Por Minha Receita
Fazer costela na panela de pressão é um modo de preparar a carne suína mais rápido e com praticidade, sem contar o sabor bem apurado que é garantido pelos temperos, ervas e legumes opcionais no cozimento. A costela suína na panela de pressão ainda pode ser servida com acompanhamentos deliciosos e molhos que combinam com carne suína. Quer aprender como fazer costela na panela de pressão? Confira as dicas abaixo e invista nessa proteína para receitas do dia a dia!
Melhores temperos para fazer costela na panela de pressão
Antes de colocar a costela na panela de pressão para cozinhar, é preciso temperar a carne para garantir o sabor suculento. Acertar o tempero da costela de porco é mais fácil do que se imagina e até mesmo quem não tem muita intimidade com a cozinha pode se aventurar seguindo algumas dicas.
O primeiro passo para deixar a costela de porco temperada é remover a membrana que cobre a peça. Para isso, basta utilizar uma faca pequena para desprender uma das extremidades da membrana. Com isso feito, use uma toalha de papel para puxar a membrana lentamente.
Na hora de temperar a costela suína, seque a peça de carne com papel toalha. Depois misture três dentes de alho amassado, pimenta-do-reino e sal espalhando por toda a superfície da costela suína. Para dar um toque a mais, você também pode preparar um mix de ervas e condimentos à sua escolha. Mostarda em pó, tomilho, páprica, cominho, coentro e sálvia são alguns dos temperos mais populares para carne suína. Depois de temperada, você deve deixar a costela de porco descansando por cerca de 1 hora antes de colocá-la para cozinhar.
Como fazer costela na panela de pressão: passo a passo simplificado
Agora que você já sabe como temperar costela de porco, deve estar se perguntando quanto tempo demora para a peça cozinhar na panela de pressão. Saber alguns segredos antes de colocar a costela suína para cozinhar é importante para obter um sabor irresistível no almoço de domingo, siga os passos a seguir:
Passo 1) Com a costela temperada, aqueça três de sopa de azeite de oliva na panela e doure todos os lados da peça de carne suína por igual. Em seguida, adicione ½ xícara de vinho branco e deixe a carne cozinhar por cerca de 5 minutos com a panela aberta. Nessa hora, você também pode utilizar outros líquidos que combinam com carne de porco, como o suco de maçã e a cerveja preta;
Passo 2) Cubra a costela com caldo de legumes ou água e tampe a panela. Assim que pegar a pressão, reduza o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 25 minutos;
Passo 3) Em seguida, deixe a pressão sair. Abre a panela de pressão, acerte o sal, salpique algumas ervas e sua costelinha de porco estará pronta para servir!
Seguindo esses passos, a costela na panela de pressão fica extremamente macia, saborosa e suculenta em cerca de 30 minutos. Uma dica extra e outra possibilidade de preparo na pressão é cozinhar a costela com cebola. Para isso, coloque duas cebolas grandes em rodelas no fundo da panela de pressão e adicione a costelinha temperada por cima. Nesse método, não é necessário adicionar nenhum líquido, basta fechar a panela e deixar a carne cozinhar por cerca de 20 minutos após pegar pressão. A cebola e a própria carne irão soltar bastante água durante o cozimento.
Costela suína na panela de pressão pronta: agora sirva com acompanhamentos saborosos e um molho a parte
Cozinhar a costela na panela de pressão com cebola e legumes de sua preferência é uma boa dica para agilizar o preparo do almoço ou jantar e garantir que os mesmos absorvam o sabor da carne. Para complementar o prato, o arroz com linguiça é uma sugestão prática e saborosa. Se for para uma ocasião especial, vale a pena desfiar a carne suína, acrescentar um molho especial e cozinhar um nhoque de batata para acompanhar. Costela com mandioca é outra combinação deliciosa que pode ser preparada na panela de pressão.
Experimente!