Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Dry rub para churrasco: prepare o mix de temperos secos para carnes

Dicas essenciais para temperar esse delicioso corte suíno

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Você já experimentou um churrasco suíno com dry rub? Feito com um mix de ingredientes secos, o dry rub é uma técnica que ajuda a realçar o sabor das carnes suínas. Seu preparo pode ser feito com açúcar mascavo, páprica, alho, cebola e outros temperos para churrasco em pó. Essa mistura de condimentos secos deve ser aplicada sobre a carne, criando uma crosta uniforme e caramelizada, que vai distribuir o sabor por toda a peça. A seguir, veja como fazer dry rub para costela e outros cortes de carne de porco!

Como fazer um bom dry rub para churrasco? 

As receitas de dry rub costumam seguir sempre a mesma proporção de 50/50, em que 50% é açúcar marrom ou claro e os outros 50% são temperos secos (ervas, sal e pimenta). Isso significa que a cada 100g de açúcar, você deve adicionar 100g de sal, condimentos e pimentas. Todos os temperos secos, em flocos ou desidratados.

  • Açúcar: quanto mais escuro, melhor! Normalmente usa-se o mascavo, mas você também pode adicionar o açúcar refinado ou o açúcar de coco;
  • Condimentos: páprica (defumada, doce ou picante), sal refinado ou de parrilla, funghi seco, mostarda em pó, cominho, alho em pó ou granulado, cebola em pó, café solúvel, orégano e outras ervas desidratadas;
  • Pimentas: pimenta caiena, pimenta da jamaica, calabresa em flocos, pimenta chilli, pimenta-do-reino branca ou preta, pimenta síria e pimentas vermelhas em pó.

Conheça outros tipos de tempero dry rub

As variações do dry rub para churrasco incluem alternativas interessantes que combinam com costela assada no forno e cortes suínos premium, como o prime rib suíno e o  assado de tira.

Um bom exemplo é o wet rub, que é feito com condimentos secos + algum ingrediente úmido, como azeite, mostarda escura ou amarela e barbecue. Geralmente, o wet rub  é usado em carnes assadas, que cozinham no forno por bastante tempo, como a receita de Costelinha de Porco.

O black rub é outro tipo de tempero dry rub voltado especialmente para as carnes bovinas. Ele é feito com açúcar, sal, pimenta e carvão vegetal moído, criando um belo contraste com o ponto da carne vermelha.

Como usar dry rub para churrasco? 

O dry rub para churrasco deve ser aplicado antes de assar as carnes, principalmente com cortes suínos que tenham bastante gordura entremeada, como a Costela Suína Linhagem Europeia Seara Gourmet – assim você eleva o sabor da peça por completo!

Para saber qual é a quantidade ideal de dry rub que se aplica na carne, esfregue bem todo o tempero e não exagere; A ideia é cobrir a carne de maneira uniforme, sem criar uma crosta espessa, deixando apenas uma leve camada de tempero por cima.

Como assar carnes com dry rub?

Passo 1 – Passe o dry rub por toda a extensão da carne 1 hora antes de assar; 

Passo 2 – Massageie o tempero dry rub, formando uma crosta uniforme; 

Passo 3 – Asse, em brasa média, até o açúcar derreter e dourar. 

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Gourmet

Matérias relacionadas

Carne Suína

Confira outras matérias

Prato com joelho de porco assado e temperado, acompanhado de batatas douradas fatiadas. Ao fundo, cerveja escura com espuma e itens como alho, azeite e temperos.
16.Oct

Carne Suína

Joelho de porco na airfryer: receita de Eisbein mais prática e suculenta

Strogonoff de lombo suíno cortado em tiras com batatas bolinhas assadas ao lado servido em um prato branco.
16.Oct

Carne Suína

Quais os benefícios do lombo suíno? Descubra a riqueza dessa proteína na alimentação

Pizza com presunto alemão em cima de uma tábua de madeira. Ao lado, folhas de louro e bagas de zimbro. Ao fundo, tomates inteiros.
27.Sep

Carne Suína

Comida alemã: do fast food ao pratos clássicos, confira as mais irresistíveis

A imagem mostra filés de alcatra de boi assados e cortados em fatias grossas, servidos em uma travessa retangular branca. A carne está suculenta e dourada por fora, com um molho leve de carne na base. Ao lado, acompanhamentos de cenouras fatiadas, castanhas-de-caju e batatas, criando uma refeição completa e robusta. O prato está decorado com um ramo de alecrim fresco, e ao fundo, é possível ver utensílios de mesa elegantemente dispostos para uma refeição formal.
13.Sep

Bovinos

Cachaça para cozinhar? Veja 5 combinações com carnes que deixam a receita suculenta

Mais Matérias