Por Minha Receita
O cheiro do espetinho de churrasco de rua é irresistível. Mesmo quando estamos sem fome, o aroma é capaz de conquistar o olfato e aguçar ainda mais a vontade. Quem nunca se rendeu ao cheirinho no ar e decidiu provar um delicioso espetinho de churrasco de rua? Mas, afinal, qual o segredo para ser tão cheiroso assim?
Os vendedores buscam cada vez mais táticas para fazer com que o espetinho de churrasco fique mais cheiroso e que o aroma se espalhe ao redor, atraindo clientes. A verdade é que a carne por si só já exala um cheiro delicioso no ar enquanto está assando. Embora o maior segredo seja focar na qualidade do produto, há algumas dicas que você pode testar para que o cheiro do seu espetinho de churrasco possa ser sentido de longe. Confira!

Veja também: 15 receitas de espetinhos para churrasco deliciosas
1) Diversifique os sabores de espetinhos na churrasqueira
Uma boa dica é assar outros tipos de carnes, além da carne bovina. Existem vários tipos de espetinhos de churrasco e, quanto mais tipos de carnes diferentes estiverem assando, maior será a variedade de aromas. Alguns tipos de carne costumam cheirar mais do que outros, como a carne de cordeiro, carne de porco, espetinho de frango com bacon e espetinho de calabresa.
Veja algumas receitas de espetinho de churrasco diferentes para fazer:

- Espetinho de carne com Legumes
- Espetos de Bacon e Queijo
- Espetinho de Carne Paleta
- Espetinho de Carne com Bacon e Abacaxi
- Espetinho de Carne com Banana da Terra
- Espetinho Misto
- Espetinho de Frango com Bacon e Manga
- Espetinho de Coração de Frango com Queijo Coalho e Tomate
- Espetinho de Frango Caipira
- Espetinho de Frango com Mini Cebolas e Pimentões
- Espetos de Salsicha com Legumes Grelhados
- Espetinho de Frango com Molho de Ervas e Batata ao Murro
- Espetinho de Coração com Vinagrete de Abobrinha
- Espetinho Vegano
- Espetinho de Camarão com Molho de Azeite e Salsa
2) Prefira churrasqueira a carvão
Esse é mais um detalhe importantíssimo que pode fazer com que o cheiro do seu churrasco seja elevado na hora de assar. Churrasqueiras elétricas ou de chapa costumam exalar pouco cheiro. Por isso, a solução é utilizar as tradicionais churrasqueiras a carvão, já que a fumaça e a carne no processo de assar aumentam ainda mais o aroma da carne.
Veja também: Como fazer um churrasco sem churrasqueira: dicas e técnicas
3) Espetinho de churrasco bem temperado aumenta o cheiro
Se a carne estiver bem temperadinha, claramente o cheiro será ainda maior enquanto ela estiver assando. O segredo para uma carne bem temperada é utilizar dentes de alho, cebola, sal e pimenta a gosto e água.
Outra opção de tempero que deixa o cheiro exalando ao redor é a mistura de alho, colorau, cominho, óleo, sal, orégano e um pouco de água. Com o tempero pronto, basta deixar a carne submersa nele por algumas horas, dentro de uma vasilha, para absorver o máximo possível.
Veja também: Churrasco em casa: 12 segredos que todo churrasqueiro precisa saber
4) Coloque um pouco de tempero na churrasqueira
Utilizada por muitos churrasqueiros, essa técnica é ótima para aumentar o cheiro do espetinho de churrasco e fazer com que ele se espalhe por todo o lugar. É muito simples: basta jogar um pouco do tempero utilizado na carne do espetinho na brasa da churrasqueira.
5) Acrescentar cebola aumenta o cheiro do churrasquinho
Além de aumentar o sabor da carne quando ela estiver pronta, colocar pequenos pedaços de cebola em espetinhos mistos pode proporcionar mais cheiro no espetinho de churrasco enquanto está assando.

Saiba também: Por que selar a carne de churrasco é importante?