sua carne. A costela inteira resfriada também necessita de um cozimento lento e contínuo. A costela é uma carne suína mais delicada e não suporta grandes mudanças de temperatura. Por isso, é preciso ter calma para conquistar uma costela suína saborosa e desmanchando na boca!
Dica 4) Papel-alumínio é um grande aliado na hora de assar a costela na churrasqueira
Se você quer saber como fazer costela na churrasqueira de uma maneira mais fácil, esta dica é certeira. Para reter o sabor e a suculência, aposte no uso do papel-alumínio. Isso mesmo, esse utensílio é um grande aliado na hora de assar a sua costela. É só envolver a peça no papel, pincelada com 2 colheres (sopa) de azeite e levar para assar em fogo médio por 1 hora cada lado. O vapor irá cozinhar a costela por inteiro, trazendo mais maciez para a carne. Depois, tire o papel laminado e termine de assar os dois lados da carne em fogo alto para dourar. Sirva a costela na churrasqueira com o molho de sua preferência e aproveite!
No vídeo abaixo, nós separamos o passo a passo completo:
Dica 5) Na churrasqueira é importante tomar alguns cuidados
Uma boa dica na hora de assar a costela é acender a churrasqueira com antecedência e deixar esquentar antes de colocar a carne. Isso ajuda a não deixar a carne endurecer. Se você estiver fazendo no espeto, lembre-se de virar sempre a sua carne, de 10 em 10 minutos, aproximadamente. Na churrasqueira com grelha, coloque a costela sempre com a parte do osso para baixo para que o calor passe bem devagar pela costela.
Aprendeu como fazer costela na churrasqueira? Então que tal aprender outras receitas com essa carne deliciosa? Confira: costelinha de porco ao molho barbecue com couscous e couve-flor, costela suína com canjiquinha e escondidinho de costela.