Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Costela na churrasqueira: 5 dicas para não errar na hora do preparo

Confira técnicas e dicas de diferente forma de preparar a sua costela

Por Minha Receita

2.3/5 - (15 votos)

Costela na churrasqueira é uma delícia que agrada a quase todo mundo! Aquela carne macia e suculenta, desmanchando e soltando do osso é imbatível! Mas nem todos se arriscam a fazer costela assada na churrasqueira. Isso porque é preciso estar atento em algumas técnicas e dicas para o preparo sair perfeito. Para te ensinar como fazer costela na churrasqueira e não errar, confira 6 dicas muito importantes! 

Dica 1) Escolha o corte da carne mais adequado para fazer costela na churrasqueira 

Primeiro é preciso dar atenção à escolha da carne. Peças com gordura muito amarelada podem ser sinal de uma carne mais endurecida. Além da qualidade da peça, atente-se para o tipo de corte: a Costela em Ripas Seara Gourmet é excelente para o preparo na churrasqueira, mas possui a carne menos molhadinha. Já a Costela Suína Inteira Resfriada Seara Gourmet (ou costela ponta de agulha) é uma peça um pouco mais grossa e mais macia. Ambos os cortes oferecem churrascos deliciosos. 

Dica 2) Escolha o tempero certo para a sua costela assada na churrasqueira

A costela, por si só, já é uma carne muito saborosa e suculenta, portanto não requer a utilização de muitos temperos, apenas sal grosso já deixa a carne no ponto ideal. O truque aqui é deixar a costela temperada descansando por cerca de 20 minutos antes de levar para a churrasqueira. Faz toda a diferença! Mas se você quiser incrementar o seu preparo, é possível fazer uma marinada com ingredientes como vinho, molho de soja, cebola e alecrim. 

Dica 3) Para que fique desmanchando, a costela na churrasqueira requer um tempo de cozimento maior 

Os amantes de um bom churrasco sabem que o segredo está no ponto da carne. A costela em ripas requer um tempo maior de cozimento para amaciar a sua carne. A costela inteira resfriada também necessita de um cozimento lento e contínuo. A costela é uma carne suína mais delicada e não suporta grandes mudanças de temperatura. Por isso, é preciso ter calma para conquistar uma costela suína saborosa e desmanchando na boca!

Dica 4) Papel-alumínio é um grande aliado na hora de assar a costela na churrasqueira

Se você quer saber como fazer costela na churrasqueira de uma maneira mais fácil, esta dica é certeira. Para reter o sabor e a suculência, aposte no uso do papel-alumínio. Isso mesmo, esse utensílio é um grande aliado na hora de assar a sua costela. É só envolver a peça no papel, pincelada com 2 colheres (sopa) de azeite e levar para assar em fogo médio por 1 hora cada lado. O vapor irá cozinhar a costela por inteiro, trazendo mais maciez para a carne. Depois, tire o papel laminado e termine de assar os dois lados da carne em fogo alto para dourar. Sirva a costela na churrasqueira com o molho de sua preferência e aproveite!

No vídeo abaixo, nós separamos o passo a passo completo:

Dica 5) Na churrasqueira é importante tomar alguns cuidados

Uma boa dica na hora de assar a costela é acender a churrasqueira com antecedência e deixar esquentar antes de colocar a carne. Isso ajuda a não deixar a carne endurecer. Se você estiver fazendo no espeto, lembre-se de virar sempre a sua carne, de 10 em 10 minutos, aproximadamente. Na churrasqueira com grelha, coloque a costela sempre com a parte do osso para baixo para que o calor passe bem devagar pela costela. 

Aprendeu como fazer costela na churrasqueira? Então que tal aprender outras receitas com essa carne deliciosa? Confira: costelinha de porco ao molho barbecue com couscous e couve-flor, costela suína com canjiquinha e escondidinho de costela

Os comentários estão desativados.

2.3/5 - (15 votos)

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Gourmet Para Almoço e Jantar

Matérias relacionadas

Carne Suína

Confira outras matérias

A imagem mostra duas tigelas de sopa de ervilha com costelinha, dispostas sobre uma mesa de madeira. A sopa tem uma cor alaranjada e é decorada com cebolinha picada. Na tigela de cor laranja, a sopa está posicionada sobre uma tábua de madeira escura, enquanto a outra tigela, que é cinza, está sobre um pano de prato laranja dobrado. Ao lado das tigelas, há duas colheres de metal, sobre um guardanapo laranja. No fundo, há um recipiente pequeno com mais cebolinha picada e uma garrafa de azeite.
18.Jun

Carne Suína

O que fazer para a sopa de ervilha não dar gases? Dicas para colocar em prática

sopa de mandioca servida em pote redondo de cor escura
18.Jun

Carne Suína

Nada de sopa sem graça: essa receita de sopa de mandioca com bacon vai te surpreender

Asas de frango grelhadas com purê cremoso
09.Jun

Aves

O que combina com creme de milho? Veja 4 receitas!

Caldo de mandioquinha com jerked beef desfiado em uma tigela marrom. Ao lado, uma colher dourada. Ao fundo, uma tigela azul com o jerked desfiado.
28.May

Aves

Caldos e sopas: 27 receitas para passar o inverno com o corpo aquecido

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.